quarta-feira, dezembro 14, 2011

INSCRIÇÕES ELT 2012


ESCOLA LIVRE DE TEATRO (ELT)
ABRE INSCRIÇÕES PARA NOVOS APRENDIZES (TODAS AS INFORMAÇÕES ESTÃO ABAIXO)
A ELT firmou-se, nestas duas últimas décadas, como um dos mais importantes centros de formação e pesquisa teatral do país e como um dos projetos pedagógicos mais sérios na área de Artes Cênicas.
Em 2012, continuam as atividades já iniciadas em 2011 e são abertas novas vagas para diversos de seus Núcleos. Continuam a trajetória iniciada os processos ainda inconclusos e, para estes, não se oferecem vagas para iniciantes. Outros, entretanto, abrem-se para receber novos aprendizes.
As inscrições para os cursos oferecidos no ano 2012 estarão abertas de 02 de janeiro a 17 de fevereiro de 2012, das 14h às 18h e das 19h às 22h. São, assim como todas as demais atividades da ELT, gratuitas.
O candidato deve trazer uma foto 3x4 e uma xerox do RG para a inscrição. A seleção para a maior parte dos Núcleos de criação vai acontecer nas semanas de 24 de fevereiro a 09 de março de 2012 (verificar calendários específicos de cada Núcleo no ato da inscrição).
O que é a Escola Livre?
A ELT é um centro de formação, pesquisa e experimentação das linguagens teatrais de acesso público e gratuito. A Escola é um espaço mantido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Santo André e mantém atividades nas diversas áreas do fazer teatral.
Suas pesquisas propõem um caminho de construção da liberdade, através da vivências teatrais que buscam relações de aprendizado horizontais, focadas em trajetórias artísticas comprometidas com o pensamento e a prática coletivos.
Em 2012, a ELT recebe novos aprendizes nos seguintes núcleos de pesquisa e criação:

1. Núcleo de Formação de Atores: com duração mínima de 4 (quatro) anos, é o curso fundamental e mais tradicional da ELT. Já no primeiro ano, são cinco dias de aula por semana (18:30 às 22:30 hs), de segunda a sexta. É necessário um compromisso com a presença e a displicência em relação a este fator é motivo suficiente para o desligamento do aprendiz da turma. A presença diária (sem espaço para faltas e com rigoroso cumprimento dos horário combinados) é um ponto de apoio do fazer teatral e ganha bastante importância na ELT, sendo este um dos principais instrumentos de avaliação, para além das dimensões criativas, que dizem respeito ao atravessamento do aprendiz pelo processo de criação. Não há pré-requisitos para a inscrição, a não ser a idade mínima de 18 anos (candidatos menores de 18 anos devem obrigatoriamente se inscrever para o Núcleo de Teatro-Laboratório - TL). Os inscritos farão parte da seleção, que ocorrerá no período de 24 de fevereiro a 09 de março (todos os dias, de segunda a sexta-feira; ler, abaixo, o calendário de atividades).

1. No dia 24 de fevereiro é obrigatório que o candidato traga caneta para a Participação Teórica (redação sobre temas propostos e sobre questões - O CANDIDATO DEVERÁ TER LIDO OS TEXTOS:

I. "FUENTE OVEJUNA", de Lope de Vega;

II. “COMUNIDADE”, de Zygmunt Bauman;

III e as 4 peças de aprendizagem de Bertolt Brecht:

A) “O VÔO SOBRE O OCEANO”;

B) “A PEÇA DIDÁTICA DE BADEN-BADEN SOBRE O ACORDO”;

C) “AQUELE QUE DIZ SIM, AQUELE QUE DIZ NÃO”;

D) “A DECISÃO”.)

O candidato ouvirá uma breve palestra sobre as características da ELT e sobre o Processo de Seleção que será iniciado.

2. Para o dia 27 de fevereiro, o candidato deverá preparar, com bastante antecipação, uma cena com tempo entre 1 e 3 minutos, para a fase de pré-seleção. Esta cena será apresentada em banca aberta e será a responsável pela pré-seleção ou não do candidato à fase seguinte do processo seletivo. Há uma lista de textos a partir dos quais o candidato deverá escolher um para formular sua cena. Apenas devem ser apresentadas cenas de algum destes textos. É preciso compreender que é um processo de seleção e que, portanto, o candidato é responsável pela apresentação de algo que evidencie seu trabalho como ator, como um testemunho de sua trajetória no teatro – evitando clichês, excessos de materiais que mais escondam do que revelem seu trabalho, dando mais importância ao cuidado com sua presença no palco do que com outras preocupações exteriores.

2. Em 28 de fevereiro será publicada uma listagem com os nomes dos pré-selecionados – que continuarão o processo seletivo. A partir deste dia (início da fase 2), os candidatos pré-selecionados farão aulas práticas e teóricas e, por fim, haverá uma entrevista. Trata-se de um pequeno workshop ministrado pelos mestres da ELT, no sentido de apresentar aos candidatos um pouco do trabalho que será desenvolvido. Nas aulas práticas, os candidatos pré-selecionados serão estimulados a preparar uma cena curta, a partir de material poético previamente determinado pelos mestres, e que será apresentada ao final da dinâmica de seleção. A idéia é fazer com que todos os pré-selecionados vivenciem uma espécie de oficina teatral importante para sua formação - independente do fato se haverá ou não a aprovação final. A lista de pré-selecionados para a segunda fase da seleção será publicada no dia seguinte ao término da primeira fase (em que o candidato mostra uma cena que traz pronta, em 27 de fevereiro). Esclarecimento: na primeira fase, todos os candidatos apresentarão suas cenas e farão exame teórico e somente os pré-selecionados para a segunda fase seguem até o fim da seleção, construindo a segunda cena.

3. Na segunda fase, aulas de corpo, voz, teoria e interpretação serão ministradas. E uma cena será construída durante este período, sob orientação dos mestres. Para ser aprovado, o candidato deverá (além de ser selecionado pela banca examinadora) comparecer em todos os dias da seleção, pontualmente. Uma única ausência implicará eliminação imediata. Atrasos também serão responsáveis por sua eliminação.
4. É importante que o candidato prepare, com bastante antecedência, uma cena de 01 a 03 minutos (cenas que ultrapassarem este tempo serão interrompidas!), que será apresentada no dia 27 de fevereiro (ainda na primeira fase). O candidato poderá criar sua própria cena a partir da lista de textos indicados, por isso é recomendável que leia e pesquise vários textos teatrais e escolha uma cena em que a dramaturgia forneça elementos que potencializem sua performance criativa. Não serão aceitos textos originais e/ou de autoria própria. Há uma vasta obra a ser pesquisada entre todos os dramaturgos brasileiros e estrangeiros existentes. A escolha do texto e a transposição deste material poético para o palco serão observadas pela banca e devem ser realizadas com o máximo de cuidado pelo candidato.
5. Observação importante: textos clássicos, cuja execução exija um processo longo de criação, podem revelar-se inadequados, caso o candidato não tenha se apropriado profundamente de sua dimensão artística. Recomenda-se que sejam procuradas obras que toquem a sensibilidade criativa do candidato e que possam gerar cenas bem construídas, dotadas de simplicidade, precisão e limpeza. Os candidatos poderão trazer atores para realizarem a réplica de suas cenas, apenas na primeira fase. E, também, dois (ou mais) candidatos poderão realizar uma mesma cena, que será repetida para a observação de cada um deles. Caso o ator que irá realizar a réplica não seja um candidato, sua presença na sala de seleção somente será permitida durante a apresentação das cenas para a banca.
6. Durante a vivência do Processo Seletivo, é importante que o candidato reflita concretamente sobre a viabilidade de vivenciar ou não um processo longo e intenso como este. Há outros espaços (práticos e teóricos) na ELT, com carga horária menor e de igual contundência pedagógica. É preciso que cada candidato conheça seus limites, para que não venha a ocupar um espaço que, de fato, não tem condições para ocupar. Núcleos com um, dois ou três dias por semana, em diversos horários, oferecem vagas para pesquisa teatral – no campo da interpretação, da direção, do treinamento técnico e da teoria.
7. Um candidato poderá se inscrever para mais de um Núcleo, desde que saiba quais são suas prioridades e conheças seus limites (além dos horários de atividade dos Núcleos). Nas entrevistas que serão feitas, recomenda-se que o candidato utilize a máxima sinceridade em relação às suas dificuldades e limitações em todos os níveis.
8. As aulas terão início logo após a seleção, no dia 12 de março. No dia 09 de março, é necessária a presença de todos os aprovados neste Processo Seletivo para a sua respectiva matrícula. Os candidatos que não conseguirem aprovação para a Formação de Atores (em qualquer fase) poderão transferir as suas inscrições automaticamente para o TL (Teatro-Laboratório), se assim desejarem.
9. Atualmente, são Mestres do Núcleo de Formação do Ator: Alexandre Tenório, Antônio Rogério Toscano, Cuca Bolaffi, Juliana Monteiro, Lúcia Gayotto, Luciana Lyra, Mariana Senne, Pedro Mantovanni, Tata Fernandes e Thiago Antunes.
Observações importantes:
- Para não ser eliminado, o candidato deverá comparecer em todos os dias da seleção. Uma única falta implicará eliminação imediata (atrasos também são eliminatórios);
- No segundo dia, (apenas neste dia) será permitida a participação de acompanhantes que venham fazer a réplica das cenas (aquela pessoa que vai contracenar com o candidato);
- Dois (ou mais) candidatos poderão participar de uma mesma cena. Esta cena será repetida para que se possa observar cada um deles;
- Outras dúvidas e questões podem ser esclarecidas no primeiro dia da seleção, quando os coordenadores terão um bate-papo com todos os candidatos.


2. Núcleo de Iniciação Teatral / (Teatro-Laboratório):
Este curso tem por objetivo trabalhar com jovens (maiores de 16 anos) e adultos interessados em iniciar sua pesquisa de teatro, como atores. Aulas Práticas (de Interpretação), duas vezes por semana, somadas a mais uma noite de encontros de Aulas de Teoria, configuram a carga horária, de segunda a quarta-feira, das 18h30 às 22h30 (Três Noites por semana).
É possível inscrever-se para este Núcleo e para o Núcleo de Formação do Ator, uma vez que seus processos seletivos NÃO SERÃO COINCIDENTES.
Para os candidatos menores de idade (mais novos do que 18 anos e maiores de 16 anos) é possível apenas a inscrição no Núcleo de Teatro-Laboratório, e com documento assinado pelos pais ou responsável legal.
Seleção: Acontecerá nos dias 09 e 12 de março, das 18h30 às 22h30. Aula pratica. O candidato deve estar persente nos dois dias, a partir das 18h30, sem atraso, e deve trazer roupa adequada (evitar calças jeans e sapatos).
Orientação: Renata Zhaneta e Ana Roxo
Horário de funcionamento: Segundas, terças e quartas-feiras, das 18h30 às 22h30.
Início das aulas: 19 de março.


3. Núcleo de Dramaturgia
O Núcleo desenvolverá, em 2012, um estudo teórico e prático a partir das obras Odisséia, de Homero, e O Herói de Mil Faces, de Joseph Campbell. Abordará o estudo dos gêneros narrativo, dramático e lírico e seus desdobramentos na escrita teatral, bem como a presença da história e da mitologia dentro da construção da dramaturgia. O Núcleo exige, além das 4 horas de aula semanal, tempo extra para leitura e produção de texto. É necessário que o candidato avalie a possibilidade de cumprir estas tarefas, sem as quais a presença no núcleo se torna contraproducente.
Parceria com o Núcleo de Interpretação
Os integrantes do Núcleo de Dramaturgia serão convidados a acompanhar as atividades realizadas pelo Núcleo de Interpretação - Experimentos Cênicos para intercambiar o material produzido em etapas distintas dos estudos. Os dramaturgos também produzirão textos a partir do que assistiram ou de motes do material de estudo. Os textos serão lidos e estudados pelos atores.
O Núcleo é destinado a a) estudantes de teatro que já escrevem; b) escritores que queiram escrever para teatro; c) interessados que gostem de ler e de escrever. É necessário que o participante já tenha alguma experiência com escrita e com teatro, e que tenha tempo e vontade de produzir textos.
Coordenação: Ana Roxo (dramaturga, diretora, atriz e poeta)
Quando: Quartas-feiras, das 14h às 18h.
Seleção: texto teatral de autoria própria (de até três páginas) entregue NO ATO DA INSCRIÇÃO e entrevista no dia
Data de seleção: 07/03/2012 - (quarta-feira) das 14h as 18h.
Vagas: 25 (ex-aprendizess do núcleo devem se inscrever; não é necessário entregar texto)
Início das aulas: 21/03/2012 (quarta-feira) / Duração: pelo menos 1 ano.

4. Núcleo de Direção Teatral – NDELTA12
O Núcleo de Direção está com as inscrições abertas para coletivos que tenham o desejo de ter uma orientação artística em um processo criativo. Este projeto pode ser apenas uma ideia ou já estar em andamento. Os coletivos devem ter a figura do diretor ou assumir coletivamente este papel. O Núcleo estará focado em dar uma orientação em todas as etapas do processo: propostas, ensaios, aberturas de processos e temporada.
Os coletivos poderão ensaiar nos próprios horários do Núcleo nas dependências da ELT e também cumprirão uma temporada na ELT no final do segundo semestre . Os interessados devem ir na ELT fazer a inscrição até o dia 15 de março; não é preciso que todos os envolvidos façam a inscrição apenas uma inscrição por projeto
Quando: Terças e quintas-feiras, das 9h00 às 13h, na Escola Livre de Teatro
Seleção: terá três etapas, nos dias 13, 15 e 20 de março às 9h na ELT. Nestes dias, será importante que a maioria dos envolvidos no projetos estejam presentes.
Para a seleção é necessário trazer, no dia 13 de março ou no ato da inscrição, uma (01) via do projeto no qual deve constar: 1. a ficha técnica; 2. uma proposta de criação; 3. o texto (caso exista); 4. o currículo de todos os participantes e 5. uma carta de no máximo 15 linhas dizendo qual o interesse em que este projeto seja orientado e por que veio buscar esta orientação na ELT.
-> Qualquer dúvida pode ser mandada para o email nucleodedirecaoelt@hotmail.com
Orientaçao: Luiz Fernando Marques (Lubi)

5. Núcleo de Interpretação – Experimentos Cênicos
Este Núcleo desenvolverá um estudo prático a partir da obra literária Odisséia, de Homero, em 2012. Destina-se a jovens interessados na linguagem teatral, acima de 18 anos – oriundos de grupos, escolas de teatro ou de coletivos não-profissionais. Pensado como um programa de formação através de aprendizagem técnica, experimentação da linguagem teatral e reflexão crítica.
A prática abarca preparação técnica dos atores; elaboração de experimentos cênicos; exercícios de composição de cena; reflexão das experiências realizadas. Os estudos têm, como eixo principal, a obra literária Odisséia e as possibilidades do uso da palavra em formas narrativa, poética e dramática.
Parceria com o Núcleo de Dramaturgia - Os integrantes do Núcleo de Dramaturgia serão convidados a acompanhar as atividades realizadas pelo Núcleo de Experimentos Cênicos para observar o material produzido em etapas distintas dos estudos. Os dramaturgos proporão leituras para os atores, com textos produzidos a partir do que assistiram ou das fontes que serão produzidas no Núcleo de Dramaturgia sob orientação de Ana Roxo.
Não se trata de uma perspectiva de trabalho indicada a iniciantes na carreira teatral. É importante que o aprendiz já tenha alguma experiência anterior com o teatro, para que possa responder com mais prontidão às provocações estéticas a serem constituídas neste território poético. Para iniciantes, sugere-se a inscrição do Núcleo de Teatro-Laboratório.
Orientação: Cris Lozano
Inscrições: de 02 de janeiro a 17 de fevereiro de 2012
Data de seleção: 29/02/2012 - (quarta-feira) das 14h as 18h – O candidato deve preparar uma cena de no máximo 2 minutos, com um trecho escolhido da obra de Ítalo Calvino. Pode trazer réplica.
Vagas: 25 (ex-alunos do núcleo devem fazer a seleção e escrever a carta de intenção).
Início das aulas: 21/03/2012 (quarta-feira)
Duração: 1 ano.
Pré-requisito: Escrever carta de intenção/interesse no curso. O número de faltas, em 09 meses de curso, não deve ultrapassar 3 aulas. O desligamento ocorrerá automaticamente.


6. Núcleo de Máscaras
No ano de 2012 o Núcleo Máscara optou por continuar a pesquisa com a mascara da Commedia dell’Arte e do teatro físico. Sem perder de vista o treinamento bastante intenso constante desde o início do projeto, gostaríamos de adentrar mais profundamente no território da dramaturgia da máscara. Sempre partindo do trabalho físico, da ação e do ator como centro da nossa investigação.
Pretendemos buscar um treinamento a partir do jogo e da improvisação, criando e investigando suas regras, para que o ator possa ter um domínio suficiente para a descoberta desta dramaturgia. Paralelamente, gostaríamos de nos alimentar estudando a dramaturgia já existente e os modos de fazer da Commedia dell’Arte, como os canovacci, os lazzi etc. Serão abertas (04) quatro vagas para pessoas que já tenham algum conhecimento e experiência prática nas linguagens citadas. A seleção será feita a partir de currículo carta de interesse e participação de uma aula aberta.
Os antigos aprendizes permanecem no Núcleo, mas devem realizar nova inscrição.
Orientação: Cuca Bolaffi
Seleção: 13 de março (primeiro dia de aula)
Quando: O núcleo acontece às terças-feiras, das 14h às 18h

7. Núcleo de Sonoridades
Partindo de um objetivo central: investigar as sonoridades no teatro, seja da produção vocal propriamente dita – cantada e/ou falada –, como também de suas articulações com a música, com o corpo, com as atmosferas sonoras da composição cênica, o Núcleo de Sonoridades parte de alguns conceitos estruturais:
Corpo vocal: Parte do pressuposto de que a voz se faz pelo “feito” do corpo e, vice-versa, o corpo se faz também pela voz. Este conceito ajuda a praticar e investigar as posturas e os encaixes do corpo vocal, procurando dilatá-lo. Uma de suas abordagens tem por base o treinamento: gerar um repertório comum, por meio de procedimentos estudados e criados coletivamente, pelos aprendizes e pela mestre.
Ação vocal: conceber e praticar os recursos vocais ligados às forças vitais, trabalhando a expressividade no estudo de textos teatrais, de personagens, suas situações, intenções, objetivos e subtextos. Um de seus desdobramentos práticos envolve ler e dizer: experiências de leitura em voz alta, suas potências emissivas; as especificidades entre o ler e o dizer, comunicar e interpretar. Outro procedimento essencial diz respeito ao estudo e reconhecimento de ações vocais no texto teatral, bem como no jogo cênico.
Dinâmicas de Movimento da Voz – ligadas à multiplicidade de movimentos da voz, esta vertente do trabalho aponta para investigação da matéria sonora e suas dinâmicas; o estudo de termos descritivos da voz, as dinâmicas de movimento de Laban relacionados à dinâmicas vocais. No ano de 2011, iniciamos a prática do que intulamos “sound ville” ou “sítios sonoros”, a qual daremos continuidade. Nesses espaços/sítios de atuação, a emissão é propulsora em diversos jogos, por exemplo, a roda rítmica, em que os participantes tomam um poema ou um texto como ponto de partida e improvisam sonoridades com um coro e com um músico atuador.
Orientação: Lucia Gayotto
Freqüência: semanal, às quintas-feiras, das14h às 18hs
Destinado a: todos os interessados, a partir de 18 anos. 
Critério de Seleção: carta de intenção individual e entrevista coletiva.
Data da seleção: Dinâmica com a Lúcia dia 08 de março, ás 14h.

8. Núcleo de Composição Cênica
Núcleo de natureza teórico prática, com a produção de cenas feitas a partir do estudo teórico, abre um espaço para o desenvolvimento de uma pesquisa que envolva diretamente a perspectiva de composição de uma cena conceitual.
Com a perspectiva de trabalhar teoria e prática conjuntamente, o núcleo pretende estudar algumas das principais experiências do século XX interessadas em alargar aspectos formais da construção cênica, como o uso do espaço, do tempo e o trabalho de montagem.
Dentre a miríade de autores que podem ser convocados para este estudo, tomaremos por princípio os trabalhos de Gordon Craig, da Bauhaus, do Futurismo Italiano, as experiências Dadaístas de colagem, as propostas cênicas de Samuel Beckett e os processos criativos de Robert Wilson.
O objetivo é possibilitar ao aprendiz a criação de cenas que dialoguem com os princípios poéticos pesquisados pelos autores apresentados.
Seleção: Prevista para o dia 28 de fevereiro, das 14h às 18h. Aula prática e apresentação de carta de intenção no ato de inscrição.
Orientação: Vinícius Torres Machado
Horário de funcionamento: Terças e quintas-feiras, das 14h às 18h.

9. Núcleo de História do Teatro
Este Núcleo, de natureza teórica, percorrerá as dimensões conceituais do contexto do surgimento do teatro, no Ocidente, a partir do estudos de documentos (dramaturgias) e textos críticos produzidos sobre o assunto. Há uma considerável carga de leitura e a necessidade de que haja disponibilidade, por parte do aprendiz, de percorrer as discussões teóricas e as aulas expositivas (durante 4 horas seguidas) com presença constante e participação efetiva através de leituras e tarefas objetivas.
Os estudos, a partir da formação do teatro na Grécia, estarão focados no estudo de teóricos como Jean-Pierre Vernant, Vidal Naquet, Jacqueline de Romilly, dentre outros.
Serão toleradas, durante o ano, o número máximo de 03 faltas. O desligamento ocorrerá automaticamente se houver descumprimento deste acordo.
Seleção: Prevista para o dia 24 de fevereiro, das 14h às 18h.
Orientação: Antônio Rogério Toscano
Horário de funcionamento: Sextas-feiras, das 14h às 18h.

Corpo docente

A ELT conta hoje com um corpo docente formado por professores-artistas atuantes no teatro brasileiro contemporâneo, como Alexandre Tenório, Ana Roxo, Antônio Rogério Toscano, Cuca Bolaffi, Cris Lozano, Juliana Monteiro, Lúcia Gayotto, Luciana Lyra, Luiz Fernando Marques, Mariana Senne, Pedro Mantovanni, Renata Zhaneta, Tata Fernandes, Thiago Antunes e Vinícius Torres Machado.
Coordenador Pedagógico da Escola Livre de Teatro: Antônio Rogério Toscano.

Serviço: Inscrições para novos alunos, de 02 de janeiro a 17 de fevereiro de 2012

Local: Teatro Conchita de Moraes e Escola Livre – Pça. Rui Barbosa, 12 Bairro Santa Terezinha - Santo André
Horário de atendimento: das 14h às 18h e das 19h às 22h
Documentos necessários para a inscrição: cópia do RG, uma foto 3x4, autorização do pai ou responsável (menores de 18 anos).
Pede-se a doação de um livro de teatro (dramaturgia ou teoria) para a biblioteca da Escola.
Mais informações, pelo telefone 4996 2164 ou 4997-5254.
A ELT NÃO DIVULGA RESULTADOS PELO TELEFONE. O CANDIDATO DEVERÁ COMPARECER NA ESCOLA PARA CONFERIR A LISTA DE APROVADOS.
VERIFIQUE OS HORÁRIOS PLANEJADOS Válidos para 2012.
Formação 16 – 18h30 às 22h30
segunda-feira teoria Pedro Mantovanni
terça-feira interpretação Cuca Bolaffi
quarta-feira interpretação Cuca Bolaffi
quinta-feira voz/música Lúcia Gayotto e Tata Fernandes
sexta-feira corpo Thiago Antunes

Formação 15 – 18h30 às 22h30

segunda-feira teoria Pedro Mantovanni
terça-feira interpretação Juliana Monteiro
quarta-feira corpo Thiago Antunes
quinta-feira interpretação Juliana Monteiro
sexta-feira corpo Mariana Senne
Formação 14 – 18h30 às 22h30
segunda-feira teoria Pedro Mantovanni
terça-feira música Tata Fernandes
quarta-feira corpo Juliana Monteiro
quinta-feira interpretação Antônio Rogério Toscano
sexta-feira interpretação Antônio Rogério Toscano
Formação 13 – 18h30 às 22h30
segunda-feira teoria Pedro Mantovanni
terça-feira intepretação Alexandre Tenório
quarta-feira corpo Luciana Lyra
quinta-feira interpretação Alexandre Tenório
sexta-feira interpretação Luciana Lyra (e assistente)
Núcleo de Direção Teatral – 09h às 13h
terça-feira direção Luiz Fernando Marques
quarta-feira direção Luiz Fernando Marques
Núcleo de Interpretação – 14 às 18h
segunda-feira interpretação Cris Lozano
quarta-feira interpretação Cris Lozano
Núcleo de História do Teatro – 14h às 18h
sexta-feira teoria Antônio Rogério Toscano
Teatro Laboratório / Iniciação Teatral – 18h30 às 22h30
segunda-feira interpretação Renata Zhaneta
terça-feira interpretação Renata Zhaneta
quarta-feira teoria Ana Roxo
Núcleo de Sonoridades - 14h às 18h
quinta-feira voz e música Lúcia Gayotto
Núcleo de Dramaturgia - 14h às 18h
quarta-feira teoria e prática Ana Roxo
Núcleo de Máscaras – 14h às 18h
terça-feira interpretação Cuca Bolaffi
Núcleo de Composição Cênica – 14h às 18h
terça-feira teoria e prática Vinícius Torres Machado
quinta-feira teoria e prática Vinícius Torres Machado


Textos indicados para a criação das cenas a serem apresentadas no 1º dia de seleção do NÚCLEO DE FORMAÇÃO DE ATORES


A bilha quebrada – Heinrich Von Kleist
A cantora careca – Eugène Ionesco
A casa – Rudifran Pompeu
A casa de Bernarda Alba – Federico Garcia Lorca
A casa fechada – Roberto Gomes
A degola – Paula Chagas
A falecida – Nelson Rodrigues
A gaivota – Anton Tchekhov
A história do zoológico – Edward Albee
A mandrágora – Nicolai Maquiavel
À margem da vida – Tennessee Williams
A megera domada – William Shakespeare
A missão – Heiner Müller
A moratória – Jorge Andrade
A morte de Danton – Georg Büchner
A morte do caixeiro viajante – Arthur Miller
A oração – Fernando Arrabal
A profissão da senhora Warren – Bernard Shaw
A procura de emprego – Michel Vinaver
A prova de fogo – Consuelo de Castro
A vida de Eduardo II da Inglaterra – Bertolt Brecht
A vida de Galileu – Bertolt Brecht
A vida é sonho – Calderón de la Barca
A visita da velha senhora – Frederich Dürrenmatt
Agora e na hora da nossa hora – Eduardo Okamoto
Agreste – Newton Moreno
ainda sem título – Ana Roxo
Aldeotas – Gero Camilo
Aquele que diz sim, aquele que diz não – Bertolt Brecht
Arena conta Tiradentes – Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal
Arlequim, servidor de dois patrões – Carlo Goldoni
As aves – Aristófanes
As bruxas de Salém – Arthur Miller
As criadas – Jean Genet
As moscas – Jean-Paul Sartre
As três irmãs – Anton Tchekhov
As troianas – Eurípedes
Assim é se lhe parece – Luigi Pirandello
Auto da barca do inferno – Gil Vicente
Ânsia – Sarah Kane
Bartolomeu – Que será que nele deu? – Claudia Schapira
Bella ciao – Luis Alberto de Abreu
Biedermann e os incendiários – Max Frisch
Bodas de sangue – Federico Garcia Lorca
Burger King – Richard Maxwell
Caiu o ministério – França Júnior
Casa de bonecas – Henrik Ibsen
Chapetuba Futebol Clube – Oduvaldo Viana Filho
Criança enterrada – Sam Shepard
Cyrano de Bergerac – Edmond Rostand
Descrição de imagem – Heiner Müller
DEUS – Woody Allen
Dissidente – Michel Vinaver
Dorotéia – Nelson Rodrigues
Dr. Fausto – Cristopher Marlowe
Édipo rei – Sófocles
Eles não usam black-tie – Gianfrancesco Guarnieri
Equus – Peter Shaffer
Esperando Godot – Samuel Beckett
Esplêndidos – Jen Genet
Esta propriedade está condenada – Tennessee Williams
Fatia de guerra – Andrew Knoll
Fausto – Johann Wolfgang von Goethe
Fausto Zero – Johann Wolfgang von Goethe
Fim de partida – Samuel Beckett
Fuenteovejuna – Lope de Vega
Gás – Georg Kaiser
Gota d´água – Chico Buarque e Paulo Pontes
Guernica – Fernando Arrabal
Hécuba – Eurípides
Hoje é dia de rock – José Vicente
Homem sem rumo – Arne Lygre
Homens de papel – Plínio Marcos
Homens, santos e desertores – Mario Bortolotto
Juno e o pavão – Sean O´Casey
Leo não pode mudar o mundo – Antônio Rogério Toscano
Leonce e Lena – Georg Büchner
Liberdade, liberdade – Millôr Fernandes
Longa jornada noite adentro – Eugene O´Neill
Macário – Álvares de Azevedo
Macbeth – William Shakespeare
Mais quero asno que me carregue que cavalo que me derrube – Carlos Alberto Soffredini
Mais um – Cássio Pires
Mary Stuart – Frederich Schiller
Mateus e Mateusa – Qorpo-Santo
Mistério-bufo – Vladimir Maiakovski
Murro em ponta de faca – Augusto Boal
Na solidão dos campos de algodão – Bernard-Marie Koltés
Natã, o sábio – Gotthold Lessing
Navalha na carne – Plínio Marcos
Nekrópolis – Roberto Alvim
Nossa cidade – Thorton Wilder
Novas diretrizes em tempos de paz – Bosco Brasil
O anel de Magalão – Luis Alberto de Abreu
O arquiteto e o imperador da Assíria – Fernando Arrabal
O assalto – José Vicente
O balcão – Jean Genet
O belo indiferente – Jean Cocteau
O burguês fidalgo – Moliére
O despertar da primavera – Frank Wedekind
O diabo preso pelo rabo – Pablo Picasso
O homem imortal – Luis Alberto de Abreu
O inspetor geral – Nicolai Gogol
O juiz de paz na roça – Martins Pena
O mata-burro – Fábio Torres
O noviço – Martins Pena
O pato selvagem – Henrik Ibsen
O pássaro azul – Maurice Maëterlinck
O preceptor – R. Lenz

O quarto – Harold Pinter

O rei da vela – Oswald de Andrade

O santo e a porca – Ariano Suassuna
O último carro – João das Neves
Os bandoleiros – Frederich Schiller
Os maquinoclastas – Ernst Toller
Os Menecmos – Plauto
Os tecelões – Gerhart Hauptmann
Pequenos burgueses – Maximo Gorki
Pinókio – Roberto Alvim
Preso entre ferragens – Fernando Bonassi
Psichose 4.48 – Sarah Kane
Pterodáctilos – Nicky Silver
Ralé – Maximo Gorki
Rasga coração – Oduvaldo Viana Filho
Rasto atrás – Jorge Andrade
Roberto Zucco – Bernard-Marie Koltés
Romeu e Julieta – William Shakespeare
Savana Glacial – Jô Bilac
Salomé – Oscar Wilde
Santa Joana dos matadouros – Bertolt Brecht
Seis personagens à procura de um autor – Luigi Pirandello
Senhorita Júlia – August Strindberg
Sonho de uma noite de verão – William Shakespeare
Só eles o sabem – Jean Tardieu
Stultífera Navis – Luís Alberto de Abreu
Tartufo – Moliére
Vereda da salvação – Jorge Andrade
Victor ou as crianças no poder – Roger Vitrac
Volpone ou a raposa – Bem Jonson
Volta ao lar – Harold Pinter
Woyzeck – Georg Büchner
Yerma – Federico Garcia Lorca
– Fernando Marques

19 comentários:

Anônimo disse...

Gostari de fazer dois nucleos, seu dias de estudos são diferentes mas a seleção é no mesmo dia. como Fazer?

Anônimo disse...

amigo liga na escola e confirme isso.

Danielle disse...

A Escola Livre de Circo não abrirá inscrições esse ano?

escola livre de teatro disse...

Olá Danielle. Núcleo de Circo não abrirá este ano.

att,

Mario Matiello
moderador blog ELT

Mauricio disse...

Olá. Gostaria de saber qual o tipo de formação oferecida pelo Núcleo de formação de atores, técnico, graduação ou nenhum dos dois? E teria um dia específico para se inscrever neste núcleo? Obrigado.

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber o horário dos testes do "Nucleo de formação de atores" nos dias 24, 27 e 28 de fev.
Grato

escola livre de teatro disse...

O horário é das 18:30h às 22:30h

att,

moderador blog ELT

escola livre de teatro disse...

Como está escrito:
2. Núcleo de Iniciação Teatral / (Teatro-Laboratório):
Este curso tem por objetivo trabalhar com jovens (maiores de 16 anos)

charlie disse...

sabe onde eu encontro as cenas pre determinadas

Amaro disse...

Nao tenho experiencia nenhuma, mas poderia me inscrever em algum curso para ter uma desenvoltura melhor, tanto pessoal e ate mesmo sentir se me intentifico com a area?

Moh_ disse...

Para fazer a inscrição no Núcleo de Teatro-Laboratório é necessário que os pais estejam juntos, ou só apresentar uma autorização assinada?

escola livre de teatro disse...

Charlie, os textos vc pode xerocar em frente a escola no período da tarde.

Amaro, faça sua inscrição no Teatro Laboratório.

Moh, pode levar autorização assinada pelos seus pais.

att,

moderador blog ELT.

Amaro disse...

Mas tenho 30 anos...tem algum problema ou o teatro laboratorio é somente para jovens? Nao vou ficar perdido?

escola livre de teatro disse...

Amaro, faça sua inscrição no Teatro Laboratório, a idade mínima é 16 anos. Temos muitos adultos tbm no núcleo.

Att,

moderador blog

Camila Almeida Leite disse...

Olá!
Estou interessada no núcleo de sonoridades. Para onde envio a minha carta de intenção?

Adriana disse...

Ola, fiz minha inscrição para o curso de Teatro laboratorio, porem no dia da seleção o que sera feito? Tenho que ensaiar alguma peça? pq a necessidade de usar roupas leves no dia da selação?

Grata.

escola livre de teatro disse...

Adriana, vá com roupas confortáveis, como sugere o edital. Camila, a carta de intensão é entregue na propria ELT, no ato de inscrição..

att,

moderação do blog

bruno disse...

qual sera o horario no dia 24?

escola livre de teatro disse...

Bruno, o HORÁRIO da SELEÇÃO é igual o de AULA, das 18:30 às 22:30 hs, de segunda a sexta.

moderação do blog