ESCOLA
LIVRE DE TEATRO (ELT)
ABRE
INSCRIÇÕES PARA NOVOS APRENDIZES
A
ELT firmou-se, nestas duas últimas décadas, como um dos mais importantes
centros de formação e de pesquisa teatral do país, além de se configurar como
um dos projetos pedagógicos mais sérios na área de Artes Cênicas.
Em 2013, continuam as
atividades já iniciadas em 2012 e são abertas novas vagas para diversos de seus
Núcleos. Continuam a trajetória iniciada os processos ainda inconclusos e, para
estes, não se oferecem vagas para iniciantes. Outros, entretanto, abrem-se para
receber novos aprendizes.
As inscrições para os
cursos oferecidos no ano 2013 estarão abertas de 02 de janeiro a 08 de fevereiro de 2013, de 2ª a 6ª feira, das 14
às 18 e das 19 às 22 h. Com exceção feita aos Núcleos de Formação do Ator e
de Iniciação Teatral, todos os demais Núcleos também poderão ter suas
inscrições realizadas no primeiro dia da seleção de cada Núcleo. Neste caso, é
preciso que o candidato traga, neste dia, a documentação necessária.
São, assim como todas as
demais atividades da ELT, gratuitas.
O candidato deve trazer, para o ato da inscrição, uma foto 3x4 (ATUALIZADA) e
uma página xerox do RG (ou outro documento equivalente, em caso de
estrangeiros).
A seleção acontecerá nas seguintes datas:
NÚCLEO DE FORMAÇÃO DO
ATOR – de 15 a 27 de fevereiro de 2013,
todos os dias, das 18h30 às 22h30.
NÚCLEO DE INICIAÇÃO
TEATRAL – 28 de
fevereiro e 01 de março de 2013, das 18h30 às 22h30.
DEMAIS NÚCLEOS – de 04 a 08 de março de 2013 –
verificar no edital de cada núcleo as datas específicas de seleção.
O que é a Escola Livre?
A ELT é um centro de formação,
pesquisa e experimentação das linguagens teatrais, de acesso público e
gratuito. A Escola é um espaço mantido pela Secretaria de Cultura, Esporte e
Lazer da Prefeitura de Santo André e mantém atividades nas diversas áreas do
fazer teatral.
Mais do que configurar-se como uma
Escola, a ELT procura criar uma dinâmica de trabalho coletivo, em que a
trajetória de cada turma caracteriza-se por sua singularidade, valorizando as
especificidades de cada processo e a dimensão artística de suas práticas
pedagógicas.
A Escola requer disponibilidade para
a presença freqüente nas aulas, como parte fundamental da ética de trabalho com
a cena. Trata-se de uma carga horária intensa e que necessita de amplo
comprometimento por parte de seus aprendizes. Sugere-se que cada aprendiz
procure uma carga horária compatível com suas possibilidades concretas – já que
a Escola oferece núcleos de trabalho que variam de encontros uma vez por semana
até outros com encontros de segunda a sexta-feira.
Suas pesquisas propõem um caminho de
construção da liberdade artística, através de vivências teatrais que buscam
relações de aprendizado horizontais, focadas em trajetórias artísticas comprometidas
com o pensamento e a prática coletivos.
Em 2013, a ELT recebe novos
aprendizes nos seguintes núcleos de pesquisa e criação:
1. Núcleo de Formação de Atores:
Com
duração mínima de 4 (quatro) anos, é o curso fundamental e mais tradicional da
ELT. Já no primeiro ano, são cinco dias de aula por semana (18h30 às 22h30), de
segunda a sexta-feira. É necessário um compromisso com a presença e a
displicência em relação a este fator é motivo suficiente para o desligamento do
aprendiz da turma. Há outros núcleos com menor carga horária e, em caso de o
candidato encontrar problemas com estes horários, sugere-se que se inscreva em um Núcleo de menor carga
horária. A presença diária (sem espaço para faltas e com rigoroso cumprimento
dos horários combinados) é um ponto de apoio do fazer teatral e ganha bastante
importância na ELT, sendo este um dos principais instrumentos de avaliação,
para além das dimensões criativas, que dizem respeito ao atravessamento do
aprendiz pelo processo de criação. Não há pré-requisitos para a inscrição, a
não ser a idade mínima de 18 anos (candidatos menores de 18 anos devem
obrigatoriamente se inscrever para o Núcleo de Iniciação Teatral). Os
inscritos farão parte da seleção, que ocorrerá no período de 15 de fevereiro a 27
de fevereiro de 2013 (todos os dias, de segunda a sexta-feira; ler, abaixo, com
muita atenção, o calendário de atividades).
2. No dia 15 de fevereiro é obrigatório que o candidato traga caneta para a Participação Teórica (redação sobre temas propostos e sobre questões - O CANDIDATO DEVERÁ TER LIDO OS TEXTOS):
I.
“O Ator”, de Patrice Pavis
II.
“A Condição de Ator”, de
Tadeusz Kantor
III.
“Poderá o mundo de hoje ser reproduzido pelo
teatro”, de Bertolt Brecht
IV.
“O Teatro e a Cultura”, de
Antonin Artaud
O
candidato ouvirá uma breve palestra sobre as características da ELT e sobre o
Processo de Seleção que será iniciado neste mesmo dia.
3. Para o dia 18 de
fevereiro (segunda-feira), o candidato deverá preparar, com bastante
antecipação, uma cena com tempo entre 1 e 3 minutos, para a fase de pré-seleção.
Esta cena será apresentada em banca aberta e
será a responsável pela pré-seleção ou não do candidato à fase seguinte do Processo
Seletivo. Há uma lista de textos a partir dos quais o candidato deverá escolher
um para formular sua cena. Apenas devem ser apresentadas cenas de algum
destes textos. É preciso compreender que é um processo de seleção e que,
portanto, o candidato é responsável pela apresentação de algo que evidencie seu
trabalho como ator, como um testemunho de sua trajetória no teatro – evitando
clichês, excessos de materiais que mais escondam do que revelem seu trabalho,
dando mais importância ao cuidado com sua presença no palco do que com outras
preocupações exteriores.
4. Em 19 de fevereiro (terça-feira) será
publicada uma listagem com os nomes dos pré-selecionados – que
continuarão o Processo Seletivo até o seu
momento final. A lista de pré-selecionados para a segunda fase da
seleção será publicada no dia seguinte ao término da primeira fase (em que o
candidato mostra uma cena que traz pronta, em 18 de fevereiro). Esclarecimento:
na primeira fase, todos os candidatos apresentarão suas cenas e farão exame
teórico e somente os pré-selecionados para a segunda fase seguem até o fim da
seleção, construindo a segunda cena. A partir deste dia (19 de fevereiro, início da
fase 2), os pré-selecionados farão aulas práticas e teóricas e, por
fim, haverá uma entrevista no dia 27 de fevereiro. Trata-se de um pequeno workshop de
quase 2 semanas de duração, ministrado pelos mestres da ELT, no sentido de
apresentar aos candidatos um pouco do trabalho que aqui será desenvolvido. Nas
aulas práticas, os candidatos pré-selecionados serão estimulados a preparar uma
cena curta, a partir de material poético previamente determinado pelos mestres,
e que será apresentada ao final da dinâmica de seleção. A idéia é fazer com que
todos os pré-selecionados vivenciem uma espécie de oficina teatral importante
para sua formação - independente do fato se haverá ou não a aprovação final.
5. Na segunda
fase, aulas de corpo, voz, teoria e interpretação serão ministradas. E uma cena
será construída durante este período, sob orientação dos mestres. Para ser aprovado, o candidato deverá (além de ser selecionado pela banca examinadora)
comparecer em todos os dias
da seleção, pontualmente. Uma única ausência implicará eliminação imediata.
Atrasos também serão responsáveis por sua eliminação.
6. É importante que o candidato
prepare, com bastante antecedência, uma cena de 01 a 03 minutos (cenas que ultrapassarem
este tempo poderão ser interrompidas!), que será apresentada no dia 18 de
fevereiro (ainda na primeira fase). O candidato poderá criar sua própria cena a
partir da lista de textos indicados, por isso é recomendável que leia e
pesquise vários textos teatrais
indicados e escolha uma cena em que a dramaturgia forneça elementos que
potencializem sua performance criativa. Não serão aceitos textos originais e/ou
de autoria própria. Há uma vasta obra a ser pesquisada, entre todos os
dramaturgos brasileiros e estrangeiros existentes. A escolha do texto e a
transposição deste material poético para o palco serão observadas pela banca e
devem ser realizadas com o máximo de cuidado
pelo candidato.
7. Observação
importante: textos clássicos, cuja execução exija um processo longo de criação,
podem revelar-se inadequados, caso o candidato não tenha se apropriado
profundamente de sua dimensão artística. Recomenda-se que sejam procuradas obras que toquem a sensibilidade criativa
do candidato e que possam gerar cenas bem construídas, dotadas de simplicidade,
precisão e limpeza. Os candidatos poderão trazer atores para realizarem
a réplica de suas cenas, apenas na primeira fase. E, também, dois (ou
mais) candidatos poderão realizar uma mesma cena, que será repetida para a
observação de cada um deles. Caso o ator que irá realizar a réplica não seja um
candidato, sua presença na sala de seleção somente será permitida durante a
apresentação das cenas para a banca.
8. Durante a
vivência do Processo Seletivo, é importante que o candidato reflita
concretamente sobre a viabilidade de vivenciar ou não um processo longo e
intenso como este. Há outros espaços (práticos e teóricos) na ELT, com carga
horária menor e de igual contundência pedagógica. É preciso que cada candidato
conheça seus limites, para que não venha a pleitear um espaço que, de fato, não
tem condições para ocupar. Núcleos com um, dois ou três dias por semana, em
diversos horários, oferecem vagas para pesquisa teatral – no campo da
interpretação, da direção, do treinamento técnico e da teoria.
9. Um
candidato poderá se inscrever para mais de um Núcleo, desde que saiba quais são
suas prioridades e conheças seus limites (além dos horários de atividade dos
Núcleos). Nas entrevistas que serão feitas, recomenda-se que o candidato
utilize a máxima sinceridade em relação às suas dificuldades e limitações em
todos os níveis.
10. As aulas
terão início logo após a seleção, no dia 04
de março. Contudo, no dia 01 de
março de 2013, é necessária a presença de todos os aprovados neste Processo Seletivo, para a sua respectiva matrícula.
Os candidatos que não conseguirem aprovação para a Formação de Atores (em
qualquer fase) poderão transferir as suas inscrições automaticamente para o Núcleo
de Iniciação Teatral, se assim desejarem. Isso deverá ser apontado logo após a
Participação Teórica, no dia 15 de fevereiro.
Observações
importantes: - Para não ser eliminado, o candidato deverá: 1. comparecer em
todos os dias da seleção. Uma única falta implicará eliminação imediata
(atrasos também são eliminatórios); 2. No segundo dia, (apenas neste dia) será
permitida a participação de acompanhantes que venham fazer a réplica das cenas
(aquela pessoa que vai contracenar com o candidato); 3.- Dois (ou mais)
candidatos poderão participar de uma mesma cena. Esta cena será repetida para
que se possa observar cada um deles; 4. Outras dúvidas e questões podem ser
esclarecidas no primeiro dia da seleção, quando os coordenadores
terão um bate-papo com a Coordenação Pedagógica da Escola e com todos os
candidatos.
2. Núcleo de Iniciação Teatral (NIT):
Este curso tem por objetivo trabalhar com jovens (maiores
de 16 anos) e adultos interessados em iniciar sua pesquisa em
TEATRO. Aulas práticas de Interpretação, Composição de Cenas e
Música Para a Cena configuram a carga horária do núcleo, de 3
noites por semana, das 18h30 às 22h30.
Seleção: Dias 28 de fevereiro e 01 de
março, das 18h30 às 22h30.
Vagas: 25 (VINTE E CINCO)
Dias e Horários das Aulas: quartas, quintas e
sextas-feiras, das 18h30 às 22h30.
Início das Aulas: 07 de março (quarta-feira) / (Semanão
inicia em 04 de março)
Término das aulas: 06 de dezembro (sexta-feira)
Período de Recesso: Julho de 2013
Orientação: Juliana Monteiro e Tata Fernandes
É possível inscrever-se para este Núcleo
e para o Núcleo de Formação do Ator simultaneamente, uma vez que seus processos
seletivos NÃO SERÃO COINCIDENTES. Aprendizes que já fizeram o Núcleo de
Iniciação Teatral PODERÃO REINSCREVER-SE neste mesmo núcleo, uma vez que as
atividades serão conduzidas por outros mestres.
Para os candidatos menores de idade
(mais novos do que 18 anos e maiores de 16 anos) é possível apenas a
inscrição no Núcleo de Iniciação Teatral, e somente com documento assinado
pelos pais ou por responsável legal.
3. Núcleo de Dramaturgia
O Núcleo desenvolverá, em 2013, um estudo voltado à criação de
textos, sob orientação de Claudia Schapira.
Seu trabalho junto ao Núcleo
Bartolomeu de Depoimentos foca princípios como a autoralidade e a radical
experimentação da linguagem cênica.
O curso terá duração de pelo
menos um ano e visa o desenvolvimento de uma trajetória de aprendizados voltada
para a formação do jovem dramaturgo – ou daquele que esteja em processo de
formação ou de aproximação desta
linguagem.
Coordenação: Claudia Schapira
Quando: Segundas-feiras, das 14h às 18h.
Seleção: texto teatral de autoria própria (de até três páginas) entregue
NO ATO DA INSCRIÇÃO e entrevista no dia da seleção.
Data de seleção: 04/03/2012 - (segunda-feira)
das 14h as 18h.
Vagas: 25
Início das aulas: 11 de março (segunda-feira)
/ Duração: pelo menos 1 ano.
4. Núcleo de Direção Teatral – NDELTA13
(Núcleo de Direção Teatral da Escola Livre de Teatro de Santo André – 2013)
Orientação: Luiz Fernando Marques (Lubi)
O Núcleo de
Direção da Escola Livre de Teatro de Santo André está com as inscrições abertas
para coletivos que tenham o desejo de ter uma orientação artística em um
processo criativo.
Este projeto
pode ser apenas uma ideia ou já estar em andamento. Os
coletivos devem ter a figura do diretor ou assumir coletivamente este papel. O
núcleo estará focado em dar uma orientação em todas as etapas do processo:
propostas, ensaios, aberturas de processos e temporada.
Os coletivos
poderão ensaiar mediante a disponibilidade e combinados nas dependências da ELT
no período matutino (em dias específicos) e também cumprirão uma pequena temporada
na ELT, no final do segundo semestre .
Os encontros serão as terças e quintas-feiras,
das 14h às 18h na Escola Livre de Teatro.
Os
interessados podem ir até a ELT fazer a inscrição e levar o projeto até o dia
08 de fevereiro de 2013, ou fazer
a inscrição e trazer o projeto no primeiro dia da seleção, que será no dia 05
de março terça-feira às 14h.
A seleção terá
três etapas, nos dias 05, 07 e 12 de março de 2013, às 14h, na ELT.
Nestes dias,
será importante que a maioria dos envolvidos no projetos estejam presentes.
Para a seleção,
é necessário trazer, no dia 05 de março ou, antes, no ato da inscrição, uma via
do projeto no qual deve constar: a ficha técnica, uma proposta de criação, o
texto (caso exista), o currículo de todos os participantes e uma carta de no
máximo 15 linhas dizendo qual o interesse em que este projeto seja orientado e
por que veio buscar esta orientação na Escola Livre de Teatro de Santo André.
5. Núcleo de Interpretação – Experimentos Cênicos
“O meu relógio anda
sempre para frente. A História também“.
Oswald de Andrade
O
programa focará o trabalho do ator e terá, como ponto de partida, a análise de
um texto - O Rei da Vela, de
Oswald de Andrade - e as perspectivas da atuação a partir da palavra. A
prática abarcará elementos técnicos da arte de ator, estudos teóricos,
elaboração de experimentos cênicos e reflexão das experiências realizadas.
Dentre outras, a pesquisa buscará verificar as possíveis relações entre
o período modernista e a atualidade.
Coordenação
e Orientação: Cris Lozano e Juliana
Monteiro
Inscrições: De 02 de
janeiro a 08 de fevereiro de 2013
Para
inscrever-se, é necessário apresentar ficha de inscrição preenchida (foto 3x4 e
cópia do RG), Currículo atualizado e Carta de intenção.
Data
de Seleção: 06/03/2012 (quarta-feira),
das 14h às 18h.
O
candidato deverá preparar uma cena de até 3 minutos, com réplica, que poderá ou
não ser outro candidato ao núcleo. A cena deverá ser retirada de um dos
seguintes textos:
O Arquiteto e o Imperador da Assíria de Fernando Arrabal;
Ubu-Rei,
de Alfred Jarry ou
A Ópera dos Três Vinténs, de Bertolt Brecht.
Público: Destina-se a jovens interessados
na linguagem teatral, acima de 18 anos, oriundos de escolas de teatro ou de
coletivos não-profissionais.
Vagas: 25
Início
das Aulas: 13/03/2013 (quarta-feira)
Término
das aulas: 06/12/2013 (sexta-feira)
Dias
e Horários das Aulas: quartas e
sextas das 14h às 18h.
Período
de Recesso: Julho de 2013
Pré-Requisito: o número de faltas não deve ultrapassar 5 aulas. O
desligamento ocorrerá automaticamente.
6. Núcleo de Máscaras
No ano de 2013, vamos continuar a pesquisa sobre a máscara da Commedia dell' arte. A proposta é aprofundar o trabalho de investigação sobre as posturas e continuar a abordagem sobre as figuras, mas agora a partir da relação de um com o outro. O jogo. Para tanto, teremos dois caminhos: a improvisação e a busca pela relação com a dramaturgia. A pesquisa sobre improvisação consiste em aprender a jogar com outro ator a partir de regras precisas. Essas regras vêm da estrutura da Commedia dell' arte, dos lazzi e dos canovacci. A investigação na dramaturgia seguira paralela a isso e servira para alimentar essa primeira parte da pesquisa.
A partir da leitura e da experimentação de diversos materiais, textos
dramatúrgicos, canovacci de vários autores e épocas, vamos aprofundar a
compreensão do jogo na linguagem da Commedia
dell' arte para enriquecer, criar
mais materiais e ampliar a possibilidade de jogo ao ator criador.
Os antigos aprendizes permanecem no Núcleo, mas devem realizar nova
inscrição.
Orientação: Cuca Bolaffi
Seleção: 06 de março (primeiro dia de aula)
Quando: O núcleo acontecerá às quartas-feiras,
das 14h às 18h
7. Núcleo de Sonoridades
Partimos do principio das Camadas constitutivas da voz: são
consideradas camadas por serem zonas imbricadas à voz, como, por exemplo, nas
composições com o corpo físico – posturas, movimentos, dança, ações; com a
música – melodia, acento e ritmo; com o texto – da passagem da leitura para
oralidade; com a psique, na expressão vocal de estados psíquicos; com suas
ações - o campo das intenções, situações e circunstâncias relacionais, etc. São
todas estas instâncias e ainda outras, mais diretamente ligadas aos recursos vocais:
volume, articulação, ressonância, entonação...
Por meio deste estudo, adentramos na investigação de como tais camadas vocais geram tecituras sonoras e instauram linguagens cênicas, em suas relações com: a textualidade; com vocalizações - com e sem o uso de palavras; com a ocupação do silêncio; com a música - tocada ao vivo, ou como trilha; com a paisagem sonora - gerada, também, por sons e ruídos que brotam das partituras fisicas dos atores, de suas ações e do uso de objetos cênicos; com camas sonoras - atmosferas criadas para cenas, situações; falas corais - fundadoras de novas composições textuais e/ou sonoras; entre outras. Justamente, trabalhar estas tecituras e orquestrá-las é um dos desafios na pesquisa de sonoridades. Não menos importante é o exercicio da escuta, que potencializa estas percepções e capitaneia o percurso de elaboração de sonoridades.
O trabalho coral será mais um objetivo do Núcleo, sendo que as dinâmicas rítmicas vocais e os jogos textuais terão como cama sonora o acompanhamento de instrumentos percussivos, num treinamento vivo e dialogado entre os desenhos emissivos e os pulsos, andamentos e ritmos.
Por meio deste estudo, adentramos na investigação de como tais camadas vocais geram tecituras sonoras e instauram linguagens cênicas, em suas relações com: a textualidade; com vocalizações - com e sem o uso de palavras; com a ocupação do silêncio; com a música - tocada ao vivo, ou como trilha; com a paisagem sonora - gerada, também, por sons e ruídos que brotam das partituras fisicas dos atores, de suas ações e do uso de objetos cênicos; com camas sonoras - atmosferas criadas para cenas, situações; falas corais - fundadoras de novas composições textuais e/ou sonoras; entre outras. Justamente, trabalhar estas tecituras e orquestrá-las é um dos desafios na pesquisa de sonoridades. Não menos importante é o exercicio da escuta, que potencializa estas percepções e capitaneia o percurso de elaboração de sonoridades.
O trabalho coral será mais um objetivo do Núcleo, sendo que as dinâmicas rítmicas vocais e os jogos textuais terão como cama sonora o acompanhamento de instrumentos percussivos, num treinamento vivo e dialogado entre os desenhos emissivos e os pulsos, andamentos e ritmos.
Orientação: Lucia Gayotto
Freqüência: semanal, às terças-feiras,
das14h às 18hs
Destinado a: aprendizes da
formação, ex-aprendizes da Escola e candidatos para o Núcleo de Formação de
2012. Critério de Seleção: carta
de intenção individual e entrevista coletiva.
Dia da seleção: 05 de março de 2013 Vagas: 20
8. Núcleo de Estudos da Performance
O Núcleo de Estudos da Performance
acontecerá na ELT durante o primeiro semestre de 2013, com encontros semanais
que visam instaurar um campo concreto de investigação artística acerca dos
princípios conceituais e dos textos fundamentais da História da Performance,
nas últimas décadas.
Após um primeiro momento em que
leituras, experimentações e debates aterrarão a discussão formal, programas
performativos serão conduzidos pelos aprendizes, em um projeto comum orientado
pela diretora, performer e professora de teatro Beth Lopes (CAC/ECA/USP).
Este núcleo se desenvolverá na Escola
com a finalidade de instaurar um debate objetivo, maduro e fundamentado sobre
os princípios da arte da performance e suas relações limítrofes com o teatro,
com a dança, com as artes plásticas etc.
As aulas serão práticas e teóricas,
apenas durante o primeiro semestre de 2013, de março a junho.
Quando:
segundas-feiras, das 14h às 18h.
Seleção:
04 de março de 2013, às 14h
Orientação:
Beth Lopes
Duração:
de março a junho de 2013 (4 meses)
Para
a seleção, é preciso escrever uma carta de interesse justificando as razões
pelas quais deseja fazer parte do Núcleo. É preciso compromisso com as
atividades, pois serão abertas poucas vagas.
9. Núcleo de História do Teatro
Este Núcleo, de
natureza teórica, percorrerá as dimensões conceituais do contexto teatral, no
Ocidente, a partir do estudos de documentos (dramaturgias) e textos críticos
produzidos sobre o assunto.
Há uma
considerável carga de leitura e a necessidade de que haja disponibilidade, por
parte do aprendiz, em percorrer as discussões teóricas e as aulas expositivas
(durante 4 horas seguidas, em cada encontro) com presença constante e
participação efetiva através de leituras e tarefas objetivas.
Os estudos, a partir da formação do
Teatro Moderno, no Renascimento, estarão focados em uma trajetória cronológica,
com leituras semanais previamente determinadas.
Seleção: Prevista para o dia 04 de março, das 14h às 18h.
Orientação: Antônio
Rogério Toscano
Horário de funcionamento: Segundas-feiras, das 14h às 18h.
____________________________________________________________________
Corpo
docente
A ELT conta hoje com um corpo docente formado por professores-artistas atuantes no teatro
brasileiro contemporâneo, como Alexandre Tenório, Antônio Rogério Toscano, Beth
Lopes, Claudia Schapira, Cuca Bolaffi, Cris Lozano, Juliana Monteiro, Lúcia
Gayotto, Luciana Lyra, Luiz Fernando Marques, Pedro Mantovanni, Tata Fernandes
e Thiago Antunes.
Coordenadores Pedagógicos da Escola Livre de Teatro / 2013: Pedro
Mantovani e Thiago Antunes.
Serviço: Inscrições
para novos aprendizes – de 02 de janeiro
a 08 de fevereiro de 2013
Local: Teatro
Conchita de Moraes e Escola Livre de Teatro – Pça. Rui Barbosa, 12 Bairro Santa
Terezinha - Santo André
Horário de
atendimento: das 14h às 22h30
Documentos
necessários para a inscrição: cópia do RG, uma foto 3x4
ATUALIZADA, autorização do pai ou responsável (menores de 18 anos).
Pede-se a doação de um livro
de teatro (dramaturgia ou teoria) para a biblioteca da Escola.
Mais
informações, pelo telefone 4996 2164 ou 4997-5254.
A ELT NÃO DIVULGA RESULTADOS PELO
TELEFONE. O CANDIDATO DEVERÁ COMPARECER NA ESCOLA PARA CONFERIR A LISTA DE
APROVADOS.
VERIFIQUE OS HORÁRIOS PLANEJADOS Válidos para 2013.
Formação 17 – 18h30 às 22h30 – SALA DO
CANTO
segunda-feira interpretação Antônio
Rogério Toscano
terça-feira canto/voz Tatá Fernandes
quarta-feira corpo Cuca Bolaffi
quinta-feira interpretação/teoria Antônio Rogério Toscano
sexta-feira corpo Cuca
Bolaffi
segunda-feira interpretação Cris
Lozano
terça-feira voz Lucia Gayotto
quarta-feira interpretação Cris Lozano
quinta-feira teoria Pedro Mantovani
sexta-feira teoria Pedro Mantovani
Formação 15 – 18h30 às 22h30 - PALCO
segunda-feira corpo Luciana Lyra
terça-feira interpretação Alex
Tenório
quarta-feira interpretação Alex
Tenório
quinta-feira música Fabrício
Zavanella
sexta-feira corpo Luciana Lyra
Formação 14 – 18h30 às 22h30 – SALA ABERTA E ESPAÇOS ALTERNATIVOS
segunda-feira corpo Thiago
Antunes
terça-feira interpretação Luiz
Fernando Marques (Lubi)
quarta-feira interpretação/música Luiz
Fernando Marques e Fabrício Zavanella
quinta-feira corpo Thiago Antunes
sexta-feira manutenção do espetáculo; no segundo semestre, música com
Fabrício Zavanella
Núcleo
de Direção Teatral – 14h às 18h (Galpão, com ensaios de manhã às terças e
quintas)
terça-feira direção Luiz Fernando Marques (Lubi)
quinta-feira direção Luiz
Fernando Marques
Núcleo
de Interpretação e Experimentos Cênicos – 14 às 18h (Palco)
quarta-feira interpretação Cris Lozano
sexta-feira interpretação Juliana
Monteiro
Núcleo
de História do Teatro – 14h às 18h (Galpão)
segunda-feira teoria Antônio Rogério Toscano
Núcleo
de Iniciação Teatral – 18h30 às 22h30 (Sala de Vidro)
quarta-feira interpretação Juliana Monteiro
quinta-feira música Tata
Fernandes
sexta-feira interpretação Juliana Monteiro
Núcleo
de Sonoridades - 14h às 18h (Palco)
Terça-feira voz e música Lúcia Gayotto
Núcleo
de Dramaturgia - 14h às 18h (Sala Aberta)
segunda-feira teoria e prática Cláudia Schapira
Núcleo de Máscaras – 14h às
18h (Galpão)
quarta-feira interpretação Cuca Bolaffi
Núcleo de Performance – 14h
às 18h (Sala de Vidro)
Segunda-feira teoria e prática Beth Lopes
Textos indicados para a
criação das cenas a serem apresentadas no 1º dia de seleção do NÚCLEO DE
FORMAÇÃO DE ATORES
A bilha quebrada – Heinrich Von Kleist
A cantora careca – Eugène Ionesco
A casa – Rudifran Pompeu
A casa de Bernarda Alba – Federico Garcia Lorca
A casa fechada – Roberto Gomes
A degola – Paula Chagas
A falecida – Nelson Rodrigues
A gaivota – Anton Tchekhov
A história do zoológico – Edward Albee
A mandrágora – Nicolai Maquiavel
À margem da vida – Tennessee Williams
A megera domada – William Shakespeare
A missão – Heiner Müller
A moratória – Jorge Andrade
A morta – de Oswald de Andrade
A morte de Danton – Georg Büchner
A morte do caixeiro viajante – Arthur Miller
A oração – Fernando Arrabal
A profissão da senhora Warren – Bernard Shaw
A procura de emprego – Michel Vinaver
A prova de fogo – Consuelo de Castro
Aqui – de Martina Sohn Fischer
A vida de Eduardo II da Inglaterra – Bertolt Brecht
A vida de Galileu – Bertolt Brecht
A vida é sonho – Calderón de
A visita da velha senhora – Frederich Dürrenmatt
Agora e na hora da nossa hora – Eduardo Okamoto
Agreste – Newton Moreno
ainda sem título – Ana Roxo
Aldeotas – Gero Camilo
Aquele que diz sim, aquele que diz não – Bertolt Brecht
Arena conta Tiradentes – Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal
Arlequim, servidor de dois patrões – Carlo Goldoni
As aves – Aristófanes
As bruxas de Salém – Arthur Miller
As Centenárias – Newton Moreno
As criadas – Jean Genet
As moscas – Jean-Paul Sartre
As três irmãs – Anton Tchekhov
As troianas – Eurípedes
As Visões de Simone Machard – Bertolt Brecht
Assim é se lhe parece – Luigi Pirandello
Auto da barca do inferno – Gil Vicente
Ânsia – Sarah Kane
Bartolomeu – Que será que nele deu? – Claudia Schapira
Bella ciao – Luis Alberto de Abreu
Biedermann e os incendiários – Max Frisch
Bodas de sangue – Federico Garcia Lorca
Burger King – Richard Maxwell
Cabeça de Papelão – Ana Roxo
Caiu o ministério – França Júnior
Cantos que contam sobre Vôos Pássaros – Claudia Schapira
Casa de bonecas – Henrik Ibsen
Chapetuba Futebol Clube – Oduvaldo Viana Filho
Criança enterrada – Sam Shepard
Cyrano de Bergerac – Edmond Rostand
Descrição de imagem – Heiner Müller
DEUS – Woody Allen
Dissidente – Michel Vinaver
Dorotéia – Nelson Rodrigues
Dr. Fausto – Cristopher Marlowe
Édipo rei – Sófocles
Eles não usam black-tie – Gianfrancesco Guarnieri
Equus – Peter Shaffer
Esperando Godot – Samuel Beckett
Esplêndidos – Jen Genet
Esta propriedade está condenada – Tennessee Williams
Fatia de guerra – Andrew Knoll
Fausto – Johann Wolfgang von Goethe
Fausto Zero – Johann Wolfgang von Goethe
Fim de partida – Samuel Beckett
Fuenteovejuna – Lope de Vega
Gás – Georg Kaiser
Gota d´água – Chico Buarque e Paulo Pontes
Guernica – Fernando Arrabal
Hécuba – Eurípides
Hoje é dia de rock – José Vicente
Homem sem rumo – Arne Lygre
Homens de papel – Plínio Marcos
Homens, santos e desertores – Mario Bortolotto
Juno e o pavão – Sean O´Casey
Leo não pode mudar o mundo – Antônio Rogério Toscano
Leonce e Lena – Georg Büchner
Liberdade, liberdade – Millôr Fernandes
Longa jornada noite adentro – Eugene O´Neill
Macário – Álvares de Azevedo
Macbeth – William Shakespeare
Mais quero asno que me carregue que cavalo que me derrube – Carlos Alberto Soffredini
Mais um – Cássio Pires
Mary Stuart – Frederich Schiller
Mateus e Mateusa – Qorpo-Santo
Mistério-bufo – Vladimir Maiakovski
Murro em ponta de faca – Augusto Boal
Na solidão dos campos de algodão – Bernard-Marie Koltés
Natã, o sábio – Gotthold Lessing
Navalha na carne – Plínio Marcos
Nekrópolis – Roberto Alvim
Nossa cidade – Thorton Wilder
Novas diretrizes em tempos de paz – Bosco Brasil
O anel de Magalão – Luis Alberto de Abreu
O arquiteto e o imperador da Assíria – Fernando Arrabal
O assalto – José Vicente
O balcão – Jean Genet
O belo indiferente – Jean Cocteau
O burguês fidalgo – Moliére
O despertar da primavera – Frank Wedekind
O diabo preso pelo rabo – Pablo Picasso
O homem imortal – Luis Alberto de Abreu
O inspetor geral – Nicolai Gogol
O juiz de paz na roça – Martins Pena
O mata-burro – Fábio Torres
O noviço – Martins Pena
O pato selvagem – Henrik Ibsen
O pássaro azul – Maurice Maëterlinck
O preceptor – R. Lenz
O
quarto – Harold Pinter
O
rei da vela – Oswald de Andrade
O santo e a porca – Ariano
SuassunaO último carro – João das Neves
Os bandoleiros – Frederich Schiller
Os maquinoclastas – Ernst Toller
Os Menecmos – Plauto
Os tecelões – Gerhart Hauptmann
Pequenos burgueses – Maximo Gorki
Pinókio – Roberto Alvim
Preso entre ferragens – Fernando Bonassi
Psichose 4.48 – Sarah Kane
Pterodáctilos – Nicky Silver
Ralé – Maximo Gorki
Rasga coração – Oduvaldo Viana Filho
Rasto atrás – Jorge Andrade
Roberto Zucco – Bernard-Marie Koltés
Romeu e Julieta – William Shakespeare
Savana Glacial – Jô Bilac
Salomé – Oscar Wilde
Santa Joana dos matadouros – Bertolt Brecht
Seis personagens à procura de um autor – Luigi Pirandello
Senhorita Júlia – August Strindberg
Sonho de uma noite de verão – William Shakespeare
Só eles o sabem – Jean Tardieu
Stultífera Navis – Luís Alberto de Abreu
Tartufo – Moliére
Vereda da salvação – Jorge Andrade
Victor -As crianças no poder – Roger Vitrac
Volpone ou a raposa – Bem Jonson
Volta ao lar – Harold Pinter
Woyzeck – Georg Büchner
Yerma – Federico Garcia Lorca
Zé – Fernando Marques
2 comentários:
Até a página 7 o texto de Bertolt requisitado.
http://joaocamillopenna.files.wordpress.com/2012/10/brecht-bertolt-estudos-sobre-teatro.pdf
Lágrimas de Areia
Lá estava ela, triste e taciturna.
Testemunha de efêmeros conflitos,
Com um olhar perdido no tempo,
Não exigia nada em troca
A não ser um pouco de atenção.
Sentia-se solitária, oca,
Os homens admiravam-na pelos seus dotes.
As crianças, em sua eterna plenitude,
Admiravam-na muito mais além...
... Mais humana!
De sua profunda melancolia
Lágrimas surgiram.
Elas não umedeceram o seu rosto,
Mas secaram o seu coração,
O poço da alma,
Aumentando cada vez mais
A sua sede.
Lá ela permaneceu; estática, paralisada!
Esperando que o vento do norte a levasse
Para bem longe dali!
O dia começou a desfalecer.
Seu coração, outrora seco e vazio,
Agora pulsava em desenfreada arritmia.
Desespero!
A maré estava subindo...
Em breve voltaria a ser o que era:
Um simples grão de areia.
Quiçá um dia levado pelo vento,
Quiçá um dia... Em um porto seguro.
Do livro (O Anjo e a Tempestade) de Agamenon Troyan
SKYPE: tarokid18
TWITTER: @episodiocultura
Postar um comentário