segunda-feira, junho 29, 2009

MOSTRA DE PROCESSOS ELT/PRIMEIRO SEMESTRE/2009

De 04 a 17 de Julho acontece a Mostra de Processos da ELT/Escola Livre de Teatro de Santo André. Apresentações, Encontros, Demonstração de Trabalho, Oficinas, Exercícios Cênicos e o Fórum Livre formam a programação. Entrada Franca.


PROGRAMAÇÃO
4 e 5 (sábado e domingo)
20h – woyzéck / exercício cênico criado a partir da obra inacabada "Woyzeck", de Georg Büchner, e de "Zé", de Fernando Marques - peça brasileira contemporânea baseada na mesma obra. Trata da condição humana anulada vivida por sujeitos coagidos e automatizados, cobaias de um experimento que os obriga a comer apenas ervilhas. Com a Formação 11 do Núcleo de Formação do Ator. Coordenação Antônio Rogério Toscano. Recomendação etária: 18 anos.

6 (segunda-feira)
18:30h – Conversa com Isabel Teixeira, atriz e produtora. Recebeu o Prêmio Shell de Melhor Atriz em 2009 pelo espetáculo RAINHAS. Temas: Formação / Ator-Produtor / Ator-Dramaturgo.

7 (terça-feira)
20h – Exercício cênico que toma como base inicial o texto Salve o Prazer, de Zeno Wilde, tematizando momentos da vida do grande compositor brasileiro Assis Valente. Música popular brasileira, grandes artistas, preconceito, mentalidade histórica de momentos de transição do Brasil e tantos outros aspectos caracterizam algumas das preocupações trazidas pela obra. Com a Formação 12 do Núcleo de Formação do Ator. Coordenação Alexandre Matte.

8 (quarta-feira)
18:30h – Fórum ELT. Espaço de encontro, reflexão e deliberação da comunidade Escola Livre, aberto também aos interessados em conhecer melhor o pensamento e procedimentos que regem a ELT.

9 (quinta-feira)
18:30 e 20h – Exercício cênico que parte do melodrama chegando até Tennessee Williams. Em textos curtos, o exercício tem como foco o trabalho do ator nas peças desse período (início do movimento Realista). Com a Formação 12 do Núcleo de Formação do Ator. Coordenação Denise Weinberg e Alexandre Tenório.

10 (sexta-feira)
14h – Workshop de Dramaturgia com Samir Yazbeck. Desde “O Fingidor” (Prêmio Shell 99 de Melhor Autor), Samir Yazbek destacou-se com “A Terra Prometida”, baseado no episódio bíblico do Êxodo, e “A Entrevista”. Em 2007, foi contemplado com o Programa Artista Residente, da UNICAMP, do qual resultou a comédia inédita “Os Gerentes”. Seus textos começam a ser traduzidos e montados em outros países como Argentina, Portugal, Espanha e França.
20h – A Noite do Barqueiro. Espetáculo, com texto e direção de Samir Yazbeck, que comemora os 30 anos de carreira de Hélio Cícero, um dos mais importantes atores do teatro brasileiro, vencedor de importantes prêmios teatrais como Mambembe, APETESP e INACEN. Após o espetáculo, bate-papo com o ator e equipe.

11 e 12 (sábado e domingo)
20:30h – WoyZÉck, com a Formação 11 do Núcleo de Formação do Ator

13 (segunda-feira)
20h – Demonstração de trabalho a partir das idéias contidas no texto “A CENA DE RUA”, de Bertolt Brecht, serão apresentadas cenas de “SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO”, de William Shakespeare. Com o Núcleo Teatro Laboratório. Coordenação Edgar Castro.

14 (terça-feira)
16h – Filhos do Circo. Premiado pelo Proac da Secretaria de Estado da Cultura, o espetáculo une a Cia Mimicalado e a trupe Lamala para apresentar à todos a beleza da vida de quem cresceu no circo tradicional.
17:30h – Oficina com os integrantes da Cia Lamala.
20h – Demonstração de trabalho tendo o foco principal na pesquisa da neutralidade e um foco secundário que é a pesquisa do coro. Com a Formação 13 do Núcleo de Formação do Ator. Coordenação Thiago Antunes.

15 (quarta-feira)
19h – Sirila Griô a benzedeira. Denise Guilherme interpreta o contador Lamparina, que reúne pessoas para contar a história de Sirila, uma benzedeira que no ultimo dia de sua vida, abre as portas de sua casa para lembrar a sua história permeada de crenças, lendas e costumes. Com a Cia Carapulsa e Cia Clã Estúdio das Artes Cômicas.

20:30 – Espetáculo Somos De Feitos. O que podemos fazer com uma rosa durante esse tempo que temos e que chamamos vida? O que não se pode fazer? E se foi feito que nome terá? E se ainda não existe que nome teria? Com a Cia De Feitos.

16 (quinta-feira)
16h - Filhos do Circo. Espetáculo da Cia Lamala.
17:30h – Oficina com os integrantes da Cia Lamala.
19:30 e 21h – Exercício cênico tendo como eixo estrutural a pesquisa sobre o Ator Narrador. A partir da obra ficcional "Crônica de uma Morte Anunciada" de Gabriel Garcia Marquez, do estudo do texto "O Narrador" de Walter Benjamim e de práticas elaboradas em alguns capítulos do livro "Estudos sobre Teatro" de Bertolt Brecht. Com a Formação 13 do Núcleo de Formação do Ator. Coordenação Luís Mármora.

17 (sexta-feira)
16h – Canteiro. Quem escolhe o que come? Durante a pausa para o almoço, os trabalhadores de um canteiro de obras conversam sobre o assunto. Espetáculo de rua com a Cia dos Inventivos.
18h - Núcleo de Máscara. Demonstração de trabalho do Núcleo que, como o nome já diz, pesquisa a linguagem da Máscara sob os aspectos teórico, estético, histórico, geográfico e cultural, tendo como fio condutor o jogo teatral.
Depois do papo com o Núcleo de Máscara – Jam de encerramento.

4 comentários:

Lilian Ganzerla Cardoso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lilian Ganzerla Cardoso disse...

Ops!
Dia 7 é que não tem duas apresentações e só tem uma as 20h.

Unknown disse...

Corrigindo: A CLASSIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO "woyZÉck" É 18 ANOS.
Aila - F11

Anônimo disse...

Opa!
Quanta coisa legal rolando em.
Seguinte, quem precisar de fotos profissionais d equalidade, para o registro das montagens, entre em contato:
www.flikr.com/photos/patriciabarcelos/
Ou vá direto no link, Teatro: http://www.flickr.com/photos/patriciabarcelos/collections/72157614765113994/
Abraços pra todos!