domingo, novembro 09, 2014

GUERRA SILENCIOSA


GUERRA SILENCIOSA
DE COMO A NOITE FECHOU-SE DANDO BOM DIA PARA OS DEFUNTOS


No processo de pesquisa para construção do espetáculo de finalização da trajetória de estudos de formação de atores na cidade de Santo André, a Formação 15 (F15) da Escola Livre de Teatro escolheu mergulhar na ‘transcriação’ de obras literárias ligadas ao Realismo Fantástico sul-americano para a cena teatral.




GUERRA SILENCIOSA - DE COMO A NOITE FECHOU-SE DANDO BOM DIA PARA OS DEFUNTOS é um espetáculo livremente inspirado na Pentalogia homônima de Manoel Scorza, sobre as lutas campesinas dos povos originários dos Andes contra as mineradoras apoiadas pelo governo peruano e pelo capital internacional.

Deste modo, após a escolha do escritor peruano Manuel Scorza e de sua Pentalogia sobre a Guerra Silenciosa (composta pelos 5 romances “Bom Dia para os Defuntos”, “Garabombo, o Invisível”, “O Cavaleiro Insone”, “O Cantar de Agapito Robles” e “A Tumba do Relâmpago” – inéditas no teatro brasileiro), uma necessidade se impôs: conhecer a América e investigar in loco quais são os aspectos antropológicos e culturais que devem ser considerados decisivos para que as formas do Realismo Mágico tenham sido gestadas, especialmente no caso de autores ligados à ancestralidade andina.

Como uma das etapas fundamentais para esta investigação, uma viagem coletiva pela Cordilheira dos Andes foi planejada. Saindo de Corumbá pelo “trem da morte”, cruzando a Bolívia, passando por Santa Cruz de La Sierra e por La Paz (já em plena altitude, nas proximidades das ruínas dos templos tihuanaco), atravessando a fronteira à beira do Lago Titicaca, onde a civilização inca teria nascido nas Ilhas do Sol e da Lua, para caminhar através de Puno e Cuzco até chegar à cidade peruana de Cerro de Pasco e os “pueblos” de Yanahuanca e Rancas – locais onde se passaram os massacres de populações indígenas e mestiças que são o tema central dos escritos de Scorza.

Após a rica e transformadora experiência da viagem, os atores regressaram à leitura, ao trabalho e à sala de ensaio.  Não se trata apenas de montar uma cena que represente a diferença cultural como tema, o que se procura é construir um olhar para o modo como as formas resultam de uma experiência concreta. Como artistas em processo que são / estão, não têm respostas, mas se depararam com algumas perguntas: o que, neste povo e nesta paisagem, fez originar a literatura mágico-fantástica? Como tal imaginário pode definir as formas da cena? Como se apropriar daquilo que dá sentido a esta percepção poética? Como traduzir em cena não somente o referido massacre, mas também as pequenas guerras travadas no cotidiano das variadas instâncias do poder, dos diálogos que não acontecem, de gritos que não são escutados, das guerras silenciosas?


ORIENTAÇÃO: Cuca Bolaffi, Fabrício Zavanella e Alexandre Dal Farra.

ELENCO: Bruna Da Matta, Diego Inácio, Fernando Lufer, Juliano Fuda Padilla, Leonardo Carvalho, Monique Maritan e Thaís Nogueira.

_________________________________________________________


SERVIÇO:

GUERRA SILENCIOSA - DE COMO A NOITE FECHOU-SE DANDO BOM DIA PARA OS DEFUNTOS

de 08 de novembro a 14 de dezembro de 2014
Sábados e domingos | 20h30
Duração: 60 minutos
Lotação: 45 lugares
Entrada Gratuita - Retirar convite com 01 hora de antecedência.


Escola Livre de Teatro – Teatro Conchita de Moraes

Praça Rui Barbosa, 12, Santa Terezinha - Santo André/SP

(Estação de trem Prefeito Saladino - Linha 10 - Turquesa)

Telefone: (11) 4990-4474


Blog: escolalivredeteatro.blogspot.com

E-mail: escolalivre.santoandre@gmail.com

Nenhum comentário: