MOSTRA DE PROCESSOS - 2014
ESCOLA LIVRE DE TEATRO DE SANTO ANDRÉ
ESCOLA LIVRE DE TEATRO DE SANTO ANDRÉ
01 a 14 de dezembro
A Escola
Livre de Teatro de Santo André realizará de 01 a 14 de dezembro a MOSTRA DE
PROCESSOS - 2014. A programação incluirá
experimentos, cortejos, exercícios de cena, ciclos de leituras, ensaios
abertos, apresentação de espetáculos da escola e também de companhias convidadas.
As atividades acontecerão na sede da escola e no Teatro Conchita de Moraes, sendo
que toda a programação será oferecida com entrada gratuita ao público. Esta
Abertura de Processos é uma forma de levar ao público em geral, os processos de
pesquisa e criação em andamento na escola. Além de fazer parte do processo de
aprendizado dos aprendizes o contato com plateias interessadas no fazer
teatral, as atividades fomentam a vida cultural da cidade de Santo André.
Acompanhe
a programação também pelo site: www.santoandre.sp.gov.com.br
01 DEZ – SEGUNDA-FEIRA
18H e 21H
ESPETÁCULO | MATEUS, 10 - Grupo Tablado de Arruar – Espetáculo convidado.
MATEUS, 10 parte de referências a ‘Bartleby, o escriturário’, de Hermann Melville, e ‘Crime e Castigo’, de Dostoiévsky, para criar uma trama que começa quando um pastor fica obcecado pelo texto bíblico Mateus, 10 e deseja formar uma doutrina própria. Espetáculo vencedor do Prêmio
Shell 2012 na Categoria Melhor Autor para Alexandre Dal Farra e também do Prêmio Cooperativa Paulista
de Teatro de melhor espetáculo de
Espaços Alternativo 2012.
Capacidade: 80 lugares | Retirar convites com meia
hora de antecedência.
Indicado para maiores de 16 anos.
Apoio: Secretaria da Cultura, Governo do Estado de
São Paulo e PROAC 2013.
02 DEZ – TERÇA-FEIRA
13H
WORKSHOP | ‘A AÇÃO NO TEXTO LITERÁRIO E SUA RELAÇÃO COM O
ESPAÇO’ | Grupo Tablado de Arruar | Duração: 02 dias
O
workshop, baseado nos princípios pesquisados durante o processo de
montagem da peça “Mateus,10” do grupo Tablado de Arruar pretende trazer o
participante a lidar com a apropriação de textos literários e sua tradução
artística, por meio do estudo prático da ação, referente à ocupação dos
espaços. O trabalho preparatório passa pelo treinamento dos sistemas corporais
e o reconhecimento dos impulsos do movimento (método Body&Mind) e o
processo de decisão consciente da continuidade ou não da ação. O texto a ser
trabalhado nos encontros partirá (assim como partimos para a criação de Mateus,
10) do romance “Crime e Castigo”, de Fiódor Dostoiévski e do conto “Bartleby, o
escriturário”, de Hermann Melville. Estas obras servirão como pontes para a
ocupação e proposição do espaço cênico feito pelos participantes, apoiados nos
princípios do “View Points”.
Vagas: 25 | Duração:
02 dias com 03 horas cada (também no dia 03 de dezembro no mesmo horário) | Público
Alvo: Atores, dramaturgos e diretores com idade acima de 18 anos.
Inscrições: As
inscrições deverão ser feitas - até o dia 28 de novembro - exclusivamente pelo e-mail: TABLADODEARRUAR@UOL.COM.BR - Os interessados devem enviar: Nome completo, breve
Currículo e Carta de interesse. A seleção será feita pelo Grupo Tablado de
Arruar que enviará e-mail até o dia 30 de novembro apenas para os selecionados.
Apoio: Secretaria da Cultura, Governo do Estado de São Paulo e PROAC
2013.
16H
CORTEJO PELO BAIRRO DE SANTA
TEREZINHA | NÚCLEO DE SONORIDADES
Orientação: Lucia Gayotto
16H
ESPETÁCULO |‘DIZER E NÃO PEDIR SEGREDO’ – Grupo Kunyn - Espetáculo convidado.
O livro ‘Devassos no Paraíso - A homossexualidade no Brasil, da Colônia à Atualidade’, de João Silvério Trevisan, foi o ponto de partida da pesquisa do Grupo. Na obra, Trevisan conta a história da homossexualidade brasileira, com narração de várias histórias acontecidas em São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro, entre outros lugares desde o período colonial. Histórias e casos de amigos também foram importantes na composição da dramaturgia do espetáculo.
Capacidade: 80 lugares | Retirar convites com meia
hora de antecedência.
Indicado para maiores de 16 anos.
Apoio: Secretaria da Cultura, Governo do Estado de
São Paulo e PROAC 2013.
18H
EXERCÍCIOS SONOROS | NÚCLEO DE
SONORIDADES
Orientação: Lucia Gayotto
Partindo de duas motivações, igualmente
fundamentais, o material poético de Clarice Lispector - "A descoberta do
mundo" - e a investigação de usos emissivos corais e individuais, a mostra
do Núcleo de Sonoridades será o compartilhamento de exercícios sonoros. As
crônicas aqui apresentadas, publicações do "Jornal do Brasil",
propõe o entrelaçamento entre a realidade e a "realidade
adivinhada", num exercício "despretensioso", que celebra o
cotidiano e nos inspira a partilhar o dia-a-dia de nossas práticas do Núcleo,
de maneira simples e direta com quem vier nos "visitar".
19H
DOIS PERDIDOS NUMA NOITE SUJA | NÚCLEO DE DIREÇÃO TEATRAL
Orientação: Luiz Fernando Marques
A história se passa em um quarto
de pensão, onde os personagens Tonho e Paco residem. O objetivo de Tonho
é arrumar outro emprego. Paco por sua vez leva uma vida sem perspectiva. A
violência, o preconceito e o medo levam os personagens para um labirinto
trágico. A partir da obra de Plinio Marcos
| Direção: Flavio Marin
20H15
ESTADO LIVRE DE TERRITÓRIO | NÚCLEO
DE FORMAÇÃO 17 | 2º Ano
Orientação: Lucia Gayotto
Estado Livre de
Território são ações fora do enquadre da sala de aula e/ou de um espaço
convencional de apresentação teatral, realizadas como intervenções urbanas, voltadas para uma experiência artística que procura produzir novas
maneiras de perceber o cenário urbano e criar relações afetivas com a cidade,
que não a da objetividade funcional que aplaca o dia-a-dia. Tendo como material
poético os sonetos de Shakespeare e cenas da peça "Com a pulga atrás da
orelha", de Feydeau, tais intervenções são estruturadas como performances,
tendo o acaso interativo com o público como uma das marcas a serem trabalhadas,
seja em espaços urbanos abertos, ou em locais públicos escolhidos para as
ações. Até o presente momento, realizamos em espaços como metrôs, trens,
estações e ruas de Santo André e São Paulo.
20H45
DOROTEIA-OKÊ | NÚCLEO DE DIREÇÃO TEATRAL
Orientação: Luiz Fernando Marques
Doroteia está em busca de sua família, a fim de cumprir uma promessa
feita ao filho. Ela regressa depois de uma longa ausência. Antes de chegar ao
seu destino faz uma última visita à boate onde começou a cantar. Esta será sua
última noite cantando. Retornar àquela boate era ao mesmo tempo reviver histórias
e despedir-se delas. Livremente inspirado na obra de Nelson Rodrigues.
Dramaturgia: Claudia Jordão | Direção: André Castelani
03 DEZ - QUARTA-FEIRA
13H
WORKSHOP | ‘A AÇÃO NO TEXTO LITERÁRIO E SUA RELAÇÃO COM O
ESPAÇO’ | Grupo Tablado de Arruar |
* Continuação do Workshop iniciado no dia 02 de
dezembro | Apoio: Secretaria da Cultura, Governo do Estado de São Paulo e PROAC
2013.
18H30
EXPERIMENTOS | NÚCLEO DE MÁSCARA
Orientação: Cuca Bolaffi
Compartilhamento de processo com
apresentação de cenas e experimentos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa de
Máscara.
04 DEZ – QUINTA-FEIRA
18H30
EXERCÍCIOS CÊNICOS| NÚCLEO DE
INICIAÇÃO TEATRAL
Orientação: Alex Tenório, Fabricio Zavanella e
Laura Brauer
Compartilhamento de processo com
apresentação de exercícios que investigam os pontos de convergência entre a
linguagem musical e a linguagem teatral; apresentação de cenas criadas a partir
de textos de Eugene O´Neill e construções cênicas e dramatúrgicas a partir do
estudo da estrutura dramática.
20H30
ENSAIO ABERTO | APORIA
-23ºS -46ºO | NÚCLEO DE FORMAÇÃO 16 | 3º Ano
Orientação: Gregory Slivar, Thiago Antunes e
Vinicius Torres Machado.
Compartilhamento de processo e ensaio aberto da
criação coletiva desenvolvida e livremente inspirada na obra ‘O Castelo’, de
Franz Kafka.
05 DEZ – SEXTA-FEIRA
18H30
EXERCÍCIO CÊNICO | A VIAGEM FANTÁSTICA
– NÚCLEO DE FORMAÇÃO 18 | 1º Ano
Orientação: Cuca Bolaffi
A Viagem Fantástica é o terceiro de uma série de
exercícios denominados Auto Cursos. O Auto Curso tem como objetivo dar ao
aprendiz a oportunidade de experimentar a criação em coletivo, sem a mediação
do mestre. É um exercício pré-expressivo que leva o aprendiz a uma compreensão
das leis básicas da linguagem teatral, dando margem à compreensão da relação
entre técnica e poética na criação.
20H30
ENSAIO ABERTO | APORIA
-23ºS -46ºO | NÚCLEO DE FORMAÇÃO 16 | 3º Ano
Orientação: Gregory Slivar, Thiago Antunes e
Vinicius Torres Machado.
Compartilhamento de processo e ensaio aberto da
criação coletiva desenvolvida e livremente inspirada na obra ‘O Castelo’, de
Franz Kafka.
06 DEZ – SÁBADO
18H30
ENSAIO ABERTO | APORIA
-23ºS -46ºO | NÚCLEO DE FORMAÇÃO 16 | 3º Ano
Orientação: Gregory Slivar, Thiago Antunes e
Vinicius Torres Machado.
Compartilhamento de processo e ensaio aberto da
criação coletiva desenvolvida e livremente inspirada na obra ‘O Castelo’, de
Franz Kafka.
20H30
ESPETÁCULO | GUERRA SILENCIOSA - DE COMO A NOITE FECHOU-SE
DANDO BOM DIA PARA OS DEFUNTOS | NÚCLEO DE FORMAÇÃO 15 | 4º Ano
Orientação: Alexandre Dal Farra, Cuca Bolaffi e
Fabricio Zavanella
Espetáculo de finalização da
Formação 15, livremente inspirado na Pentalogia homônima de Manuel Scorza,
sobre as lutas campesinas dos povos originários dos Andes contra as mineradoras
apoiadas pelo governo peruano e pelo capital internacional.
07 DEZ – DOMINGO
14H
CICLO DE LEITURAS | 14 POSSIBILIDADES
DO SER ENTRE TANTAS | PRIMEIRA PARTE | NÚCLEO DE DRAMATURGIA
Orientação: Solange Dias
Serão lidos por aprendizes da ELT e atores
convidados de grupos do ABC e São Paulo, 14 textos escritos pelos aprendizes do
Núcleo de Dramaturgia que abordam diversos temas desenvolvidos ao longo do ano
a partir dos estudos teóricos sobre a dramaturgia contemporânea, como a
fragmentação narrativa e a rubrica poética. O ciclo de leituras será divido em
03 dias.
14H - ABERTURA
15H - CEU DE LÍRIO, de Claudia Jordão.
16H - TANQUE DE AREIA, de Joyce Salustiano.
16H50 - PEÇAS DO ATOR INTERNO, de Maria Inês.
17H30 - SEM TÍTULO OU REVISÃO (POR FALTA DE TEMPO), de
Daniela Tereroff.
18H20 - REQUIEM, de Marcelo Oriani.
20H30
ESPETÁCULO | GUERRA SILENCIOSA - DE COMO A NOITE FECHOU-SE
DANDO BOM DIA PARA OS DEFUNTOS | NÚCLEO DE FORMAÇÃO 15 | 4º Ano
Orientação: Alexandre Dal Farra, Cuca Bolaffi e
Fabricio Zavanella
Espetáculo de finalização da
Formação 15, livremente inspirado na Pentalogia homônima de Manuel Scorza,
sobre as lutas campesinas dos povos originários dos Andes contra as mineradoras
apoiadas pelo governo peruano e pelo capital internacional.
(Após a apresentação, haverá uma
conversa com o elenco e o público, orientada pelos mestres Cuca Bolaffi, Solange Dias, Luiz Fernando Marques, Alex Tenório e Alexandre
Dal Farra, acerca do processo de criação e construção do espetáculo).
08 DEZ – SEGUNDA-FEIRA
9H
WORKSHOP | MEUS DELÍRIOS, MEUS
DELITOS ( Reflexões sobre Ambiguidades e Travestimentos ) – Grupo Kunyn |
Duração: 04 dias.
Tendo
como base e ponto de partida o livro ‘Devassos no Paraíso, a
homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade’, do escritor João
Silvério Trevisan, que analisa e reflete a questão de gênero sob uma
perspectiva histórico-social ao traçar um paralelo entre o que seria uma
identidade gay e uma identidade de país, o workshop, que terá a duração de 04
dias com duração de 03 horas cada encontro, também se utilizará de um sem
número de referências para construir sua matéria-prima: das artes plásticas à
literatura, passando pelo cinema, relatos documentais, pesquisas históricas e
entrevistas. Tudo serve de substrato para que os atores pesquisadores adentrem
o tema proposto, desenvolvam opções de cenas, escolham personagens, determinem
conflitos e trajetórias que aos poucos vão evoluindo de esqueletos de
dramaturgia até se tornarem estruturas dramatúrgicas sofisticadas.
Vagas: 15 | Duração:
04 dias com 03 horas cada (também nos dias 09, 10 e 11 de dezembro no mesmo
horário) | Público Alvo: Atores, dramaturgos e diretores com idade acima de 18
anos.
Inscrições: As
inscrições deverão ser feitas - até o dia 05 de dezembro - exclusivamente pelo e-mail: OFICINASKUNYN@GMAIL.COM - Os interessados devem enviar: Nome
completo, breve Currículo e Carta de interesse. A seleção será feita pelo Grupo
Kunyn, que enviará e-mail até o dia 07 de dezembro apenas para os selecionados.
18H30
LEITURA DRAMÁTICA | NÚCLEO DE
FORMAÇÃO 17 | 2º Ano
Orientação: Alex Tenório
Leitura do texto ‘Conseqüências de
um Primeiro Matrimônio’, de Eugene Labiche e Marc Michel. Comédia vaudeville de
1852.
20H30
EXPERIMENTOS | GODOT NA LONA | NÚCLEO DE FORMAÇÃO 18 | 1º Ano
Orientação: Osvaldo Hortencio
Tendo
como inspiração poética a obra Esperando Godot, de Samuel Beckett, a Formação
18 mostra cenas, figuras, imagens, estados, músicas e jogos criados durante as
aulas de circo para o teatro.
09 DEZ – TERÇA-FEIRA
9H
WORKSHOP | MEUS DELÍRIOS, MEUS
DELITOS ( Reflexões sobre Ambiguidades e Travestimentos ) – Grupo Kunyn
* Continuação do Workshop iniciado no dia 08 de
dezembro | Apoio: Secretaria da Cultura, Governo do Estado de São Paulo e PROAC
2013.
15H30
EXERCÍCIOS SONOROS | NÚCLEO DE
SONORIDADES
Orientação: Lucia Gayotto.
Partindo de duas motivações, igualmente
fundamentais, o material poético de Clarice Lispector - "A descoberta do
mundo" - e a investigação de usos emissivos corais e individuais, a mostra
do Núcleo de Sonoridades será o compartilhamento de exercícios sonoros. As
crônicas aqui apresentadas, publicações do "Jornal do Brasil",
propõe o entrelaçamento entre a realidade e a "realidade
adivinhada", num exercício "despretensioso", que celebra o
cotidiano e nos inspira a partilhar o dia-a-dia de nossas práticas do Núcleo,
de maneira simples e direta com quem vier nos "visitar".
17H30
EXERCÍCIOS SONOROS | NÚCLEO DE
SONORIDADES
Orientação: Lucia Gayotto.
Partindo de duas motivações, igualmente
fundamentais, o material poético de Clarice Lispector - "A descoberta do
mundo" - e a investigação de usos emissivos corais e individuais, a mostra
do Núcleo de Sonoridades será o compartilhamento de exercícios sonoros. As
crônicas aqui apresentadas, publicações do "Jornal do Brasil",
propõe o entrelaçamento entre a realidade e a "realidade
adivinhada", num exercício "despretensioso", que celebra o
cotidiano e nos inspira a partilhar o dia-a-dia de nossas práticas do Núcleo,
de maneira simples e direta com quem vier nos "visitar".
18H30
EXERCÍCIOS CÊNICOS | NÚCLEO DE
FORMAÇÃO 18 | 1º Ano
Orientação: Antonio Salvador
Abertura de processo com
apresentação de cenas a partir da obra ‘Um Bonde
Chamado Desejo’, de Tennessee Williams.
20H30
DOS DIAS
QUE CARREGUEI A AUSÊNCIA NA PONTA DO NARIZ | NÚCLEO DE DIREÇÃO TEATRAL
Orientação: Luiz Fernando Marques.
Amor é sempre, e repetidamente, sair dos escombros.
Inspirada na obra ‘A terceira Margem do Rio’, de Guimarães Rosa, o espetáculo
traz o abismo em que nos encontramos todas as vezes que lidamos com nossas
ausências. Afinal, todo abismo é navegável a barquinho de papel. Dramaturgia:
Cia. Curva de Rio | Direção: Filipe Ramos
21H15
QUEBRA-CABEÇA | NÚCLEO DE DIREÇÃO TEATRAL
Orientação: Luiz Fernando Marques.
Um imenso quebra-cabeça cheio de buracos e de peças que não se encaixam.
Memórias, personagens e referências se cruzam e se confundem na procura de
pistas de quem ela realmente é, de quem ela se tornou, de quem ela quer ser.
Registros e documentos acompanhados de um esgotamento e de uma sensação
estranha de ser só atriz e mais nada. Concepção, atuação e direção: Camila dos
Anjos
10 DEZ – QUARTA-FEIRA
9H
WORKSHOP | MEUS DELÍRIOS, MEUS
DELITOS ( Reflexões sobre Ambiguidades e Travestimentos ) – Grupo Kunyn
* Continuação do Workshop iniciado no dia 08 de
dezembro | Apoio: Secretaria da Cultura, Governo do Estado de São Paulo e PROAC
2013.
17H30
EXPERIMENTOS | NÚCLEO DE MÁSCARA
Orientação: Cuca Bolaffi.
Compartilhamento de processo com
apresentação de cenas e experimentos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa de
Máscara.
18H30
EXPERIMENTOS | COM A PULGA ATRÁS DA
ORELHA | NÚCLEO DE FORMAÇÃO 17 | 2º Ano
Orientação: Cris Rocha, Felipe Gomes e Lucia
Gayotto.
Durante
o ano de 2014, a Formação 17 se debruçou sobre o estudo do Vaudeville, gênero teatral francês difundido no século XIX, cujas
principais características são os quiproquós e a agilidade das cenas. Nessa
trajetória passou pela Pantomima, por aspectos do Melodrama e pelo estudo da
Tipologia Circense, que considera o temperamento artístico de cada ator e sua
função na dramaturgia. As cenas apresentadas aqui pertencem ao texto de Georges
Feydeau, que nos oferece material instigante para o exercício do jogo cênico e
da composição dos personagens cômicos. Trata-se, portanto, de experimentos sobre uma linguagem. Paralelamente à criação da cena, a
turma foi subdividida em equipes de trabalho para pensar o fazer teatral nos
diversos aspectos que o compõe. Este experimento integra as disciplinas de
Interpretação, Voz e Música.
11 DEZ – QUINTA-FEIRA
9H
WORKSHOP | MEUS DELÍRIOS, MEUS
DELITOS ( Reflexões sobre Ambiguidades e Travestimentos ) – Grupo Kunyn
* Continuação do Workshop iniciado no dia 08 de
dezembro | Apoio: Secretaria da Cultura, Governo do Estado de São Paulo e PROAC
2013.
18H30
GUARDA-CHUVA COR DE
CHUVA | NÚCLEO DE DIREÇÃO TEATRAL
Orientação: Luiz Fernando Marques
‘ELA’ gosta do verbo lembrar. É um
verbo verde e dele emanam, sem fim, filetes de água fria. ‘ELA’ nasceu em 29 de
fevereiro, e por uma éspecie de “sina” familiar, acredita que vai viver até os
83. No dia do seu aniversário de 38 ‘ELA’ se depara com os questionamentos de
vida e morte. Dramaturgia: Melissa Aguiar e Camila Oliveira | Direção: Melissa
Aguiar
19H30
BONITA | NÚCLEO DE DIREÇÃO TEATRAL
Orientação: Luiz Fernando Marques
Bonita aborda a trajetória de Maria Bonita, primeira mulher a ingressar
no Cangaço. A relação com o marido (Lampião), o convívio com outras
cangaceiras, a condição das mulheres sertanejas, os anos de caatinga com fugas,
lutas, paixão, saques, partos, ciúmes, abandonos, magia e morte. Dramaturgia:
Dione Carlos | Direção: Alex Araújo
20H30
ENSAIO ABERTO | APORIA -23ºS -46ºO | NÚCLEO DE FORMAÇÃO 16 | 3º Ano
Orientação:
Gregory Slivar, Thiago Antunes e Vinicius Torres Machado.
Compartilhamento de processo e ensaio aberto da criação coletiva
desenvolvida e livremente inspirada na obra ‘O Castelo’, de Franz Kafka.
21H
ESTADO LIVRE DE TERRITÓRIO | NÚCLEO DE FORMAÇÃO 17 | 2º Ano
Orientação:
Lucia Gayotto.
Estado Livre de Território são ações fora do
enquadre da sala de aula e/ou de um espaço convencional de apresentação
teatral, realizadas como intervenções urbanas, voltadas para
uma experiência artística que procura produzir novas maneiras de perceber o
cenário urbano e criar relações afetivas com a cidade, que não a da
objetividade funcional que aplaca o dia-a-dia. Tendo como material poético os
sonetos de Shakespeare e cenas da peça "Com a pulga atrás da orelha",
de Feydeau, tais intervenções são estruturadas como performances, tendo o acaso
interativo com o público como uma das marcas a serem trabalhadas, seja em
espaços urbanos abertos, ou em locais públicos escolhidos para as ações. Até o
presente momento, realizamos em espaços como metrôs, trens, estações e ruas de
Santo André e São Paulo.
12 DEZ - SEXTA-FEIRA
20H30
ENSAIO ABERTO | APORIA -23ºS -46ºO | NÚCLEO DE FORMAÇÃO 16 | 3º Ano
Orientação:
Gregory Slivar, Thiago Antunes e Vinicius Torres Machado.
Compartilhamento de processo e ensaio aberto da criação coletiva
desenvolvida e livremente inspirada na obra ‘O Castelo’, de Franz Kafka.
13 DEZ - SÁBADO
13H
CICLO DE LEITURAS | 14 POSSIBILIDADES DO SER ENTRE TANTAS | SEGUNDA
PARTE | NÚCLEO DE DRAMATURGIA
Orientação:
Solange Dias
Serão
lidos por aprendizes da ELT e atores convidados de grupos do ABC e São Paulo,
14 textos escritos pelos aprendizes do Núcleo de Dramaturgia que abordam
diversos temas desenvolvidos ao longo do ano a partir dos estudos teóricos
sobre a dramaturgia contemporânea, como a fragmentação narrativa e a rubrica
poética. O ciclo de leituras acontecerá em 03 dias (07, 13 e 14 de dezembro)
sendo que a cada dia serão lidas obras diferentes.
13H - ABERTURA
14H - MEU CAMINHO PELA SOMBRA, de Mauro Martorelli.
15H - NADA DE DÓ, de Rita Couto.
15H40 - LUA EM ADVERSO, de Audrei Marsan.
16H20 - ESTRADA DE FERRO, de Arianne Lima.
17H20 - QUANDO NÃO SOUBEMOS A COMPAIXÃO, de Marcos
Emanoel.
20H30
ESPETÁCULO | GUERRA SILENCIOSA - DE COMO A NOITE FECHOU-SE DANDO BOM DIA PARA OS
DEFUNTOS | NÚCLEO DE FORMAÇÃO 15 | 4º Ano
Orientação: Alexandre Dal Farra, Cuca Bolaffi e
Fabricio Zavanella.
Espetáculo de finalização da
Formação 15, livremente inspirado na Pentalogia homônima de Manuel Scorza,
sobre as lutas campesinas dos povos originários dos Andes contra as mineradoras
apoiadas pelo governo peruano e pelo capital internacional.
14 DE DEZ – DOMINGO
14H
CICLO DE LEITURAS | 14 POSSIBILIDADES
DO SER ENTRE TANTAS | TERCEIRA PARTE | NÚCLEO DE DRAMATURGIA
Orientação: Solange Dias
Serão lidos por aprendizes da ELT e atores
convidados de grupos do ABC e São Paulo, 14 textos escritos pelos aprendizes do
Núcleo de Dramaturgia que abordam diversos temas desenvolvidos ao longo do ano
a partir dos estudos teóricos sobre a dramaturgia contemporânea, como a
fragmentação narrativa e a rubrica poética. O ciclo de leituras acontecerá em
03 dias (07, 13 e 14 de dezembro) sendo que a cada dia serão lidas obras
diferentes.
14H - ABERTURA
15H - CATIVEIRO, de Felipe Scalzaretto.
16H - CACILDA CAIÇARA, de Celina Lerner.
17H - ME, MY SELF END I, de Taynã Azevedo.
18H - CAÍ NA ONDA, VIDA - E TE VI TODA MAR, ENTRE
OS INTERVALOS DE ROCHEDOS, de Ronny Leal.
20H30
ESPETÁCULO | GUERRA SILENCIOSA - DE COMO A NOITE FECHOU-SE
DANDO BOM DIA PARA OS DEFUNTOS | NÚCLEO DE FORMAÇÃO 15 | 4º Ano
Orientação: Alexandre Dal Farra, Cuca Bolaffi e
Fabricio Zavanella.
Espetáculo de finalização da
Formação 15, livremente inspirado na Pentalogia homônima de Manuel Scorza,
sobre as lutas campesinas dos povos originários dos Andes contra as mineradoras
apoiadas pelo governo peruano e pelo capital internacional.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário