domingo, setembro 28, 2008

Quen foi Conchita de Moraes?

Novas postagens da Formação 11, e uma mais curiosa: quem teria sido a mulher que dá o nome ao tão sagrado teatro das portas abertas da ELT. Esta última postagem , ganha espaço neste blog central.


Boa leitura a todos!

-----------------------------------------------------------------------

Quem é Conchita de Moraes?

No primeiro ano de formação da F11, 2007, o nosso mestre de teoria, Alexandre Mate nos perguntou: Quem é Conchita de Moraes?
A única coisa que sabíamos é que era esse o nome do nosso teatro, o Teatro Conchita de Moraes, nossa casa, sede, ninho, local de tantas aulas, experimentos, reuniões.
Foi lançada então a provocação de pesquisarmos sobre quem foi Conchita!
A Anelise (ex-colega de turma) foi quem deu o ponta-pé inicial e conseguiu levantar alguns materiais sobre ela. Depois, outras pessoas da turma passaram a pesquisar também!
Ainda sabemos muito pouco, mas estendemos a provocação à toda comunidade ELT, para ajudar nessa pesquisa!
Para quem se interssar há um material guardado, é só pedir.
Abaixo, segue um pouco do que encontramos.
Conchita de Moraes
Nasceu em Cuba, em 27/08/1885. Atriz de teatro das mais respeitadas foi casada com Átila Moraes. Desta união nasceram: Edith, Dulcina, Odete, Ruth e Noêmia.
No teatro foram inúmeras montagens, entre elas: ESTA NOITE CHOVEU PRATA e AS ÁRVORES MORREM DE PÉ.
Pioneira da televisão do Brasil, Conchita “em 29 de abril de 1950, recebia do Governo Brasileiro a Comenda da Ordem do Cruzeiro do Sul como um tributo de admiração e agradecimento pelo que fez pelo teatro” lembra Dulcina de Moraes.
Já no cinema participou de filmes como 24 HORAS DE SONHO em 1941 e PUREZA de 1940, ambas de Chianca de Garcia; BOMBONZINHO em 1938, O GRITO DA MOCIDADE em 1937, BONEQUINHA DE SEDA de Oduvaldo Viana; e O BOBO DO REI em 1936 e AMOR DE PERDIÇÃO (longa, inacabado, 1913) de Francisco Santos.
Foi uma das fundadoras e animadoras da Fundação Brasileira de Teatro, em 07 de julho de 1955. Como homenagem à atriz, a “Sala Conchita de Moraes” foi inaugurada em 06 de agosto de 1991 no Teatro Dulcina em Brasília-DF.
Faleceu no dia 02/10/1962
Outras participações em espetáculos: Vida e Morte de Santa Teresinha do Menino Jesus (Rio de Janeiro - 1927)O Rei dos Piratas (Rio de Janeiro - 1930)Zazá (Rio de Janeiro - 1939)Deslumbramento (Rio de Janeiro - 1944)Tia Mame (São Paulo - 1962)

Um comentário:

cpbg disse...

Foi Conchita, com sua grande capacidade de observar, que arrumou horizontalmente o Brasil, apresentando a nossa cultura o que era uma trupe, para que então, sua filha, Dulcina, fizesse a grande revolução vertical!!! Muito bom!