segunda-feira, setembro 13, 2010

Teatro da Conspiração comemora 10 anos e fará apresentações do DASSANTA na ELT


Em agosto de 2010 o Teatro da Conspiração, de Santo André, completou 10 anos e comemorou apresentando no Espaço Casimiro de Abreu uma Mostra de alguns de seus espetáculos.

O Teatro da Conspiração surgiu em agosto de 2000 a partir de um projeto de montagem da Escola Livre de Teatro de Santo André unindo os mestres da Escola com os profissionais da cidade. Deste projeto surge seu primeiro espetáculo, PARTIDA, texto de Luís Carlos Leite, com direção de Solange Dias

Na seqüência foram apresentados GERAÇÃO 80, CANTOS PERIFÉRICOS,TITO - É MELHOR MORRER DO QUE PERDER A VIDA e A DOCE FLOR DA SOLIDÃO, além de incursões pelo teatro infantil e pela contação de histórias, todos cumprindo temporadas e apresentações no ABC Paulista, São Paulo e interior, recebendo diversos prêmios em Mostras e Festivais.

Em 2004 inicia-se uma outra etapa do grupo ao realizar um Oficinão no Parque Escola, em Santo André, que já produziu seis montagens, relendo e recriando textos de Shakespeare, Guimarães Rosa e Mário de Andrade, dando origem ao Teatro da Transpiração que junta, no mesmo barco, atores e não-atores, crianças, jovens e adultos para produzir um espetáculo por ano, dentro de um espaço livre de vivência artística e que dura até hoje.

Desde sua fundação, o Teatro da Conspiração de Santo André, buscou um trabalho permanente de investigação na linguagem teatral, investindo em dramaturgias inéditas e em encenações que nascessem de pesquisas e criações de seus integrantes e que tivessem ressonância no homem contemporâneo.

Na abertura da Mostra foi apresentado o recente espetáculo do Teatro da Conspiração, Dassanta, texto e direção de Solange Dias, que agora segue com mais quatro apresentações na Escola Livre de Teatro.

Dassanta foi escrito em 1997 dentro do Núcleo dos 10, grupo de dramaturgos coordenado por Luis Alberto de Abreu.

Em 2007, recebeu o prêmio de 1o. Lugar no Concurso de Dramaturgia Feminina do Núcleo 184 de Teatro, coordenado por Dulce Muniz.

Sinopse

Dassanta traz Olivério, um velho cego contador, que vagueia pelo sertão vivendo das histórias que conta nas feiras populares.

No formato de uma história dentro da outra, Olivério conta a vida de Dassanta, uma bela mulher que vive em um sertão mítico, que tem a maldição de trazer a morte aos homens que se apaixonam por ela.

Em uma Festa de Bois, dois vaqueiros, Antenoro e Bragadá, disputam o amor de Dassanta.

Texto e Direção: Solange Dias

Espetáculo Adulto.

Duração: 50 minutos

Faixa Etária: A partir dos 14 anos .

Datas: 18 e 19 de setembro, sábado às 20hs e domingo às 19hs.

Local: ELT

Nenhum comentário: