segunda-feira, dezembro 10, 2012

EDITAL DE SELEÇÃO DE NOVOS APRENDIZES - ELT 2013


ESCOLA LIVRE DE TEATRO (ELT)
ABRE INSCRIÇÕES PARA NOVOS APRENDIZES

         A ELT firmou-se, nestas duas últimas décadas, como um dos mais importantes centros de formação e de pesquisa teatral do país, além de se configurar como um dos projetos pedagógicos mais sérios na área de Artes Cênicas.
Em 2013, continuam as atividades já iniciadas em 2012 e são abertas novas vagas para diversos de seus Núcleos. Continuam a trajetória iniciada os processos ainda inconclusos e, para estes, não se oferecem vagas para iniciantes. Outros, entretanto, abrem-se para receber novos aprendizes.
As inscrições para os cursos oferecidos no ano 2013 estarão abertas de 02 de janeiro a 08 de fevereiro de 2013, de 2ª a 6ª feira, das 14 às 18 e das 19 às 22 h. Com exceção feita aos Núcleos de Formação do Ator e de Iniciação Teatral, todos os demais Núcleos também poderão ter suas inscrições realizadas no primeiro dia da seleção de cada Núcleo. Neste caso, é preciso que o candidato traga, neste dia, a documentação necessária.
São, assim como todas as demais atividades da ELT, gratuitas. O candidato deve trazer, para o ato da inscrição, uma foto 3x4 (ATUALIZADA) e uma página xerox do RG (ou outro documento equivalente, em caso de estrangeiros).

A seleção acontecerá nas seguintes datas:

NÚCLEO DE FORMAÇÃO DO ATOR – de 15 a 27 de fevereiro de 2013, todos os dias, das 18h30 às 22h30.
NÚCLEO DE INICIAÇÃO TEATRAL – 28 de fevereiro e 01 de março de 2013, das 18h30 às 22h30.
DEMAIS NÚCLEOS – de 04 a 08 de março de 2013 – verificar no edital de cada núcleo as datas específicas de seleção.


O que é a Escola Livre?


A ELT é um centro de formação, pesquisa e experimentação das linguagens teatrais, de acesso público e gratuito. A Escola é um espaço mantido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Santo André e mantém atividades nas diversas áreas do fazer teatral.

Mais do que configurar-se como uma Escola, a ELT procura criar uma dinâmica de trabalho coletivo, em que a trajetória de cada turma caracteriza-se por sua singularidade, valorizando as especificidades de cada processo e a dimensão artística de suas práticas pedagógicas.

A Escola requer disponibilidade para a presença freqüente nas aulas, como parte fundamental da ética de trabalho com a cena. Trata-se de uma carga horária intensa e que necessita de amplo comprometimento por parte de seus aprendizes. Sugere-se que cada aprendiz procure uma carga horária compatível com suas possibilidades concretas – já que a Escola oferece núcleos de trabalho que variam de encontros uma vez por semana até outros com encontros de segunda a sexta-feira.

Suas pesquisas propõem um caminho de construção da liberdade artística, através de vivências teatrais que buscam relações de aprendizado horizontais, focadas em trajetórias artísticas comprometidas com o pensamento e a prática coletivos.

Em 2013, a ELT recebe novos aprendizes nos seguintes núcleos de pesquisa e criação:

1. Núcleo de Formação de Atores:

Com duração mínima de 4 (quatro) anos, é o curso fundamental e mais tradicional da ELT. Já no primeiro ano, são cinco dias de aula por semana (18h30 às 22h30), de segunda a sexta-feira. É necessário um compromisso com a presença e a displicência em relação a este fator é motivo suficiente para o desligamento do aprendiz da turma. Há outros núcleos com menor carga horária e, em caso de o candidato encontrar problemas com estes horários, sugere-se que se inscreva em um Núcleo de menor carga horária. A presença diária (sem espaço para faltas e com rigoroso cumprimento dos horários combinados) é um ponto de apoio do fazer teatral e ganha bastante importância na ELT, sendo este um dos principais instrumentos de avaliação, para além das dimensões criativas, que dizem respeito ao atravessamento do aprendiz pelo processo de criação. Não há pré-requisitos para a inscrição, a não ser a idade mínima de 18 anos (candidatos menores de 18 anos devem obrigatoriamente se inscrever para o Núcleo de Iniciação Teatral). Os inscritos farão parte da seleção, que ocorrerá no período de 15 de fevereiro a 27 de fevereiro de 2013 (todos os dias, de segunda a sexta-feira; ler, abaixo, com muita atenção, o calendário de atividades).

2. No dia 15 de fevereiro é obrigatório que o candidato traga caneta para a Participação Teórica (redação sobre temas propostos e sobre questões - O CANDIDATO DEVERÁ TER LIDO OS TEXTOS):

I.                  O Ator”, de Patrice Pavis


II.              A Condição de Ator”, de Tadeusz Kantor

III.          Poderá o mundo de hoje ser reproduzido pelo teatro”, de Bertolt Brecht


IV.          O Teatro e a Cultura”, de Antonin Artaud

O candidato ouvirá uma breve palestra sobre as características da ELT e sobre o Processo de Seleção que será iniciado neste mesmo dia.

3. Para o dia 18 de fevereiro (segunda-feira), o candidato deverá preparar, com bastante antecipação, uma cena com tempo entre 1 e 3 minutos, para a fase de pré-seleção. Esta cena será apresentada em banca aberta e será a responsável pela pré-seleção ou não do candidato à fase seguinte do Processo Seletivo. Há uma lista de textos a partir dos quais o candidato deverá escolher um para formular sua cena. Apenas devem ser apresentadas cenas de algum destes textos. É preciso compreender que é um processo de seleção e que, portanto, o candidato é responsável pela apresentação de algo que evidencie seu trabalho como ator, como um testemunho de sua trajetória no teatro – evitando clichês, excessos de materiais que mais escondam do que revelem seu trabalho, dando mais importância ao cuidado com sua presença no palco do que com outras preocupações exteriores.


4. Em 19 de fevereiro (terça-feira) será publicada uma listagem com os nomes dos pré-selecionados – que continuarão o Processo Seletivo até o seu momento final. A lista de pré-selecionados para a segunda fase da seleção será publicada no dia seguinte ao término da primeira fase (em que o candidato mostra uma cena que traz pronta, em 18 de fevereiro). Esclarecimento: na primeira fase, todos os candidatos apresentarão suas cenas e farão exame teórico e somente os pré-selecionados para a segunda fase seguem até o fim da seleção, construindo a segunda cena.  A partir deste dia (19 de fevereiro, início da fase 2), os pré-selecionados farão aulas práticas e teóricas e, por fim, haverá uma entrevista no dia 27 de fevereiro. Trata-se de um pequeno workshop de quase 2 semanas de duração, ministrado pelos mestres da ELT, no sentido de apresentar aos candidatos um pouco do trabalho que aqui será desenvolvido. Nas aulas práticas, os candidatos pré-selecionados serão estimulados a preparar uma cena curta, a partir de material poético previamente determinado pelos mestres, e que será apresentada ao final da dinâmica de seleção. A idéia é fazer com que todos os pré-selecionados vivenciem uma espécie de oficina teatral importante para sua formação - independente do fato se haverá ou não a aprovação final.


5. Na segunda fase, aulas de corpo, voz, teoria e interpretação serão ministradas. E uma cena será construída durante este período, sob orientação dos mestres. Para ser aprovado, o candidato deverá (além de ser selecionado pela banca examinadora) comparecer em todos os dias da seleção, pontualmente. Uma única ausência implicará eliminação imediata. Atrasos também serão responsáveis por sua eliminação.

6.  É importante que o candidato prepare, com bastante antecedência, uma cena de 01 a 03 minutos (cenas que ultrapassarem este tempo poderão ser interrompidas!), que será apresentada no dia 18 de fevereiro (ainda na primeira fase). O candidato poderá criar sua própria cena a partir da lista de textos indicados, por isso é recomendável que leia e pesquise vários textos teatrais indicados e escolha uma cena em que a dramaturgia forneça elementos que potencializem sua performance criativa. Não serão aceitos textos originais e/ou de autoria própria. Há uma vasta obra a ser pesquisada, entre todos os dramaturgos brasileiros e estrangeiros existentes. A escolha do texto e a transposição deste material poético para o palco serão observadas pela banca e devem ser realizadas com o máximo de cuidado pelo candidato.

7. Observação importante: textos clássicos, cuja execução exija um processo longo de criação, podem revelar-se inadequados, caso o candidato não tenha se apropriado profundamente de sua dimensão artística. Recomenda-se que sejam procuradas obras que toquem a sensibilidade criativa do candidato e que possam gerar cenas bem construídas, dotadas de simplicidade, precisão e limpeza. Os candidatos poderão trazer atores para realizarem a réplica de suas cenas, apenas na primeira fase. E, também, dois (ou mais) candidatos poderão realizar uma mesma cena, que será repetida para a observação de cada um deles. Caso o ator que irá realizar a réplica não seja um candidato, sua presença na sala de seleção somente será permitida durante a apresentação das cenas para a banca.

8. Durante a vivência do Processo Seletivo, é importante que o candidato reflita concretamente sobre a viabilidade de vivenciar ou não um processo longo e intenso como este. Há outros espaços (práticos e teóricos) na ELT, com carga horária menor e de igual contundência pedagógica. É preciso que cada candidato conheça seus limites, para que não venha a pleitear um espaço que, de fato, não tem condições para ocupar. Núcleos com um, dois ou três dias por semana, em diversos horários, oferecem vagas para pesquisa teatral – no campo da interpretação, da direção, do treinamento técnico e da teoria.

9.  Um candidato poderá se inscrever para mais de um Núcleo, desde que saiba quais são suas prioridades e conheças seus limites (além dos horários de atividade dos Núcleos). Nas entrevistas que serão feitas, recomenda-se que o candidato utilize a máxima sinceridade em relação às suas dificuldades e limitações em todos os níveis.

10.  As aulas terão início logo após a seleção, no dia 04 de março. Contudo, no dia 01 de março de 2013, é necessária a presença de todos os aprovados neste Processo Seletivo, para a sua respectiva matrícula. Os candidatos que não conseguirem aprovação para a Formação de Atores (em qualquer fase) poderão transferir as suas inscrições automaticamente para o Núcleo de Iniciação Teatral, se assim desejarem. Isso deverá ser apontado logo após a Participação Teórica, no dia 15 de fevereiro.
Observações importantes: - Para não ser eliminado, o candidato deverá: 1. comparecer em todos os dias da seleção. Uma única falta implicará eliminação imediata (atrasos também são eliminatórios); 2. No segundo dia, (apenas neste dia) será permitida a participação de acompanhantes que venham fazer a réplica das cenas (aquela pessoa que vai contracenar com o candidato); 3.- Dois (ou mais) candidatos poderão participar de uma mesma cena. Esta cena será repetida para que se possa observar cada um deles; 4. Outras dúvidas e questões podem ser esclarecidas no primeiro dia da seleção, quando os coordenadores  terão um bate-papo com a Coordenação Pedagógica da Escola e com todos os candidatos.


2. Núcleo de Iniciação Teatral (NIT):

Este curso tem por objetivo trabalhar com jovens (maiores de 16 anos) e adultos interessados em iniciar sua pesquisa em TEATRO. Aulas práticas de Interpretação, Composição de Cenas e Música Para a Cena configuram a carga horária do núcleo, de 3 noites por semana, das 18h30 às 22h30.


Seleção: Dias 28 de fevereiro e 01 de março, das 18h30 às 22h30.
Vagas: 25 (VINTE E CINCO)
Dias e Horários das Aulas: quartas, quintas e sextas-feiras, das 18h30 às 22h30.


Início das Aulas: 07 de março (quarta-feira) / (Semanão inicia em 04 de março)
Término das aulas: 06 de dezembro (sexta-feira)
Período de Recesso: Julho de 2013

Orientação: Juliana Monteiro e Tata Fernandes

É possível inscrever-se para este Núcleo e para o Núcleo de Formação do Ator simultaneamente, uma vez que seus processos seletivos NÃO SERÃO COINCIDENTES. Aprendizes que já fizeram o Núcleo de Iniciação Teatral PODERÃO REINSCREVER-SE neste mesmo núcleo, uma vez que as atividades serão conduzidas por outros mestres.

Para os candidatos menores de idade (mais novos do que 18 anos e maiores de 16 anos)  é possível apenas a inscrição no Núcleo de Iniciação Teatral, e somente com documento assinado pelos pais ou por responsável legal.


3. Núcleo de Dramaturgia


            O Núcleo desenvolverá, em 2013, um estudo voltado à criação de textos, sob orientação de Claudia Schapira.

Seu trabalho junto ao Núcleo Bartolomeu de Depoimentos foca princípios como a autoralidade e a radical experimentação da linguagem cênica.

O curso terá duração de pelo menos um ano e visa o desenvolvimento de uma trajetória de aprendizados voltada para a formação do jovem dramaturgo – ou daquele que esteja em processo de formação ou de  aproximação desta linguagem.

Coordenação: Claudia Schapira

Quando: Segundas-feiras, das 14h às 18h.

Seleção: texto teatral de autoria própria (de até três páginas) entregue NO ATO DA INSCRIÇÃO e entrevista no dia da seleção.

Data de seleção: 04/03/2012 - (segunda-feira) das 14h as 18h.

Vagas: 25

Início das aulas: 11 de março (segunda-feira) / Duração: pelo menos 1 ano.

4. Núcleo de Direção Teatral – NDELTA13


(Núcleo de Direção Teatral da Escola Livre de Teatro de Santo André – 2013)
Orientação:  Luiz Fernando Marques (Lubi)
O Núcleo de Direção da Escola Livre de Teatro de Santo André está com as inscrições abertas para coletivos que tenham o desejo de ter uma orientação artística em um processo criativo.
Este projeto pode ser apenas uma ideia ou já estar em andamento. Os coletivos devem ter a figura do diretor ou assumir coletivamente este papel. O núcleo estará focado em dar uma orientação em todas as etapas do processo: propostas, ensaios, aberturas de processos e temporada.
Os coletivos poderão ensaiar mediante a disponibilidade e combinados nas dependências da ELT no período matutino (em dias específicos) e também cumprirão uma pequena temporada na ELT, no final do segundo semestre .
Os encontros serão as terças e quintas-feiras, das 14h às 18h na Escola Livre de Teatro.
Os interessados podem ir até a ELT fazer a inscrição e levar o projeto até o dia 08 de fevereiro de 2013, ou fazer a inscrição e trazer o projeto no primeiro dia da seleção, que será no dia 05 de março terça-feira às 14h.
A seleção terá três etapas, nos dias 05, 07 e 12 de março de 2013, às 14h,  na ELT.  
Nestes dias, será importante que a maioria dos envolvidos no projetos estejam presentes.
Para a seleção, é necessário trazer, no dia 05 de março ou, antes, no ato da inscrição, uma via do projeto no qual deve constar: a ficha técnica, uma proposta de criação, o texto (caso exista), o currículo de todos os participantes e uma carta de no máximo 15 linhas dizendo qual o interesse em que este projeto seja orientado e por que veio buscar esta orientação na Escola Livre de Teatro de Santo André.
Qualquer dúvida pode ser enviada para o email nucleodedirecaoelt@hotmail.com
                                                                       

5. Núcleo de Interpretação – Experimentos Cênicos


“O meu relógio anda sempre para frente. A História também“.
Oswald de Andrade

O programa focará o trabalho do ator e terá, como ponto de partida, a análise de um texto - O Rei da Vela, de Oswald de Andrade - e as perspectivas da atuação a partir da palavra. A prática abarcará elementos técnicos da arte de ator, estudos teóricos, elaboração de experimentos cênicos e reflexão das experiências realizadas.                                                         Dentre outras, a pesquisa buscará verificar as possíveis relações entre o período modernista e a atualidade.

Coordenação e Orientação: Cris Lozano e Juliana Monteiro

Inscrições: De 02 de janeiro a 08 de fevereiro de 2013
Para inscrever-se, é necessário apresentar ficha de inscrição preenchida (foto 3x4 e cópia do RG), Currículo atualizado e Carta de intenção.

Data de Seleção: 06/03/2012 (quarta-feira), das 14h às 18h.
O candidato deverá preparar uma cena de até 3 minutos, com réplica, que poderá ou não ser outro candidato ao núcleo. A cena deverá ser retirada de um dos seguintes textos:
O Arquiteto e o Imperador da Assíria de Fernando Arrabal;
Ubu-Rei, de Alfred Jarry ou
A Ópera dos Três Vinténs, de Bertolt Brecht.

Público: Destina-se a jovens interessados na linguagem teatral, acima de 18 anos, oriundos de escolas de teatro ou de coletivos não-profissionais.

Vagas: 25

Início das Aulas: 13/03/2013 (quarta-feira)

Término das aulas: 06/12/2013 (sexta-feira)

Dias e Horários das Aulas: quartas e sextas das 14h às 18h.
Período de Recesso: Julho de 2013
Pré-Requisito: o número de faltas não deve ultrapassar 5 aulas. O desligamento ocorrerá automaticamente.


6. Núcleo de Máscaras

 No ano de 2013, vamos continuar a pesquisa sobre a máscara da Commedia dell' arte. A proposta é aprofundar o trabalho de investigação sobre as posturas e continuar a abordagem sobre as figuras, mas agora a partir da relação de um com o outro. O jogo. Para tanto, teremos dois caminhos: a improvisação e a busca pela relação com a dramaturgia. A pesquisa sobre improvisação consiste em aprender a jogar com outro ator a partir de regras precisas. Essas regras vêm da estrutura da Commedia dell' arte, dos lazzi e dos canovacci. A investigação na dramaturgia seguira paralela a isso e servira para  alimentar  essa  primeira parte  da pesquisa.

A partir da leitura e da experimentação de diversos materiais, textos dramatúrgicos, canovacci de vários autores e épocas, vamos aprofundar a compreensão do jogo na linguagem da Commedia dell' arte  para enriquecer, criar mais materiais e ampliar a possibilidade de jogo ao ator criador.

Os antigos aprendizes permanecem no Núcleo, mas devem realizar nova inscrição.

Orientação: Cuca Bolaffi

Seleção: 06 de março (primeiro dia de aula)

Quando: O núcleo acontecerá às quartas-feiras, das 14h às 18h



7. Núcleo de Sonoridades

Partimos do principio das Camadas constitutivas da voz: são consideradas camadas por serem zonas imbricadas à voz, como, por exemplo, nas composições com o corpo físico – posturas, movimentos, dança, ações; com a música – melodia, acento e ritmo; com o texto – da passagem da leitura para oralidade; com a psique, na expressão vocal de estados psíquicos; com suas ações - o campo das intenções, situações e circunstâncias relacionais, etc. São todas estas instâncias e ainda outras, mais diretamente ligadas aos recursos vocais: volume, articulação, ressonância, entonação...
           Por meio deste estudo, adentramos na investigação de como tais camadas vocais geram tecituras sonoras e instauram linguagens cênicas, em suas relações com: a textualidade; com vocalizações - com e sem o uso de palavras; com a ocupação do silêncio; com a música - tocada ao vivo, ou como trilha; com a paisagem sonora - gerada, também, por sons e ruídos que brotam das partituras fisicas dos atores, de suas ações e do uso de objetos cênicos; com camas sonoras - atmosferas criadas para cenas, situações; falas corais - fundadoras de novas composições textuais e/ou sonoras; entre outras. Justamente, trabalhar estas tecituras e orquestrá-las é um dos desafios na pesquisa de sonoridades. Não menos importante é o exercicio da escuta, que potencializa estas percepções e capitaneia o percurso de elaboração de sonoridades.
             O trabalho coral será mais um objetivo do Núcleo, sendo que as dinâmicas rítmicas vocais e os jogos textuais terão como cama sonora o acompanhamento de instrumentos percussivos, num treinamento vivo e dialogado entre os desenhos emissivos e os pulsos, andamentos e ritmos.
Orientação: Lucia Gayotto
Freqüência: semanal, às terças-feiras, das14h às 18hs
Destinado a: aprendizes da formação, ex-aprendizes da Escola e candidatos para o Núcleo de Formação de 2012.   Critério de Seleção: carta de intenção individual e entrevista coletiva.
Dia da seleção:  05 de março de 2013                                                         Vagas: 20

8. Núcleo de Estudos da Performance


         O Núcleo de Estudos da Performance acontecerá na ELT durante o primeiro semestre de 2013, com encontros semanais que visam instaurar um campo concreto de investigação artística acerca dos princípios conceituais e dos textos fundamentais da História da Performance, nas últimas décadas.
         Após um primeiro momento em que leituras, experimentações e debates aterrarão a discussão formal, programas performativos serão conduzidos pelos aprendizes, em um projeto comum orientado pela diretora, performer e professora de teatro Beth Lopes (CAC/ECA/USP).
         Este núcleo se desenvolverá na Escola com a finalidade de instaurar um debate objetivo, maduro e fundamentado sobre os princípios da arte da performance e suas relações limítrofes com o teatro, com a dança, com as artes plásticas etc.
         As aulas serão práticas e teóricas, apenas durante o primeiro semestre de 2013, de março a junho.

Quando: segundas-feiras, das 14h às 18h.

Seleção: 04 de março de 2013, às 14h

Orientação: Beth Lopes

Duração: de março a junho de 2013 (4 meses)

Para a seleção, é preciso escrever uma carta de interesse justificando as razões pelas quais deseja fazer parte do Núcleo. É preciso compromisso com as atividades, pois serão abertas poucas vagas.
        


9. Núcleo de História do Teatro


Este Núcleo, de natureza teórica, percorrerá as dimensões conceituais do contexto teatral, no Ocidente, a partir do estudos de documentos (dramaturgias) e textos críticos produzidos sobre o assunto.

Há uma considerável carga de leitura e a necessidade de que haja disponibilidade, por parte do aprendiz, em percorrer as discussões teóricas e as aulas expositivas (durante 4 horas seguidas, em cada encontro) com presença constante e participação efetiva através de leituras e tarefas objetivas.

         Os estudos, a partir da formação do Teatro Moderno, no Renascimento, estarão focados em uma trajetória cronológica, com leituras semanais previamente determinadas.
        
Seleção: Prevista para o dia 04 de março, das 14h às 18h.

Orientação: Antônio Rogério Toscano

Horário de funcionamento: Segundas-feiras, das 14h às 18h.

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Corpo docente

A ELT conta hoje com um corpo docente formado por  professores-artistas atuantes no teatro brasileiro contemporâneo, como Alexandre Tenório, Antônio Rogério Toscano, Beth Lopes, Claudia Schapira, Cuca Bolaffi, Cris Lozano, Juliana Monteiro, Lúcia Gayotto, Luciana Lyra, Luiz Fernando Marques, Pedro Mantovanni, Tata Fernandes e Thiago Antunes.
Coordenadores Pedagógicos da Escola Livre de Teatro / 2013: Pedro Mantovani e Thiago Antunes.

Serviço: Inscrições para novos aprendizes – de  02 de janeiro a 08 de fevereiro de 2013

Local: Teatro Conchita de Moraes e Escola Livre de Teatro – Pça. Rui Barbosa, 12 Bairro Santa Terezinha - Santo André 
Horário de atendimento: das 14h às 22h30
Documentos necessários para a inscrição: cópia do RG, uma foto 3x4 ATUALIZADA, autorização do pai ou responsável (menores de 18 anos).

Pede-se a doação de um livro de teatro (dramaturgia ou teoria) para a biblioteca da Escola.

Mais informações, pelo telefone 4996 2164 ou 4997-5254.

A ELT NÃO DIVULGA RESULTADOS PELO TELEFONE. O CANDIDATO DEVERÁ COMPARECER NA ESCOLA PARA CONFERIR A LISTA DE APROVADOS.

VERIFIQUE OS HORÁRIOS PLANEJADOS Válidos para 2013.

Formação 17 – 18h30 às 22h30 – SALA DO CANTO
segunda-feira  interpretação               Antônio Rogério Toscano                             
terça-feira        canto/voz                    Tatá Fernandes
quarta-feira     corpo                           Cuca Bolaffi
quinta-feira     interpretação/teoria     Antônio Rogério Toscano
sexta-feira       corpo                          Cuca Bolaffi

 

Formação 16  – 18h30 às 22h30 - GALPÃO
segunda-feira  interpretação               Cris Lozano
terça-feira        voz                              Lucia Gayotto
quarta-feira     interpretação               Cris Lozano
quinta-feira     teoria                           Pedro Mantovani
sexta-feira       teoria                           Pedro Mantovani
Formação 15 – 18h30 às 22h30 - PALCO
segunda-feira  corpo                           Luciana Lyra
terça-feira        interpretação               Alex Tenório
quarta-feira     interpretação               Alex Tenório
quinta-feira     música                        Fabrício Zavanella
sexta-feira       corpo                           Luciana Lyra

Formação 14 – 18h30 às 22h30 – SALA ABERTA E ESPAÇOS ALTERNATIVOS
segunda-feira   corpo                          Thiago Antunes
terça-feira        interpretação               Luiz Fernando Marques (Lubi)
quarta-feira      interpretação/música   Luiz Fernando Marques e Fabrício Zavanella
quinta-feira       corpo                           Thiago Antunes
sexta-feira        manutenção do espetáculo; no segundo semestre, música com Fabrício Zavanella

Núcleo de Direção Teatral – 14h às 18h (Galpão, com ensaios de manhã às terças e quintas)
terça-feira        direção                                    Luiz Fernando Marques (Lubi)
quinta-feira      direção                                    Luiz Fernando Marques

Núcleo de Interpretação e Experimentos Cênicos – 14 às 18h (Palco)
quarta-feira   interpretação               Cris Lozano
sexta-feira     interpretação               Juliana Monteiro

Núcleo de História do Teatro – 14h às 18h (Galpão)
segunda-feira  teoria                           Antônio Rogério Toscano
Núcleo de Iniciação Teatral – 18h30 às 22h30 (Sala de Vidro)
quarta-feira     interpretação               Juliana Monteiro
quinta-feira     música                         Tata Fernandes
sexta-feira       interpretação               Juliana Monteiro

Núcleo de Sonoridades - 14h às 18h (Palco)
Terça-feira      voz e música               Lúcia Gayotto

Núcleo de Dramaturgia - 14h às 18h (Sala Aberta)
segunda-feira  teoria e prática            Cláudia Schapira

Núcleo de Máscaras – 14h às 18h (Galpão)
quarta-feira     interpretação               Cuca Bolaffi

Núcleo de Performance – 14h às 18h  (Sala de Vidro)
Segunda-feira     teoria e prática Beth Lopes

Textos indicados para a criação das cenas a serem apresentadas no 1º dia de seleção do NÚCLEO DE FORMAÇÃO DE ATORES





A bilha quebrada – Heinrich Von Kleist
A cantora careca – Eugène Ionesco
A casa – Rudifran Pompeu
A casa de Bernarda Alba – Federico Garcia Lorca
A casa fechada – Roberto Gomes
A degola – Paula Chagas
A falecida – Nelson Rodrigues
A gaivota – Anton Tchekhov
A história do zoológico – Edward Albee
A mandrágora – Nicolai Maquiavel
À margem da vida – Tennessee Williams
A megera domada – William Shakespeare
A missão – Heiner Müller
A moratória – Jorge Andrade
A morta – de Oswald de Andrade
A morte de Danton – Georg Büchner
A morte do caixeiro viajante – Arthur Miller
A oração – Fernando Arrabal
A profissão da senhora Warren – Bernard Shaw
A procura de emprego – Michel Vinaver
A prova de fogo – Consuelo de Castro
Aqui – de Martina Sohn Fischer
A vida de Eduardo II da Inglaterra – Bertolt Brecht
A vida de Galileu – Bertolt Brecht
A vida é sonho – Calderón de la Barca
A visita da velha senhora – Frederich Dürrenmatt
Agora e na hora da nossa hora – Eduardo Okamoto
Agreste – Newton Moreno
ainda sem título – Ana Roxo
Aldeotas – Gero Camilo
Aquele que diz sim, aquele que diz não – Bertolt Brecht
Arena conta Tiradentes – Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal
Arlequim, servidor de dois patrões – Carlo Goldoni
As aves – Aristófanes
As bruxas de Salém – Arthur Miller
As Centenárias – Newton Moreno
As criadas – Jean Genet
As moscas – Jean-Paul Sartre
As três irmãs  – Anton Tchekhov
As troianas – Eurípedes
As Visões de Simone Machard – Bertolt Brecht
Assim é se lhe parece – Luigi Pirandello
Auto da barca do inferno – Gil Vicente
Ânsia – Sarah Kane
Bartolomeu – Que será que nele deu? – Claudia Schapira
Bella ciao – Luis Alberto de Abreu
Biedermann e os incendiários – Max Frisch
Bodas de sangue – Federico Garcia Lorca
Burger King – Richard Maxwell
Cabeça de Papelão – Ana Roxo
Caiu o ministério – França Júnior
Cantos que contam sobre Vôos Pássaros – Claudia Schapira
Casa de bonecas – Henrik Ibsen
Chapetuba Futebol Clube – Oduvaldo Viana Filho
Criança enterrada – Sam Shepard
Cyrano de Bergerac – Edmond Rostand
Descrição de imagem – Heiner Müller
DEUS – Woody Allen
Dissidente – Michel Vinaver
Dorotéia – Nelson Rodrigues
Dr. Fausto – Cristopher Marlowe
Édipo rei – Sófocles
Eles não usam black-tie – Gianfrancesco Guarnieri
Equus – Peter Shaffer
Esperando Godot – Samuel Beckett
Esplêndidos – Jen Genet
Esta propriedade está condenada – Tennessee Williams
Fatia de guerra – Andrew Knoll
Fausto – Johann Wolfgang von Goethe
Fausto Zero – Johann Wolfgang von Goethe
Fim de partida – Samuel Beckett
Fuenteovejuna – Lope de Vega
Gás – Georg Kaiser
Gota d´água – Chico Buarque e Paulo Pontes
Guernica – Fernando Arrabal
Hécuba – Eurípides
Hoje é dia de rock – José Vicente
Homem sem rumo – Arne Lygre
Homens de papel – Plínio Marcos
Homens, santos e desertores – Mario Bortolotto
Juno e o pavão – Sean O´Casey
Leo não pode mudar o mundo – Antônio Rogério Toscano
Leonce e Lena – Georg Büchner
Liberdade, liberdade – Millôr Fernandes
Longa jornada noite adentro – Eugene O´Neill
Macário – Álvares de Azevedo
Macbeth – William Shakespeare
Mais quero asno que me carregue que cavalo que me derrube – Carlos Alberto Soffredini
Mais um – Cássio Pires
Mary Stuart – Frederich Schiller
Mateus e Mateusa – Qorpo-Santo
Mistério-bufo – Vladimir Maiakovski
Murro em ponta de faca – Augusto Boal
Na solidão dos campos de algodão – Bernard-Marie Koltés
Natã, o sábio – Gotthold Lessing
Navalha na carne – Plínio Marcos
Nekrópolis – Roberto Alvim
Nossa cidade – Thorton Wilder
Novas diretrizes em tempos de paz – Bosco Brasil
O anel de Magalão – Luis Alberto de Abreu
O arquiteto e o imperador da Assíria – Fernando Arrabal
O assalto – José Vicente
O balcão – Jean Genet
O belo indiferente – Jean Cocteau
O burguês fidalgo – Moliére
O despertar da primavera – Frank Wedekind
O diabo preso pelo rabo – Pablo Picasso
O homem imortal – Luis Alberto de Abreu
O inspetor geral – Nicolai Gogol
O juiz de paz na roça – Martins Pena
O mata-burro – Fábio Torres
O noviço – Martins Pena
O pato selvagem – Henrik Ibsen
O pássaro azul – Maurice Maëterlinck
O preceptor – R. Lenz

O quarto – Harold Pinter

O rei da vela – Oswald de Andrade

O santo e a porca – Ariano Suassuna
O último carro – João das Neves
Os bandoleiros – Frederich Schiller
Os maquinoclastas – Ernst Toller
Os Menecmos – Plauto
Os tecelões – Gerhart Hauptmann
Pequenos burgueses – Maximo Gorki
Pinókio – Roberto Alvim
Preso entre ferragens – Fernando Bonassi
Psichose 4.48 – Sarah Kane
Pterodáctilos – Nicky Silver
Ralé – Maximo Gorki
Rasga coração – Oduvaldo Viana Filho
Rasto atrás  – Jorge Andrade
Roberto Zucco – Bernard-Marie Koltés
Romeu e Julieta – William Shakespeare
Savana Glacial – Jô Bilac
Salomé  – Oscar Wilde
Santa Joana dos matadouros – Bertolt Brecht
Seis personagens à procura de um autor – Luigi Pirandello
Senhorita Júlia – August Strindberg
Sonho de uma noite de verão – William Shakespeare
Só eles o sabem – Jean Tardieu
Stultífera Navis – Luís Alberto de Abreu
Tartufo – Moliére
Vereda da salvação – Jorge Andrade
Victor -As crianças no poder – Roger Vitrac
Volpone ou a raposa – Bem Jonson
Volta ao lar – Harold Pinter
Woyzeck – Georg Büchner
Yerma – Federico Garcia Lorca
– Fernando Marques

2 comentários:

Anônimo disse...

Até a página 7 o texto de Bertolt requisitado.

http://joaocamillopenna.files.wordpress.com/2012/10/brecht-bertolt-estudos-sobre-teatro.pdf

Fanzine Episódio Cultural disse...

Lágrimas de Areia

Lá estava ela, triste e taciturna.
Testemunha de efêmeros conflitos,
Com um olhar perdido no tempo,
Não exigia nada em troca
A não ser um pouco de atenção.

Sentia-se solitária, oca,
Os homens admiravam-na pelos seus dotes.
As crianças, em sua eterna plenitude,
Admiravam-na muito mais além...
... Mais humana!

De sua profunda melancolia
Lágrimas surgiram.
Elas não umedeceram o seu rosto,
Mas secaram o seu coração,
O poço da alma,
Aumentando cada vez mais
A sua sede.

Lá ela permaneceu; estática, paralisada!
Esperando que o vento do norte a levasse
Para bem longe dali!

O dia começou a desfalecer.
Seu coração, outrora seco e vazio,
Agora pulsava em desenfreada arritmia.
Desespero!
A maré estava subindo...

Em breve voltaria a ser o que era:
Um simples grão de areia.
Quiçá um dia levado pelo vento,
Quiçá um dia... Em um porto seguro.


Do livro (O Anjo e a Tempestade) de Agamenon Troyan

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