Comunidade ELT,
O Grupo de Estudos da Assembleia desenvolveu - a partir do primeiro modelo proposto da Meta-Assembleia - um novo modelo, considerando as legítimas preocupações quanto ao "engessamento" e a "burocratização excessiva" que qualquer proposta de discussão para organização/manutenção pode gerar. Tendo claramente a concepção de que o objetivo primordial da Assembleia é assegurar o direito de voz (pleno) e participação real nas deliberações do indíviduo dentro da comunidade, nos ativemos às questões de caráter "emergenciais" - assim digamos - para o funcionamento real desse mecanismo de construção coletiva. Entendemos, também, a necessidade de desdobramentos que só poderão ser 'teorizados' (observados) assim que estiverem em experiência (prática). Esse modelo será apresentado na próxima Assembleia para, então, ser rediscutido. Que esteja claro que se trata de uma proposta de discussão, portanto, não há fechamentos. As questões estão ao alcance de todos para que possamos discorrer e encontrar um modelo harmônico e que funcione organicamente na Escola Livre de Teatro.
Meta-Assembleia
Proposta de discussão para organização e estruturação da Assembleia na ELT
Finalidade da Assembleia:
A proposta compreende o duplo caráter da Assembleia (informativo/deliberativo), na seguinte forma: Apresentação do tema sucinta e objetiva que não ultrapasse 10 (dez) minutos – organizada e realizada pelo Grupo Pré-Assembleia (GPA). Deve-se aproveitar os 40 (quarenta) minutos seguintes (nas assembleias de uma hora) para a manifestação de falas e adendos. Os últimos 10 (dez) minutos deverão ser dedicados a Conclusões de Deliberações, Encaminhamentos, Opção de Estender o Tempo e a leitura do esboço da Ata da Assembleia. A profundidade das questões abordadas será alcançada através do grupo luaescolalivre. Para que toda a comunidade possa ter acesso a discussão/informação e ao direito de voz ainda que não tenha acesso a internet, haverá um espaço no mural destinado a receber os e-mails impressos e um caderno oficial, do qual o conteúdo deve ser postado no grupo luaescolalivre, uma vez por semana.
Recursos de fala:
- Mediação: Busca-se entender na figura do mediador um organizador da prática da Assembleia. Qual teria a função de anotar inscrições e organizar a fala. Também compreende aceitar ou não adendos em favor do desenvolvimento da questão em pauta. O mediador tem autoridade legítima, mas deve-se entender que seu papel, de forma alguma, pode beirar o autoritarismo. O mediador seria decidido no ato da Assembleia, a partir de pessoas que, voluntariamente, se apresentariam para tal função.
- Inscrição: Pode ocorrer no decorrer da discussão dentro dos limites (que se façam cruciais para a organização) colocados pelo mediador.
Foco/Fluxo:
- Pauta: A mediação será responsável por canalizar a discussão em favor do que, de fato, está sendo discutido. O que não exclui a possibilidade de beirar-se questões de outras atmosferas, uma vez que se pretende tornar a assembleia um espaço fluido e vivo.
Tempo:
- Teto: Pressupõe-se que toda Assembleia dure o tempo de 1 (uma) hora. Porém, o coletivo ali reunido, ao sentir a necessidade, pode, democraticamente (sistema de votação), optar por estende-la.
Pré-Assembleia:
-Legitimidade: A convocação de uma Assembleia poderá vir de qualquer componente da comunidade ELT (funcionários, mestres e aprendizes).
-Organização: O Grupo Pré-Assembleia (GPA) será formado por um representante de cada núcleo (escolhido para esse momento, ou seja, não-fixo) e o convocador. O GPA desenvolverá uma breve apresentação informativa do assunto (dez minutos) e a realizará no início da Assembleia. A reunião do Grupo consiste na organização e discussão da pauta e apresentação de material de pesquisa que seja pertinente à discussão. A pertinência dos assuntos abordados deve ser colocada em questão. A “Conceitualização” ou esclarecimento de termos é compreendida na apresentação informativa da pauta.
Registro e Feitura da Ata:
-Haverá uma função que zele pela documentação, registro e feitura da Ata de cada Assembleia. No decorrer da Assembleia, o responsável por essa função deverá desenvolver um esboço da Ata, a ser lido ao final dessa. Tal responsável pela função será definido pelo GPA.
Thiago França - F13
Nenhum comentário:
Postar um comentário