quinta-feira, outubro 03, 2013

CARTA ABERTA sobre a primeira reunião entre a ELT e o prefeito Carlos Grana

Hoje, dia 2 de outubro de 2013, ao fim de nossa contagem regressiva, o prefeito Carlos Grana, junto de uma comitiva, recebeu um grupo da Escola Livre de Teatro composto por mestres, aprendizes e diretores da Cooperativa Paulista de Teatro.

Na reunião a prefeitura reabriu o diálogo, e pediu um prazo até a segunda-feira, 7 de outubro, para dar respostas efetivas a respeito da repactuação dos acordos, visando a manutenção do projeto de autonomia pedagógica da ELT.

A prefeitura estabeleceu outra interlocutora, a nova diretora de cultura Silvia Costa, com um pedido de um voto de confiança na sua gestão a fim de restabelecer a deteriorada relação entre prefeitura e ELT – antes conduzida, de forma unilateral, desgastante e ineficiente, pelo até então Gerente de Formação Ivan Augusto.

O Movimento ELT LIVRE continua, mas agora à espera e ainda em alerta, até que as seguintes reivindicações propostas sejam discutidas:

1- Abertura da licitação para funcionamento da ELT a partir de 2014.
2- Autonomia dos processos pedagógicos, do uso do espaço e de seu calendário.
3- Compreensão do projeto ELT pelas gerências de Formação Cultural e de Teatro.
4- Planejamento de reforma do espaço, com manutenção da agenda de trabalho da escola na sua sede.
5- Troca imediata de funcionários não-engajados com suas funções, por outros que trabalhem colaborativamente em relação ao projeto.
6- Apoio e valorização institucional da ELT pela prefeitura.
7- Fim das tentativas de desmanche e/ou sabotagem dos trabalhos pedagógicos.

Estamos vigilantes e aguardando, já que nenhuma delas foi atendida e sequer foram tema deste diálogo neste momento. Salientamos a grande importância do apoio oferecido até agora pela sociedade civil e pela classe artística, e pedimos que continuem atentos e em prontidão para o que virá.

A sede da Escola Livre, o Teatro Conchita de Moraes, havia sido reaberta, mas os aprendizes e mestres continuarão a se reunir em fórum permanente já que o prédio aberto não é garantia da continuidade do projeto e nem das condições ideais para sua existência.

Que a ELT continue, mas da maneira como deve ser: LIVRE.

Movimento ELT LIVRE

Um comentário:

VANIA LIMA disse...

Nós da Escola Viva de Artes Cênicas de Guarulhos temos orgulho de dizer que a ELT é uma de nossas principais inspirações. Somos solidários à esta causa e torcemos para q a ELT continue.