terça-feira, novembro 18, 2008

MOSTRA DE PROCESSOS ELT - 2º SEMESTRE - 2008

De 01 a 09 de dezembro, a Escola Livre de Teatro apresenta sua já tradicional Mostra de Processos. Composta por exercícios desenvolvidos durante o ano, é uma excelente oportunidade para conferir a qualidade do trabalho realizado pela escola. São cenas desenvolvidas nas áreas de Direção, Teatro de Rua, Circo, Formação do Ator entre outras, além de encontros com os Núcleos de História do Teatro, Pedagogia e Crítica. Iniciando com um debate entre os serviços de formação da SCEL - Escola Livre de Cinema e Vídeo, Escola Livre de Dança e Emiacidade , e finalizando com o Fórum da ELT, espaço de reflexão que neste ano, terá como tema: Projeto Político Pedagógico, uma construção democrática e participativa.



Nenhum Conto, Apenas Lugares
Dia 1 – 19h00
Situações como lembranças da infância, desejos de um amor, as mudanças do corpo, as imposições dos objetos cotidianos, pequenos rituais pessoais, compõem um universo que oscila entre o cotidiano e o devaneio, entre a dança e a palavra e entre culpas e prazeres. São 'cenas-dançadas' que buscam aproximações com o corpo e a memória de nossas historias, desejos, medos e alegrias. Espetáculo de encerramento da 2a turma do Curso de formação Avançada da Escola Livre de Dança do Centro de Dança de Santo André
Orientação: Carlos Martins e Fabiana Villas Boas.
Logo após a apresentação, haverá um bate-papo entre as escolas de formação da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, – Teatro, Cinema e Vídeo, Dança e EMIACIDADE. O encontro tem por objetivo aprofundar o diálogo e a troca de experiências entre os usuários desses serviços.

Aula aberta do Núcleo de montagem circense
Dia 2 - 16h
Exercícios criados a partir da experimentação de técnicas musicais (percussão) e do circo, aplicadas na elaboração de uma "dramaturgia circense", o Núcleo, coordenado por Marcelo Milan, prepara-se para a realização de seu quarto espetáculo, que pretende mostrar o universo que cerca a obra" A lenda da selva: Mowgli, o menino lobo" de Rudiard Kipling. Supervisão musical de Moxé Ribeiro.

18h30 Estudos de ações físicas criados sobre o conto de Guimarães Rosa, Meu Tio o Iauaretê, sob a orientação de Thiago Antunes, com a turma 11 do Núcleo de Formação do Ator.

20h30 Nekrópolis. A peça que retoma o tema da ação política no contexto altamente complexo do Brasil contemporâneo. Em sua narrativa, um grupo de indivíduos se congrega numa organização auto denominada ESTIRPE; excluídos, vivendo à margem (como muitos brasileiros), dedicam-se a desenterrar cadáveres - e com isso, trazer à tona os crimes impunes cometidos por um Estado negligente e por uma sociedade permissiva.Na montagem, o texto dialoga com uma dramaturgia musical que confronta, enfatiza, nega, questiona, sonha, cantando como num contraponto que procura frestas entre os espaços da palavra. Turma 10 do Núcleo de Formação do Ator. Orientação de Gustavo Kurlat, Roberto Alvim, Juliana Monteiro, Mariana Senne e Luis Mármora

Cenas do Núcleo de Direção Teatral
Dia 3 -18h30

20h30 Encontro com os Núcleos de Pedagogia, História e Crítica. Os Núcleos compartilharão com o público seus campos de investigação, bem como os procedimentos adotados na prática cotidiana. Orientação de Maria Tendlau, Antônio Rogério Toscano e Kil Abreu.


Núcleo de Pesquisa e Montagem em Teatro de Rua
Dia 4 - 17h
A partir do texto Muito Barulho por Nada, de William Shakespeare, e do estudo das máscaras da Commedia Dell’arte, apresenta uma improvisação sobre material desenvolvido durante o semestre. Orientação de Ana Roxo, Verônica Nóbili e Cristiano Meireles.

18h30 Cenas do Núcleo de Direção Teatral

20h30 Questões sem necessidade de nome. Sufismo e HQ foram as provocações para a produção de cenas autorais, resultando em um exercício cênico, onde uma trajetória de cenas aborda temas como a opressão social e a individuação. Turma 12 do Núcleo de Formação do Ator. Orientação de Edgar Castro

Cenas do Núcleo de Direção Teatral
Dia 5 - 18h30

20h30 Entre o previsto e o improviso - Jogo entre cenas previamente construídas e cenas improvisadas.
Núcleo Teatro Laboratório. Orientação de Ciléia Biaggioli e Leonardo Mussi

Cenas do Núcleo de Direção Teatral
Dia 6 - 18h30


20h30 Universos Rodrigueanos, um passeio pelo universo do dramaturgo Nelson Rodrigues, focando suas temáticas e obsessões: a disputa entre irmãs, o ciúme, os pactos, o universo jornalístico, o amor obsessivo e os sonhos não realizados. Com a turma 11 do Núcleo de Formação do Ator. Orientação: Denise Weinberg e Alex Tenório.

Cenas do Núcleo de Direção
Dia 7 - 18h30

20h30 Como Contar Carneirinhos. Estudo teatral das narrativas do escritor Marcelino Freire, extraídas de seus textos Angu de Sangue, Balé-Ralé e Contos Negreiros. Com a turma 11 do Núcleo de Formação do Ator. Orientação de Antônio Rogério Toscano

9 cenas de Rasga Coração
Dia 8 - 18h30

Composto por nove coletivos e tendo como objeto provocador o texto Rasga Coração (1974) de Oduvaldo Vianna Filho, o Núcleo desenvolve um processo no qual o foco está na qualidade da relação entre diretor e atores, sem abrir mão da complexidade dos conflitos e questões abordados no texto de Vianinha. Orientação de Lubi Marques

Fórum ELT
Dia 9 – 18h30

Espaço onde a comunidade ELT reflete sobre sua prática, avalia seus mecanismos de funcionamento e elenca propostas a serem desenvolvidas pelos proponentes, através da formação de grupos de trabalho. O tema deflagrador neste ano será: Projeto político pedagógico: uma construção democrática e participativa.



Serviço:

Escola Livre de Teatro/ Teatro Conchita de Moraes
Praça Rui Barbosa, s/n – Santa Terezinha
Fone: 49962164 – e-mail: escolalivre@ig.com.br

Inscrições para novas turmas: de 05 a 30 de janeiro de 2009

Nenhum comentário: