quinta-feira, fevereiro 24, 2011

GERAÇÃO 80 COM O TEATRO DA TRANSPIRAÇÃO DO PARQUE ESCOLA COORDENAÇÃO: TEATRO DA CONSPIRAÇÃO

ATENÇÃO: MUDANÇA DE LOCAL

Teatro Municipal de Santo André
Praça IV Centenário, 01 - CENTRO
Paço Municipal




APRESENTAÇÃO

Em agosto de 2010 o Teatro da Conspiração, de Santo André, completou 10 anos comemorando com uma Mostra de alguns de seus espetáculos no

no Espaço Casimiro de Abreu, fecha a Mostra com a estreia e temporada de “Geração 80” de Adélia Nicolete com o Teatro da Transpiração entre outubro e novembro no Parque Escola de Santo André.

O Teatro da Conspiração surgiu em agosto de 2000 a partir de um projeto de montagem da ELT - Escola Livre de Teatro de Santo André unindo os mestres da Escola com os profissionais da cidade. Deste projeto surge seu primeiro espetáculo, PARTIDA, texto de Luís Carlos Leite, com direção de Solange Dias

Na seqüência foram apresentados a primeira versão de “GERAÇÃO 80”; “CANTOS PERIFÉRICOS”; “TITO - É MELHOR MORRER DO QUE PERDER A VIDA” e “A DOCE FLOR DA SOLIDÃO”, além de incursões pelo teatro infantil e pela contação de histórias, todos cumprindo temporadas e apresentações no ABC Paulista, São Paulo e interior, recebendo diversos prêmios em Mostras e Festivais.

Em 2004 inicia-se uma outra etapa do grupo ao realizar um “Oficinão” no Parque Escola, em Santo André, que já produziu seis montagens, relendo e recriando textos de Shakespeare, Guimarães Rosa e Mário de Andrade, dando origem ao Teatro da Transpiração que junta, no mesmo barco, atores e não-atores, crianças, jovens e adultos para produzir um espetáculo por ano, dentro de um espaço livre de vivência artística. “Geração 80” é o resultado deste projeto.

“Geração 80”, texto já encenado pelo Teatro da Conspiração em 2002 e que cumpriu temporada no Teatro Conchita de Moraes - ELT de Santo André e no TUSP em São Paulo, conta a história de dez amigos que ao se formarem em 1980 no Colégio Américo Brasilense de Santo André, marcam um reencontro para 2011. A peça mostra a trajetória desses amigos, seus sonhos, expectativas e frustrações tendo como pano de fundo os acontecimentos sociais, culturais, políticos e econômicos da década de oitenta como o movimento “Diretas Já” e o surgimento dos primeiros casos e mortes devido a AIDS.

Embalado por músicas e bandas desta época como “Paralamas do Sucesso”, “Legião Urbana” e “Barão Vermelho”, “Geração 80” acaba se tornando um grande painel dos costumes, desejos e aspirações da juventude dos anos 1980.

Desde sua fundação, o Teatro da Conspiração de Santo André, buscou um trabalho permanente de investigação na linguagem teatral, investindo em dramaturgias inéditas e em encenações que nascessem de pesquisas e criações de seus integrantes e que tivessem ressonância no homem contemporâneo.


SERVIÇO:

Com o Teatro da Transpiração e Direção do Teatro da Conspiração

Texto: Adélia Nicolete

LOCAL: Teatro Municipal de Santo André - Praça IV Centenário, 01 - Paço Municipal
DIA: 3 de março às 19:00 hs

TEMPO DE DURAÇÃO: 120 minutos


Nenhum comentário: