segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Estréia TEREZINHA - Núcleo de Teatro de Rua

TEREZINHA
(apresentação na sexta-feira dia 18, às 16h. Saída da ELT)


Um cortejo dentro de uma peça. Sete atores fazem sete foliões, personagens nascidos de improvisações inspiradas na observação do bairro, que saem num cortejo musical, tendo Santa Terezinha como padroeira.

Durante o ano de 2010, o Núcleo de Teatro de Rua saiu em cortejo coletando e compartilhando histórias dos moradores de Santa Teresinha em suas casas, a fim de montar uma peça sobre o bairro. Em dado momento, percebeu-se que o cortejo era a própria peça.

Mas o que seria fundar, em pleno século XXI, um cortejo popular? Quem são os foliões desse cortejo? Que histórias esse cortejo conta?

Respondendo isso, criamos uma lenda, também sedimentada na experiência pelo bairro, atendendo nossa necessidade de comunicação: a enchente que castiga no verão, nosso estandarte de objetos, nossa carroça-barco. Assim, o cortejo conta a história de uma princesa e um príncipe de um antigo reino perfeito, que iriam se casar. No dia do matrimonio, o príncipe sai à procura de um objeto, o presente perfeito para sua amada princesa. No caminho, uma feiticeira, tomada pelo ciúme do casamento, amaldiçoa o príncipe e o transforma no objeto de sua procura, objeto esse que ninguém sabe qual é. Eternamente esperando seu amado que jamais retornou, a princesa, de tanto chorar, inunda as ruas do bairro, transformando-se em enchente. Os guerreiros do reino e a princesa, desde então, vagam em sua carroça-barco pelas ruas da cidade a procura do tal objeto, coletando e compartilhando histórias.

A lenda é contada por meio de música e improviso, indo ao encontro da platéia.


Coordenação: Ana Roxo e Cristiano Meireles


Estréia: dia 18 de março, às 16h. Saída do cortejo: ELT - Pça Rui Barbosa, 12 - Bairro Sta. Terezinha - Santo André


ATENÇÃO: EM CASO DE CHUVA, A APRESENTAÇÃO (CORTEJO) SERÁ CANCELADA.


Vejam também este vídeo, com um trecho da peça Marragoni do Núcleo de Teatro de Rua da ELT:

3 comentários:

Marcos S. P. Euzebio disse...

Parabéns pela ideia e pelo diálogo com os moradores e com a realidade do bairro. Quando serão as próximas apresentações, os próximos "cortejos"?

Unknown disse...

Olá Marcos. Com a chuva, tivemos que adiar o cortejo. Passamos a apresentaçãompara o dia 18/03, também as 16hrs, ok??

Marcos S. P. Euzebio disse...

Ok. Obrigado!