sábado, dezembro 30, 2006

ESCOLA LIVRE DE TEATRO ABRE INSCRIÇÕES PARA A SELEÇÃO DE NOVOS APRENDIZES

As inscrições para os cursos oferecidos no ano 2007 já estão abertas e vão até 31 de janeiro. Os cursos são gratuitos.


O que é a Escola Livre?

A ELT é um centro de formação, pesquisa e experimentação das linguagens teatrais de acesso público e gratuito. A Escola é um espaço mantido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Santo André e mantém atividades nas diversas áreas do fazer teatral. Em 2007, a ELT recebe novos aprendizes em alguns dos seus núcleos de pesquisa e criação:


Núcleo de Formação de Atores

Com duração mínima de três anos, é o curso fundamental e mais tradicional da Escola Já no primeiro ano são cinco dias de aula por semana (18:30 às 22:30h), de segunda a sexta. Não há pré-requisitos para a inscrição, a não ser a idade mínima de 18 anos (candidatos menores de 18 anos devem obrigatoriamente se inscrever para o Núcleo de Teatro-Laboratório). Os inscritos farão parte da seleção, que ocorrerá no período de 02 a 16 de fevereiro.


Núcleo de Teatro Laboratório (Iniciação Teatral)

Este curso tem por objetivo receber jovens (maiores de 16 anos, porém menores que 18 anos) interessados em uma iniciação ao universo do teatro. Aulas práticas, duas vezes por semana, são coordenadas por estagiários do Núcleo de Pedagogia da ELT e monitoradas por este Núcleo. Candidatos maiores de 18 anos também poderão se inscrever para o Teatro-Laboratório. Neste caso, ficam impedidos de participar da seleção para o Núcleo de Formação do Ator.
Coordenação: Eder Lopes e Juliana Osmondes (Atores formados pela ELT)

Núcleo de Direção Teatral

As atividades do núcleo são oferecidas a diretores ou interessados em direção teatral. Neste semestre o tema de estudo é a encenação a partir dos diferentes pontos de vista sobre uma mesma historia, tendo o teatro épico como fio condutor. Os primeiros dois meses serão dedicados a um estudo teórico dos moldes épicos de encenação para, na seqüência, iniciar-se a prática criativa.
Coordenação: Cláudia Schapira (Dramaturga e diretora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos)

Núcleo de Narrativas de Passagem

“Narrativas de passagem” é um projeto de pesquisa e ação solidária que busca, através da criação de narrativas orais, a formação de narradores voluntários para a ação em asilos, hospitais, creches, escolas, em atividades de apoio às pessoas que estão envolvidas nas principais passagens ou mudanças fundamentais da vida (Infância, velhice, morte, etc). Depois de uma primeira fase, em que foram criados os textos a serem narrados e feitas experimentalmente as primeiras atuações no trabalho de campo, o Núcleo abre vagas para pessoas interessadas em serem formadas como NARRADORES.
Pré-requisito: ser maior de 25 anos
Coordenação: Verônica Nóbili (Atriz e mestra da ELT)

Núcleo de História do Teatro

O curso de História do Teatro neste semestre terá ênfase em Teatro Brasileiro e tem como um dos eixos a dramaturgia. Não há pré-requisito, além da idade mínima (18 anos), mas é necessário que o candidato tenha disponibilidade e gosto pela leitura.
Coordenação: Antônio Rogério Toscano (Dramaturgo, mestre em artes e professor da EAD, PUC e ELT).

Núcleo de Estudos do Teatro Contemporâneo (Iniciação à dramaturgia)

O curso de iniciação à dramaturgia é direcionado a autores em geral, dramaturgos, diretores, atores e demais interessados na escritura de textos para teatro. A dinâmica dos encontros inclui: estudo histórico e teórico sobre a literatura dramática e projetos pessoais de criação de cenas.
Coordenação: Kil Abreu (Mestre em Artes, Crítico teatral e atual coordenador da ELT).


Núcleo de Pesquisa e Montagem em Teatro de Rua

O núcleo é dedicado à pesquisa em teatro de rua. É um aprendizado prático, que envolve tentativa, erros e acertos. A cada semestre, o grupo escolhe um tema ou um texto para montagem de uma peça de rua e apresenta em praças, escolas e parques de Santo André e São Paulo. O trabalho é teórico e prático, por isso é necessário que o candidato tenha alguma experiência em teatro, mas não especificamente em teatro de rua. Em março, o Núcleo estréia sua pesquisa sobre “Mahagony” de Berthold Brecht e inicia a uma nova montagem,.
H
orário: Terças e quintas, das 14 às 18h. Duração mínima: 01 ano (montagem e apresentações). Apresentações nos finais de semana
Coordenadora: Ana Roxo (Dramaturga, diretora e atriz da Cia dos Dramaturgos).
Coordenador musical: Cristiano Gouveia (musico, ator formado pela ELT).
Vagas: indefinido
Seleção: entrevista, dia 13/02, às 15h.
Núcleo de Pedagogia Teatral

Núcleo aberto apenas a aprendizes que já passaram pela Formação da ELT e para monitores/oficineiros dos Centros Comunitários da cidade de Santo André (CESAs). Debates a respeito da Pedagogia Livre da ELT servem de ponto de partida para a reflexão sobre projetos de pedagogia teatral e de arte-educação. Os candidatos devem obrigatoriamente estagiar, acompanhando as atividades de algum dos mestres da Escola, além de estarem disponíveis nos dias de encontro do Núcleo.
Coordenação: Maria Ceccato (Atriz, Coordenadora de Teatro do Projeto Emia-Cidade)

------------------------------------------------------------------------

A ELT conta hoje com um corpo docente formado por mestres-artistas atuantes no teatro brasileiro contemporâneo: Alexandre Mate, Alexandre Tenório, Ana Roxo, Antônio Rogério Toscano, Camila Bolaffi, Cibele Forjaz, Cláudia Schapira, Denise Weinberg, Edgar Castro, Francisco Medeiros, Georgette Fadel, Gustavo Kurlat, Kil Abreu, Juliana Monteiro, Marcelo Milan, Newton Moreno, Thiago Antunes e Verônica Nóbili.

------------------------------------------------------------------------

Inscrições de 02 a 31 de janeiro de 2006
Local: Teatro Conchita de Moraes e Escola Livre de Teatro

Pça. Rui Barbosa, 12 - Bairro Santa Terezinha - Santo André

Horário de atendimento: das 9h às 12h e das 14h às 18h
Documentos necessários para a inscrição: cópia do RG, uma foto 3x4, autorização do pai ou responsável (para menores de 18 anos). Verificar exigências extras de cada Núcleo.
Mais informações: 4996 2164

11 comentários:

Anônimo disse...

Para a seleção do núcleo de formação de atores é pedido que se leia algum livro?

quina vida disse...

sim. tem a lista dos livros lá na ELT. Você a recebe no ato da inscrição. mas fique tranquilo. são texos instigantes e que só vão lhe ajudar no processo seletivo. abraços!

Anônimo disse...

...e começa tudo de novo.

tarcila disse...

Como eu faço para saber o horário dos cursos, só indo pessoalmente na escola?

quina vida disse...

Tarcila, procurarei o Kil Abreu (coordenador da escola) pra saber se esta informação é possível ser passada por aqui. de Qualquer forma, apareça na escola para saber das cargas horárias e dias. quem sabe outras possibilidades apareçam.

Ah! reforçando: A formação de ator acontece de segunda a sexta, das 18:30 às 22:30hrs.

tarcila disse...

ok, vou aguardar uma resposta!
Eu não tenho interesse em fazer o curso de formação de ator, pois já sou formado. Estou interessada justamente no curso do Kil Abreu!
Obrigada!

Kil disse...

Liga no 4996 2164, Tarcila. O Sidnei vai te orientar. Abç.

Ísis disse...

Olá, moro em Osasco, tenho 16 anos faço teatro há 5 anos, neste período incluindo teatro de rua...Estou a procura de uma escola boa, mas também por enquanto não pretendo me profissionalizar, me indicaram essa escola, qual núcleo vc me indicaria??

quina vida disse...

pela sua idade, o TL - teatro aboratório. abraços.

maria silvia nascimento disse...

na divulgação fala de um curso de circo, mas no blog nao. quais as informacoes sobre esse curso.

Miguel Ruiz(em construção) disse...

Olá sou ator profissional formado pela Fundação das Artes de SCS e me interessei pelo núcleo de pedagogia teatral será que posso participar mesmo não sendo da ELT?