domingo, janeiro 06, 2008

ESCOLA LIVRE DE TEATRO - PROCESSO DE SELEÇÃO 2008


ORIENTAÇÕES AOS CANDIDATOS
"PARA INSCRIÇÃO EM QUALQUER NÚCLEO SÃO NECESSÁRIAS
A CÓPIA DE RG E UMA FOTO 3X4.
ATÉ 31 DE JANEIRO, DE SEGUNDA A SEXTA, NA ELT
PRAÇA RUI BARBOSA, s/n, EM HORARIO COMERCIAL."

O que é a Escola Livre?

A ELT é um centro de formação, pesquisa e experimentação das linguagens teatrais de acesso público e gratuito. A Escola é um espaço da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Santo André e mantém atividades nas diversas áreas do fazer teatral.


Núcleo de Formação do ator


Com duração mínima de três anos, é o curso fundamental da Escola. Já no primeiro ano são cinco dias de aula por semana (18:30 às 22:30h), de segunda a sexta. Não há pré-requisitos para a inscrição, a não ser a idade mínima de 18 anos (candidatos menores de 18 anos devem obrigatoriamente se inscrever para o Núcleo de Teatro-Laboratório). Os inscritos farão parte da seleção, que ocorrerá no período de 18 a 22 e 25 a 29 de Fevereiro.


Cronograma do processo de seleção para o Núcleo de Formação do Ator
(Todas as atividades têm início às 18:30h, salvo orientação em contrário)


Dia 18 de fevereiro, Segunda – Encontro da Coordenação da Escola com os candidatos e Exame de Teoria. O candidato deve trazer caneta para o Exame. São questões sobre o texto "CÁLICE, CAVALO. FOGO E MENINO", de Rubens Corrêa; e sobre o livro "A PORTA ABERTA", de Peter Brook. O candidato deve ter feito estas leituras antecipadamente. Este material estará disponível para cópia na biblioteca da ELT.

Dia 19 de fevereiro, Terça - O candidato deverá apresentar uma cena com tempo entre 1 e 3 minutos, a partir de textos teatrais que constam em uma lista que pode ser conseguida na ELT, no ato de sua inscrição. Não serão aceitos textos originais e de autoria própria. Sugerimos que a referida cena seja ensaiada com bastante antecipação.

Dia 20 de fevereiro, Quarta – Pela manhã estará publicada, no blog da Escola (www.escolalivredeteatro.blogspot.com) uma listagem de pré-selecionados. Esta mesma listagem estará afixada na porta da Escola. A partir deste dia só permanecerão no processo estes candidatos pré-selecionados. Neste mesmo dia (às 18:30h) os candidatos pré-selecionados começam a participar de aulas práticas. Nestas aulas os candidatos serão estimulados a preparar uma cena curta, que será apresentada ao final do processo de seleção. Atenção: não serão dadas informações por telefone.

Dias 20 e 21 de fevereiro, Quarta e Quinta – Aulas de corpo. O candidato deve vir com roupas “de ensaio” (leves, que facilitem a movimentação. Evitar jeans e roupas apertadas ou que dificultem o movimento físico).

Dia 22 de Fevereiro, Sexta – Aula de música.

Dia 25 de Fevereiro, Segunda – Aula de teoria (Leitura e debate sobre textos que serão propostos).

Dias 26 e 27 de fevereiro, Terça e Quarta – Aulas com os mestres de interpretação

Dia 28 de fevereiro, Quinta – Apresentação de cenas que serão criadas durante as aulas

Dia 29 de fevereiro, Sexta – Entrevistas individuais com todos os candidatos, feitas pelos mestres da Escola

Dia 03 de Março, Segunda – Divulgação da Lista de ingressantes, no blog e na porta da Escola . Matrícula e assinatura de termo de compromisso. Às18h30 acontece um encontro com todos os selecionados. A presença é obrigatória.

Observações importantes:

- Para não ser eliminado o candidato deverá comparecer em todos os dias da seleção. Uma única falta implicará eliminação imediata (atrasos também são eliminatórios).

- No dia 19 de fevereiro (apenas neste dia) será permitida a participação de acompanhantes que venham fazer a réplica das cenas (aquela pessoa que vai contracenar com o candidato).

- Dois (ou mais) candidatos poderão realizar uma mesma cena, que será repetida para que se possa observar cada um deles.

- Outras dúvidas e questões podem ser esclarecidas no dia 18 de Fevereiro, quando os coordenadores da seleção terão um bate-papo com todos os candidatos.


Núcleo de Teatro Laboratório (Iniciação Teatral)

Este Núcleo tem por objetivo receber jovens (maiores de 16 anos, porém menores que 18 anos) interessados em uma iniciação ao universo do teatro. As aulas, duas vezes por semana, são coordenadas por estagiários do Núcleo de Pedagogia da ELT e monitoradas por este Núcleo. Candidatos maiores de 18 anos também poderão se inscrever para o Teatro-Laboratório. Neste caso, ficam impedidos de participar da seleção para o Núcleo de Formação do Ator.
Horário: Segundas e Quintas, das 18:30 às 22:30h.
Duração: 01 ano
Vagas: indefinido
Seleção: Aulas práticas nos dias 18/02 e 21/02, com todos os candidatos.
O candidato deve vir com roupas “de ensaio” (leves, que facilitem a movimentação. Evitar jeans e roupas apertadas ou que dificultem o movimento físico)


Núcleo de Direção Teatral

As atividades do núcleo são oferecidas a diretores ou interessados em direção teatral. Durante o estudo, teórico e prático, o grupo vai desenvolver projetos autorais de encenação.
Horário: Segundas e Terças, das 9 às 13h. Duração: 01 ano
Coordenador: Luiz Fernando Marques (Diretor do Grupo XIX de teatro, encenou espetáculos premiados, como “Hysteria” e “Hygiene”).
Vagas: indefinido
Seleção: entrevista, dia 19/02, terça-feira, às 10h da manhã.


Núcleo de História do teatro

O curso de História do Teatro terá ênfase em Teatro Geral (Universal) e eixo na discussão do pensamento, nas poéticas e na estética do teatro. Não há pré-requisito, além da idade mínima (18 anos), mas é necessário que o candidato tenha disponibilidade e gosto pela leitura.
Coordenação: Antônio Rogério Toscano (Dramaturgo, mestre em artes e professor da ECA/Usp, PUC e ELT).
Horário: Segunda, Das 14 às 18h.
Duração mínima: 01 ano
Vagas: Indefinido
Seleção: entrevista, no dia 25/02, Segunda, às 14h.


Núcleo de Pesquisa e Montagem em Teatro de Rua

Em nova fase, o Núcleo seleciona estudantes de teatro (com alguma experiência) e atores que queiram pesquisar especificamente a linguagem do teatro de rua. Dividido em três frentes (interpretação/direção, música e corpo), o processo se volta para a formação do ator de rua, através de estudo sobre a cultura popular. No período de um ano e meio (março de 2008 a julho de 2009), a pesquisa contemplará treinamento técnico/prático e posterior montagem e temporada de um espetáculo.
Horário: Terças, quartas e quintas, das 10 às 13h.
Duração mínima: 01 ano e 06 meses (Pesquisa, montagem e apresentações).
Coordenadores: Ana Roxo (Dramaturga, diretora e atriz da Cia dos Dramaturgos), Verônica Nóbili (Atriz e mestra da ELT) e Cristiano Meireles (Musico e ator).
Vagas: 20
Seleção: Dias 26, 27 e 28 de fevereiro, das 10 às 13h.


Núcleo de Pedagogia teatral

Núcleo aberto apenas a aprendizes que já passaram pela Formação da ELT e para monitores/oficineiros dos Centros Comunitários da cidade de Santo André (CESAs). Debates a respeito da Pedagogia Livre da ELT servem de ponto de partida para a reflexão sobre projetos de pedagogia teatral e de arte-educação. Os candidatos devem obrigatoriamente estagiar, acompanhando as atividades de algum dos mestres da Escola, além de estarem disponíveis no dia de encontro do Núcleo.
Neste ano a seleção será marcada depois do início das aulas, pois os candidatos devem acompanhar os primeiros dias de atividades na Escola antes de apontar os mestres com os quais desejam estagiar. É fundamental que o candidato deixe na ficha de inscrição um contato telefônico.

Coordenação: Maria Ceccato (Atriz, Coordenadora de Teatro do Projeto Emia-Cidade)
Número de vagas: Indefinido
Horário: Quartas-feiras, das 18h30 às 22h30, além do acompanhamento de um dos mestres, em aula, durante todo o ano.
Duração: 01 ano

Coordenação do Núcleo de Teatro Laboratório

A ELT estará recebendo projetos de duplas de candidatos a coordenar o Núcleo de Teatro Laboratório (TL). O pré-requisito fundamental é que a dupla já tenha participado do Núcleo de Pedagogia da Escola, em 2007 ou em anos anteriores. E que possa participar deste Núcleo em 2008 enquanto coordena o TL.
O projeto deve ser apresentado em duas vias e deve conter, sucintamente, o plano pedagógico a ser desenvolvido no período de um ano, em dois encontros semanais de 04 horas cada, para uma turma de iniciação teatral . Tal plano deve contemplar: Justificativa, as Ações formativas e o seu planejamento no decorrer do curso (Cronograma), os métodos de trabalho e um resumo da experiência teatral da dupla proponente.
A dupla selecionada receberá bolsa para desenvolver as atividades.
É fundamental deixar na ficha de inscrição um contato telefônico, pois as entrevistas com os candidatos serão marcadas posteriormente.


Grupo de Narrativas de Passagem

O Núcleo de Narrativas de passagem ganha autonomia e agora é o “Grupo” de Narrativas de Passagem. Trata-se de um projeto de pesquisa e ação solidária que busca, através da criação de narrativas orais, a formação de narradores voluntários para a ação em asilos, hospitais, creches, escolas, em atividades de apoio às pessoas que estão envolvidas nas principais passagens ou mudanças fundamentais da vida (Infância, velhice, morte, etc).
O grupo é abrigado na ELT e também abre vagas para pessoas interessadas em serem formadas como NARRADORES.
Pré-requisito: ser maior de 25 anos
Horário: Terças-feiras, das 14h às 18h e das 19 às 22:30h .
Orientadora: Elis Kawski (Atriz )
Vagas: indefinido
Seleção: entrevista, dia 26/02, Terça, às 14h.

OS NÚCLEOS DE MONTAGEM CIRCENSE E ESTUDOS DO TEATRO CONTEMPORÃNEO NÃO ABREM VAGAS NESTE SEMESTRE, POIS ESTÃO EM MEIO A PROCESSOS.

A ELT conta hoje com um corpo docente formado por mestres-artistas atuantes no teatro brasileiro contemporâneo: Alexandre Mate, Alexandre Tenório, Ana Roxo, Antônio Rogério Toscano, Camila Bolaffi, Cristiano Gouveia, Denise Weinberg, Edgar Castro, Francisco Medeiros, Gustavo Kurlat, Kil Abreu, Juliana Monteiro, Lúcia Gayoto, Luiz Fernando Marques, Marcelo Milan, Maria Ceccato, Roberto Alvim, Thiago Antunes e Verônica Nóbili. Coordenador da Escola Livre de Teatro: Kil Abreu.
___________________________________________________

ESCOLA LIVRE DE TEATRO. TEXTOS INDICADOS 2008 - núcleo de formação ao ator.



Abajur Lilás – Plínio Marcos
A cantora careca – Eugène Ionesco
A falecida – Nelson Rodrigues
À margem da vida – Tennessee Williams
A morte do caixeiro viajante – Arthur Miller
A profissão da senhora Warren – Bernard Shaw
A prova de fogo – Consuelo de Castro
A vida é sonho – Calderón de la Barca
A visita da velha senhora – Frederich Dürrenmatt
ainda sem título – Ana Roxo
Arlequim, Servidor de dois patrões – Carlo Goldoni
As criadas – Jean Genet
As moscas – Jean-Paul Sartre
As três irmãs – Anton Tchekhov
Auto da barca do inferno – Gil Vicente
Bartolomeu – Que será que nele deu? – Claudia Schapira
Bella ciao – Luis Alberto de Abreu
Borandá – Luis Alberto de Abreu
Caiu o ministério – França Júnior
Casa de bonecas – Henrik Ibsen
Dorotéia – Nelson Rodrigues
Eles não usam black-tie – Gianfrancesco Guarnieri
Equus – Peter Shaffer
Esperando Godot – Samuel Beckett
Gota d´água – Chico Buarque e Paulo Pontes
Hoje é dia de rock – José Vicente
Oração para um pé de chinelo – Plínio Marcos
Homens, santos e desertores – Mario Bortolotto
Leila Baby – Mário Bortoloto
Leo não pode mudar o mundo – Antônio Rogério Toscano
Liberdade, liberdade – Millôr Fernandes
Mais quero asno que me carregue que cavalo que me derrube – Carlos Alberto Soffredini
Mão na luva – Oduvaldo Vianna Filho
Mistério-bufo – Vladimir Maiakovski
Moço em estado de sítio – Oduvaldo Viana Filho
Navalha na carne – Plínio Marcos
Novas diretrizes em tempos de paz – Bosco Brasil
Nossa cidade – Thorton Wilder
Nossa vida não vale um Chevrolet – Mario Bortoloto
O anel de Magalão – Luis Alberto de Abreu
O homem imortal – Luis Alberto de Abreu
O inspetor geral – Nicolai Gógol
O mata-burros – Fábio Torres
O Noviço – Martins Pena
O rei da vela – Oswald de Andrade
O santo e a porca – Ariano Suassuna
O Telescópio – Jorge Andrade
O último carro – João das Neves
Os tecelões – Gerhart Hauptmann
Pequenos burgueses – Maximo Górki
Preso entre ferragens – Fernando Bonassi
Querida mamãe – Maria Adelaide Amaral
Rasga coração – Oduvaldo Viana Filho
Rasto atrás – Jorge Andrade
A Santa Joana dos Matadouros – Bertolt Brecht
Seis personagens à procura de um autor – Luigi Pirandello
Senhorita Júlia – August Strindberg
Tartufo – Moliére
Um homem é um Homem – Bertolt Brecht
Woyzeck – Georg Büchner

Um comentário:

Anônimo disse...

Geraldo de Caicó
Toda a equipe está de parabéns por organizar esta grandiosa Oficina de Teatro. Aqui em Pimenta Bueno, Rondônia, estamos oferecendo também uma oficina de Teatro aos novos pretendentes atores.Podemos nos manter contatos. geraldo_anizio@hotmail.com ou pelo blog www.geraldoanizio.zip.net
Vocês merecem uma bula de louvor pelo formação aplicada sobre o teatro na vida desses jovens.
Abraços