segunda-feira, janeiro 05, 2009

ELT ABRE INSCRIÇÕES PARA 1º SEMESTRE DE 2009

ESCOLA LIVRE DE TEATRO
ABRE INSCRIÇÕES PARA NOVOS APRENDIZES

A ELT firmou-se como o mais importante núcleo de formação e pesquisa teatral da região e como um dos projetos pedagógicos mais sérios na área, em todo o país. Em 2009, retomam-se as atividades e são abertas novas vagas para alguns de seus Núcleos.
As inscrições para os cursos oferecidos no ano 2009 já estão abertas e vão até 31 de janeiro.
Todas as atividades da ELT são gratuitas.
A seleção para o Núcleo de Formação do Ator vai acontecer entre os dias 6 e 19 de fevereiro. Os demais Núcleos de Criação têm o seu próprio calendário – (veja adiante).

O que é a Escola Livre?
A ELT é um centro de formação, pesquisa e experimentação das linguagens teatrais de acesso público e gratuito. A Escola é um espaço mantido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Santo André e mantém atividades nas diversas áreas do fazer teatral.
Em 2009, a ELT recebe novos aprendizes nos seguintes núcleos de pesquisa e criação:

[*A ELT sugere que se verifiquem os horários de seleção de cada núcleo com atenção. Pois poderá haver horários coincidentes – o que inviabiliza a inscrição nos dois núcleos em questão. Assim, os candidatos não poderão inscrever-se para 2 Núcleos cujos horários de seleção batam; fora isso, permite-se a inscrição em mais de 01 Núcleo, à vontade.
** Para aprendizes e não aprendizes, indistintamente, é importante e necessária a apresentação de documentação completa para validar a inscrição (inclusive com foto para todos os Núcleos pleiteados); sem isso, não serão aceitas as inscrições.

.
1. Núcleo de Formação de Atores (Introdução à Arte do Ator):


Com duração mínima de três anos, é o curso fundamental e mais tradicional da ELT. Já no primeiro ano, são cinco dias de aula por semana (18:30 às 22:30 hs), de segunda a sexta. Não há pré-requisitos para a inscrição, a não ser a idade mínima de 18 anos (candidatos menores de 18 anos devem obrigatoriamente se inscrever para o Núcleo de Teatro-Laboratório). Os inscritos farão parte da seleção, que ocorrerá no período de 06 a 19 de fevereiro, das 18h30 às 22h30.

1. No dia 06 de fevereiro é obrigatório que o candidato traga caneta para o Exame de Teoria (redação sobre temas propostos e sobre questões - O CANDIDATO DEVERÁ TER LIDO O TEXTO "CÁLICE, CAVALO. FOGO E MENINO", de Rubens Corrêa; e o livro "A PORTA ABERTA", de Peter Brook.). Para o dia 09 de fevereiro, o candidato deverá preparar, com bastante antecipação, uma cena com tempo entre 1 e 3 minutos, para a fase de pré-seleção.

2. Em 10 de fevereiro será publicada uma listagem de pré-selecionados. A partir deste dia (início da fase 2), os candidatos pré-selecionados farão aulas práticas e, por fim, haverá uma entrevista. Nas aulas práticas, os candidatos pré-selecionados serão estimulados a preparar uma cena curta, que será apresentada ao final da dinâmica de seleção. A idéia é fazer com que todos os pré-selecionados vivenciem uma espécie de oficina teatral importante para sua formação - independente de ser ou não aprovado, ao final. A lista de pré-selecionados para a segunda fase da seleção será publicada no dia seguinte ao término da primeira fase, ou seja, em 10 de fevereiro). Esclarecimento: nesta primeira fase, todos os candidatos apresentarão cenas e farão exame teórico e somente os pré-selecionados para a segunda fase seguem até o fim da seleção.

3. Na segunda fase, aulas de corpo, voz, teoria e interpretação serão ministradas. E uma cena será construída durante este período. Para ser aprovado, o candidato deverá (além de ser selecionado pela banca examinadora) comparecer em todos os dias da seleção. Uma única ausência implicará eliminação imediata (atrasos são também serão eliminatórios).

4. É importante que o candidato prepare, com bastante antecedência, uma cena de 01 a 03 minutos (cenas que ultrapassarem este tempo serão interrompidas), que será apresentada no dia 09 de fevereiro (ainda na primeira fase). O candidato deverá criar a sua cena a partir de textos teatrais que constam em uma lista que pode ser conseguida na ELT, no ato de sua inscrição. Não serão aceitos textos originais e de autoria própria. A escolha do texto e a transposição deste material poético para o palco serão observadas pela banca e devem ser realizadas com o máximo de cuidado pelo candidato.

5. Observação importante: recomenda-se que sejam escolhidas personagens que toquem a sensibilidade criativa do candidato e que possam gerar cenas bem construídas, dotadas de simplicidade, profundidade, precisão e limpeza. Os candidatos poderão trazer atores para realizarem a réplica de suas cenas, apenas na primeira fase. E, também, dois (ou mais) candidatos poderão realizar uma mesma cena, que será repetida para a observação de cada um deles. Caso o ator que irá realizar a réplica não seja um candidato, sua presença na sala de seleção somente será permitida durante a apresentação das cenas para a banca.

TEXTOS INDICADOS PARA A SELEÇÃO DA ESCOLA LIVRE DE TEATRO 2009
(para formação do ator)

A cantora careca – Eugène Ionesco
A degola – Paula Chagas
A falecida – Nelson Rodrigues
À margem da vida – Tennessee Williams
A megera domada – William Shakespeare
A missão – Heiner Müller
A morta – Oswald de Andrade
A morte do caixeiro viajante – Arthur Miller
A profissão da senhora Warren – Bernard Shaw
A prova de fogo – Consuelo de Castro
A vida é sonho – Calderón de la Barca
A visita da velha senhora – Frederich Dürrenmatt
Agreste – Newton Moreno
ainda sem título – Ana Roxo
Arlequim, Servidor de dois patrões – Carlo Goldoni
As criadas – Jean Genet
As moscas – Jean-Paul Sartre
As três irmãs – Anton Tchekhov
As troianas – Eurípedes
Auto da barca do inferno – Gil Vicente
Bartolomeu – Que será que nele deu? – Claudia Schapira
Bella ciao – Luis Alberto de Abreu
Caiu o ministério – França Júnior
Casa de bonecas – Henrik Ibsen
Chica da Silva – Luís Alberto de Abreu
Cyrano de Bergerac – Edmond Rostand
Dorotéia – Nelson Rodrigues
Édipo rei – Sófocles
Eles não usam black-tie – Gianfrancesco Guarnieri
Equus – Peter Shaffer
Esperando Godot – Samuel Beckett
Fuenteovejuna – Lope de Vega
Gota d´água – Chico Buarque e Paulo Pontes
Hoje é dia de rock – José Vicente
Homens de papel – Plínio Marcos
Homens, santos e desertores – Mario Bortolotto
Interior – Maurice Maëterlinck
Leo não pode mudar o mundo – Antônio Rogério Toscano
Liberdade, liberdade – Millôr Fernandes
Mais quero asno que me carregue que cavalo que me derrube – Carlos Alberto Soffredini
Mais um – Cássio Pires
Mary Stuart – Frederich Schiller
Mateus e Mateusa – Qorpo-Santo
Mistério-bufo – Vladimir Maiakovski
Navalha na carne – Plínio Marcos
Nossa cidade – Thorton Wilder
O abajur lilás – Plínio Marcos
O anel de Magalão – Luis Alberto de Abreu
O arquiteto e o imperador da Assíria – Fernando Arrabal
O homem imortal – Luis Alberto de Abreu
O inspetor geral – Nicolai Gógol
O mata-burro – Fábio Torres
O Noviço – Martins Pena
O pai – August Strindberg
O pássaro azul – Maurice Maëterlinck
O rei da vela – Oswald de Andrade O santo e a porca – Ariano Suassuna
O último carro – João das Neves
Os tecelões – Gerhart Hauptmann
Pequenos burgueses – Maximo Górki
Preso entre ferragens – Fernando Bonassi
Rasif – Mar que arrebenta – Marcelino Freire
Rasga coração – Oduvaldo Viana Filho
Rasto atrás – Jorge Andrade
Salomé – Oscar Wilde
Santa Joana dos Matadouros – Bertolt Brecht
Seis personagens à procura de um autor – Luigi Pirandello
Senhorita Júlia – August Strindberg
Sonho de uma noite de verão – William Shakespeare
Tartufo – Moliére
Woyzeck – Georg Büchner

2. Núcleo de Teatro Laboratório (Iniciação Teatral)

Este Núcleo tem por objetivo receber jovens (maiores de 16 anos) interessados em uma iniciação ao universo do teatro, com aulas às segundas e terças-feiras, das
18h30 as 22h30. Candidatos maiores de 18 anos também poderão se inscrever para o Teatro-Laboratório. Neste caso, ficam impedidos de participar da seleção
para o Núcleo de Formação do Ator.
Duração: 01 ano Vagas: indefinido

Data da seleção: 16 e 17 de fevereiro de 2009 / 18:30h
Seleção: Aulas práticas com todos os candidatos. O candidato deve vir com roupas "de ensaio" (leves, que facilitem a movimentação. Evitar jeans e roupas
apertadas ou que dificultem o movimento físico)Para o curso de Iniciação Teatral, os candidatos com idade entre 16 e 17 anos devem trazer autorização dos pais por escrito.

3. Núcleo de História do Teatro

Aulas às segundas-feiras, das 14h às 18h
O curso abordará temas de Teoria e de História do Teatro – desde as origens rituais do fenômeno cênico até as suas manifestações dramáticas especializadas, em
trajetória cronológica, do passado até a contemporaneidade.Como materiais de trabalho, utilizaremos textos críticos e filosóficos que discutem questões históricas e estéticas, além de documentos dramatúrgicos produzidos em
cada período, tomados aqui como registros teatrais dotados de historicidade e potencialidade crítica.Evidentemente, é condição básica para este curso a disponibilidade para a constante leitura dos materiais pedidos semanalmente. Não há como acompanhar as aulas
sem que leituras sejam realizadas como tarefas, de semana a semana.O cronograma é bastante carregado e a quantidade de leituras contém exigências substantivas.
Coordenação: Antônio Rogério Toscano
Vagas: Indefinido
Seleção:entrevista e produção de texto, na segunda-feira,16/02/2008, às 14h


4. Núcleo de Pesquisa e Montagem em Teatro de Rua

Em nova fase, o Núcleo seleciona estudantes de teatro (com alguma experiência) e atores que queiram pesquisar especificamente a linguagem do teatro de rua.
Dividido em três frentes (interpretação/direção, música e corpo), o processo se volta para a formação do ator de rua, através de estudo sobre a cultura popular. No
período de um ano , a pesquisa contemplará treinamento técnico/prático e posterior montagem e temporada de um espetáculo.Horário: quartas e sextas das 14h as 18h
Duração mínima: 01 ano
Coordenadores: Ana Roxo (Dramaturga, diretora e atriz da Cia dos Dramaturgos), Verônica Nóbili (Atriz e mestra da ELT) e Cristiano Meireles (Musico e ator). Vagas: indefinido
Seleção: Dia 18 de fevereiro às 14 horas


5. Núcleo de Direção Teatral


(para diretores, atores, cenógrafos, figurinistas, dramaturgos e colaboradores)
"Harmonia é o encontro entre tensões" (Eugênio Barba)

O Núcleo de Direção durante o ano de 2009 desenvolverá um trabalho PRÁTICO-REFLEXIVO sobre:Qual é o papel do diretor dentro de um processo criativo? Que qualidade de relação deve existir entre todos os componentes e elementos envolvidos dentro de um processo? Não se trata necessariamente de pensar o diretor dentro de um processo colaborativo ou coletivo e nem ser somente uma investigação vertical de uma estética de
encenação tampouco a busca por novas idéias ou formas para a "cena". O núcleo está mais interessado em pensar e exercitar: os procedimentos de ensaio, a criação de ambientes férteis para a criação, a qualidade da relação entre os
componentes envolvidos, ou seja, permitir que todas as tensões floresçam e depois buscar a harmonia entre elas.
Público alvo: atores, diretores, cenógrafos, figurinistas, dramaturgos e todo aquele que se considerar um colaborador para um processo criativo.

Datas e horários do Núcleo: Segundas e Quartas das 9h às 13h de março a dezembro de 2009 Vagas: IndefinidoSeleção do Núcleo: dias 02 e 04 de março das 9h às 13h A seleção será feita em dois dias (02 e 04 de março), nos horários dos encontros. No dia 02 de março haverá uma apresentação do plano de trabalho do Núcleo e apresentação dos interessados no Núcleo.No dia 04 de março cada um trará sua opinião sobre o plano de trabalho e suas ambições para com o núcleo.A seleção será conjunta entre diretores, atores e colaboradores. No ato da inscrição escrever: o nome, nome artístico, endereço, idade, currículo resumido (formação, trabalhos, cursos e afins) e responder a seguinte questão: Por que fazer o Núcleo de Direção da Escola Livre de Teatro de Santo André?

Orientação: Luiz Fernando Marques (diretor e um dos integrantes do grupo XIX de teatro. Dentro do Grupo XIX dirigiu e é um dos autores das peças Hysteria,
Hygiene e Arrufos, desenvolve com um Grupo XIX uma residência artística na Vila Maria Zélia na qual orienta um Núcleo de Pesquisa e Treinamento para atores.
Dirigiu também as peças Negrinha (Coletivo em Cor) e Dias Raros (Teatro da Travessia) e no ano de 2008 orientou o Núcleo de Direção da ELT de Santo André.)


6. Núcleo de Montagem Circense


O núcleo de montagem circense acontece às terças e quintas- feiras, das 14 às 18 horas, com duração de 12 meses.Documentos necessários para a inscrição: cópia do RG, uma foto 3x4Para candidatos com idade igual ou acima de 18 anos
Vagas: Indefinido
Seleção: do circo - dia 03/03/09 às 14h

7. Núcleo de Máscara

O Núcleo de Máscara é um núcleo colaborativo de pesquisa da linguagem máscara sob os aspectos teórico, estético, histórico, geográfico e cultural. Parte da prática e sempre tem, como fio condutor, o jogo teatral. De uma forma bem aberta, investiga as diversas máscaras existentes suas linhas, seu jogo, suas regras, sua dramaturgia. Confeccioná-las experimentá-las, portá-las e, a partir destas experiências, criar outras.


Número de vagas: 25 vagas a serem preenchidas, preferencialmente, por aprendizes que tenham passado por alguma experiência na ELT.
Horário : sextas-feiras, das 14:00 as 18:00


A seleção 06/03/09 às 14h.

Coordenação: Cuca Bolaffi

8. Núcleo de Pedagogia Teatral.


Núcleo aberto apenas a aprendizes que já passaram pela Formação da ELT e para monitores oficineiros dos Centros Comunitários da cidade de Santo André (CESAs). Debates a respeito da Pedagogia Livre da ELT servem de ponto de partida para a reflexão sobre projetos de pedagogia teatral e de arte-educação. Os candidatos devem obrigatoriamente estagiar, acompanhando as atividades de algum dos mestres da Escola, além de estarem disponíveis no dia de encontro do Núcleo.

Coordenação: Maria Ceccato (Atriz, Coordenadora de Teatro do Projeto Emia-Cidade)

Número de vagas: Indefinido
Horário: Quartas-feiras, das 18h30 às 22h30, além do acompanhamento de um dos mestres, em aula, durante todo o ano.
Duração: 01 ano

Inscrições somente através do blog: www.escolalivredeteatro.blogspot.com



A ELT conta hoje com um corpo docente formado por mestres-artistas atuantes no
teatro brasileiro contemporâneo: Alexandre Mate, Alexandre Tenório, Ana Roxo, Antônio Rogério Toscano, Camila Bolaffi, Cristiano Gouveia, Denise Weinberg, Edgar Castro, Francisco Medeiros, Gustavo Kurlat, Kil Abreu, Juliana Monteiro, Lúcia Gayoto, Luiz Fernando Marques, Marcelo Milan, Maria Ceccato, Thiago Antunes e Verônica Nóbili.
Coordenador da Escola Livre de Teatro: Edgar Castro

23 comentários:

Daniela disse...

Olá,
meu nome é Daniela Caielli. Gostaria de me inscrever para o Núcleo de Pedagogia Teatral. Fiz núcleo de rua na ELT de 2005 a 2007. Tive experiências com arte-educação (oficinas de iniciação teatral) e tenho tido uma grande necessidade de expandir meus horizontes na elaboração e na prática das aulas. Tenho disponibilidade para os horários citados além de muita vontade de fazer parte deste núcleo.

Luis Felipe disse...

Quais são os documentod necessários para inscrição...???

Luis Felipe

espacial disse...

Mais um ano começa e com ele minhas esperanças de passar na tão rigorosa seleção da Escola Livre de Teatro . A todos q pretendem passar ou repetir essa rica experiência o meu Boa Sorte de coracão .Ass.; Gilmara Luz de Jesus .

PETRA MARIA disse...

Oi, eu tenho 22 anos, mas nunca fiz teatro, eu posso fazer o laboratório??

Fernando Melo disse...

Luis Felipe, tu preciasa levar uma cópia do RG e uma foto 3X4.

Merda!

Carla disse...

Onde faço a inscrição para os curs? Devo comparecer à escola?

Vitor disse...

Meu nome é Vítor Gabriel, tenho 16 anos e quero me inscrever para o Núcleo de Teatro Laboratório. Como não achei nenhum link para inscrição, estou escrevendo aqui no blog e peço que por favor me expliquem como me inscrevo corretamente e que documentos preciso levar. Também quero saber se é para ir nos 2 dias: 17 e 18/02 ou só em um deles. E qual o horário. Agradeço sua atenção.

antrogotos disse...

está faltando colocar negrito em 2 núcleos, ali, que ficaram bem pouco visíveis!

ah, os documentos são uma foto 3x4, uma cópia do rg e se pede a doaçãop de um livro de teatro para a biblioteca da escola. mas acho que isso está escrito ali no texto...

escola livre de teatro disse...

organizado o erro, rogério!

escola livre de teatro disse...

petra maria, só se inscrever.

Marius A. disse...

Olá, acho que tem um erro no espaço da seleção para formação do ator, no item 2 no seguinte texto: A lista de pré-selecionados para a segunda fase da seleção será publicada no dia seguinte ao término da primeira fase, ou seja, em 06 de fevereiro).

Esta data não seria dia 9 ou 10 de fevereiro, pois as 1ª cenas serão apresentadas no dia 9 e fazem parte da 1ª fase...!?

Mario

escola livre de teatro disse...

corrigido, mário!

Fernando Melo disse...

Vítor Gabriel tu tem que comparecer na escola para fazer sua inscrição, e tu pode ligar lá para se informar se tem que ir nos dois dias!

Abraço!

Alba Brito disse...

Cadê o NÚCLEO DO ESTUDO DA(S) MÁSCARA(S) Com a CUCA?????


????

abração

ALBA BRITO - F7

Daniela disse...

Daniela Caielli, de novo.
Esqueci de deixar meu email pra contato:
danicaielli@gmail.com
agradeço.

quina vida disse...

desculpem a demora. segue neste informe, agora corrigido, o Núcleo de Máscara coordenado pela Cuca.

boa sorte a todos!

Cristina disse...

Oi.
Me interessei bastante pelo Núcleo de Teatro Laboratório, mas não vi telefone, nem outro meio de entrar em contato. Gostaria muito de me inscrever e de conhecer a escola. Também tenho uma dúvida: para este núcleo também é preciso uma seleção como o de formação de atores? - pois nunca fiz curso de teatro. Por favor, me respondam. :D

cristina-nishihara@hotmail.com

escola livre de teatro disse...

Cristina, o telefone e email da escola estão no cabeçalho deste blog.

E sim, o Teatro Laboratório tem um processo de seleção, mas fique tranquila, as seleções são muito mais vivências em grupo do que "descobertas de talentos".

boa sorte!

raquelserradas disse...

Olá Maria
Gostaria de me inscrever no Núcleo de Pedagogia, mas não ficou muito claro como devo proceder para realizar minha inscrição. Também gostaria de saber que dia devo comparecer a escola para seleção.
Beijokas
Raquel Serradas

r.c. disse...

Olá,
Gostaria de saber se o Núcleo de Dramaturgia ainda existe na ELT. Há mais de um ano que estou aguardando a abertura e, nada.
Ah, o telefone está dando "fora de serviço".
Abraço,

Rodrigo Ciríaco

escola livre de teatro disse...

rodrigo, o núcleo de dramaturgia é na verdade o Núcleo de estudos do teatro contemporâneo, que semestre passado selecionou a temática da crítica teatral como matéria prima de pesquisa.

fique ligado durante o ano pra saber se abrirá novas inscrições, por ora, o núcleo se mantém com os aprendizes de 2008.

Anônimo disse...

Oi Maria!
Não consegui efetivar minha inscrição para o NPÚCLEO DE PEDAGOIGIA TEATRAL como indicado aqui no blog.
Como devo proceder?
Qual dia da seleção/entrevista?

Kenan Bernardes
FORMAÇÃO10
kenanbernardes@yahoo.com.br

escola livre de teatro disse...

kenan, parece-me que é dia 4. houve uma falha de divulgação por aqui. veja no blog do próprio núcleo