sexta-feira, junho 04, 2010

Há um Crocodilo Dentro de Mim - Espetáculo e Oficina na ELT


Espetáculo na ELT, dias 19 e 20 de junho, às 20h, capacidade 70 pessoas.


Dia 19, haverá uma oficina com o grupo, das 11h às 14h. Seguem informações.

Sinopse Há um crocodilo dentro de mim

Em uma “toca do coelho” imaginária, duas Alices - desdobradas da protagonista da obra de Lewis Carroll - divertidas e extravagantes, brincam com temas sérios num jogo de faz-de-conta adulto. Elas cantam, dançam, contam histórias e fabulam, em clima de non-sense, sobre a vida, a morte e outros assuntos bem menos solenes. Duração: 50 minutos. Indicado para público acima de 16 anos.

Release

Há um crocodilo dentro de mim é um espetáculo divertido, com humor ácido e ao mesmo tempo cheio de poesia e delicadeza. Explora o universo lúdico e colorido da infância aliado a temas como a morte, a solidão e a inadequação às normas sociais.

O espetáculo é um trabalho coletivo de criação e conta com textos do grupo, do autor português Abel Neves, da espanhola Angelica Lidell e do hispano-argentino Rodrigo Garcia. Outras grandes fontes de inspiração para o trabalho foram Lewis Carroll e sua Alice no País das Maravilhas, Júlio Cortázar e Boris Vian.

Rodrigo Garcia e Angélica Lidell foram descobertas preciosas para o grupo. A obra irrequieta e irreverente desses dois multi-artistas foi um prato cheio para as inquietações e indagações do grupo. Além da pesquisa textual e literária, o grupo também se aventurou por muitos videos do YouTube, em especial os da Marisol (também conhecida como Pepa Flores, diva espanhola dos anos 60 e 70), Sara Montiel, Jeanette e outros artistas latinos.


Há um crocodilo dentro de mim estreou em abril de 2009 no SESC Consolação, na cidade de São Paulo.Em novembro de 2009 realizou uma curta temporada no Rio de Janeiro, no Teatro Glauce Rocha, à convite do grupo carioca Teatro do Pequeno Gesto. Ainda em 2009 o espetáculo reestreou em São Paulo, na Sala Experimental Plínio Marcos, no TUSP (Teatro da Usp).


Há um crocodilo dentro de mim foi selecionado pelo ProAC, (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo) para circular em 2010 por Campinas, Piracicaba, Santos e Santo André. Além disso o espetáculo foi convidado para participar do Coletivo de Pequenos Contéudos, uma mostra de teatro contemporâneo que aconteceu no Fringe, Festival de Curitiba, em março deste ano.


Há um crocodilo dentro de mim foi indicado ao Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2009 na categoria “Melhor Trabalho apresentado em espaços não-convencionais”.


O GRUPO

lasnoias & cia nasceu em 2005 a partir de um grupo de estudo e experimentação em dramaturgia contemporânea vinculado à Escola de Arte Dramática da USP, sob coordenação de Silvana Garcia.


Em 2007, o grupo estreou sua primeira montagem – Lesão Cerebral – construído a partir de textos do escritor americano Donald Barthelme. Com esse trabalho o grupo cumpriu curtas temporadas em São Paulo. O espetáculo também foi apresentado no XIV Festival Internacional de Teatro de Santiago de Compostela, em abril de 2008.

Em abril de 2009 lasnoias & cia estreou seu segundo trabalho, Há um crocodilo dentro de mim, no SESC Consolação em São Paulo e agora circula com o espetáculo por outras cidades do país.


Mais informações: http://lasnoias.wordpress.com/

Ficha Técnica


Concepção e criação: Amanda Lyra, Maria Tuca Fanchin e Silvana Garcia

Dramaturgia e direção: Silvana Garcia

Textos: Angélica Lidell, Rodrigo García e Abel Neves

Elenco: Amanda Lyra e Maria Tuca Fanchin

Preparação corporal e direção de movimento: Vitor Vieira

Cenografia e figurinos: Amanda Lyra e Maria Tuca Fanchin

Produção: lasnoias & cia.

Fotografia: Vitor Vieira

Vídeo: Sina Filmes

Projeto Gráfico: Roberto Taddei

Release da Oficina


Oficina "A Construção da Cena com Textos Não-Teatrais", com o grupo lasnoias & cia.

Os procedimentos utilizados durante a elaboração das cenas do espetáculo "Há Um Crocodilo Dentro de Mim", do grupo lasnoias & cia, estruturam a metodologia da oficina, elaborada com a intenção de aproximar o público da experiência criativa de dramaturgia utilizando textos não dramáticos e não-teatrais. O participante terá a oportunidade de passar por exercícios de treinamento corporal, por exercícios de narrativa, leituras de contos e a busca de sua teatralidade. De maneira lúdica, o participante poderá vislumbrar as possibilidades de elocução do texto não-teatral e ampliar seu conhecimento da obra do escritor argentino Julio Cortazar, com a qual trabalharemos durante a oficina.

Carga-horária: 3 horas
Número de vagas: 20
Público-alvo: atores, alunos, professores, educadores e demais interessados no aprendizado das artes cênicas (acima de 16 anos)

Pré-requisito: É importante que o aluno chegue para a oficina tendo lido os textos "Carta a Uma Jovem Senhorita em Paris", e "Casa Tomada" de Julio Cortázar, ambos publicados no livro de contos "Bestiário". (Textos em anexo no link abaixo)
http://www.mediafire.com/?tmymvjmuddm

Nenhum comentário: